Buscar

GESTÃO DE PESSOAS

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PESSOAS
01 - Em virtude das mudanças que afetam as organizações e da sua consequente necessidade de se manterem competitivas no mercado, é consensual a importância do treinamento. Pessoas devidamente capacitadas produzem melhor e se sentem mais confiantes.
Assinale a alternativa que NÃO descreve uma das etapas do treinamento:
R: Desenvolver treinamentos de acordo com levantamentos realizados na fase da avaliação. 
Esta etapa não existe.
02 - A empresa MK de eletroeletrônicos propôs um desafio às suas equipes do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): diminuir as reclamações dos clientes sobre o atendimento. Foi realizada uma campanha e definidos alguns critérios, que foram avaliados no decorrer de um mês. Uma das equipes se destacou, tendo um excelente desempenho e conseguindo zerar as reclamações no período avaliado. Nesta situação, qual seria a melhor forma de recompensar e incentivar a equipe que se destacou?
R: Dar uma bonificação no salário pela meta atingida e um dia a mais de folga para a equipe. 
Assistência médica, odontológica e seguro de vida são benefícios e não devem ser utilizados como forma de incentivo e recompensa, assim como a cesta básica. O 13º salário é uma obrigação do empregador e não pode ser utilizado como forma de incentivo.
03 - O endomarketing visa atender às necessidades dos colaboradores. Ao utilizá-lo, a empresa constrói bons relacionamentos, estimulando assim o comprometimento dos colaboradores e o aumento da qualidade do trabalho. Podemos dizer que um dos principais objetivos do endomarketing é:
R: Manter na empresa talentos orientados para os objetivos organizacionais.
Um dos principais objetivos do endomarketing é manter na empresa talentos orientados para os objetivos organizacionais, o que coincide com o objetivo da gestão de pessoas. Assim, programas de endomarketing podem ser gerenciados pelo RH, pelo Marketing ou em parceria.
04 - A imagem acima representa o balanço social da empresa “Radiante”, uma empresa de telecomunicações. O balanço social é utilizado por muitas organizações para dar visibilidade às suas práticas socialmente responsáveis. O que é o balanço social?
R: Documento que torna público as intenções e compromissos da empresa, relatando e mensurando suas boas práticas relacionadas à sociedade e ao meio ambiente.
O balanço social é um documento que torna público as intenções e compromissos da organização de forma transparente, relatando e mensurando as suas principais práticas que afetam a sociedade e a comunidade, como ações filantrópicas, doações, patrocínios, projetos ambientais, entre outros.
05 - Em todo instante nas organizações, decisões precisam ser tomadas. Muitas dessas decisões são relacionadas às pessoas. Quanto mais informações dispomos, menor a incerteza na tomada de decisões. Para isso, podemos dispor de sistemas informatizados que gerenciam as informações a partir de bancos de dados alimentados por seus usuários. Em relação ao “Banco de Dados”, assinale a alternativa INCORRETA:
R: O acesso às informações confidenciais do banco de dados deve ser liberado para todos os colaboradores da empresa.
Para garantir a segurança do banco de dados, não se deve simplesmente permitir acesso irrestrito aos dados. Informações como salários de cada colaborador, por exemplo, devem ser visualizadas apenas pelo RH, pelo líder e pelo próprio colaborador, impedindo assim o acesso aos demais colaboradores.
06 - Após um processo seletivo, a tomada de decisão sobre a contratação de um candidato requer grande responsabilidade. Alguns aspectos devem ser considerados para essa decisão. Sobre a definição do candidato, consideramos como fator primordial para contratação:
R: Postura, realizações e aprendizado, pois o candidato pode ter o conhecimento técnico e a formação, no entanto, isso não garante que ele tenha a habilidade, postura e conhecimento necessários à função.
Conforme Gil (2013), a tomada de decisão sobre uma contratação requer grande responsabilidade, sendo mais importante considerar a postura, as realizações e o aprendizado do candidato, do que limitar-se às suas certificações e credenciais. Isso porque a experiência ou o diploma não garantem a habilidade, a postura e o conhecimento que estão sendo requeridos.
	
	
	 
	07 - O modelo de cargos é o processo de organização do trabalho visando atender às necessidades do colaborador e da empresa. Chiavenato (2008) apresenta três modelos de desenho de cargos: clássico, humanístico e contingencial. Relacione abaixo o modelo de cargo às características que o definem:
1. Modelo Clássico
2. Modelo Humanístico
3. Modelo Contingencial
(1) Baseia-se nos princípios da Administração Científica e enfatiza as habilidades específicas para o desenvolvimento das tarefas.
(3) Busca desenhar o cargo levando em conta as pessoas, as tarefas e a estrutura organizacional. Neste modelo, os cargos são mutáveis, precisando ser revistos continuamente.
(2) Este modelo foca nas condições em que o trabalho é feito, buscando incrementar a relação entre as pessoas, promovendo intervalos de descanso e convívio social.
Estão corretas as relações:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 R: 1 -3 – 2
O modelo Clássico baseia-se em princípios tayloristas da Administração Científica, enfatizando as habilidades específicas para o desenvolvimento das tarefas, incentivos salariais para assegurar adesão aos métodos de trabalho e separação rígida entre pensar e agir.
O modelo Contingencial busca desenhar o cargo levando em conta as pessoas, as tarefas e a estrutura organizacional. Assim, os cargos são mutáveis e não padronizáveis, precisando ser revistos continuamente se quisermos atender às necessidades e objetivos da pessoa e da organização.
O modelo Humanístico é representativo da Escola de Relações Humanas. O modelo humanístico foca nas condições em que o trabalho é feito. Assim, este tipo de desenho de cargo busca incrementar a relação entre as pessoas, promovendo intervalos de descanso e convívio social, estimulando a comunicação por meio de atividades cooperativas, e permitindo a rotação entre os cargos, de modo que os colaboradores possam conhecer uma parte maior do processo no qual atuam.
08 - A gestão de pessoas pode ser definida como um conjunto de práticas voltadas a agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar colaboradores de uma organização, podendo ser conduzidas pelo departamento de RH ou mesmo pelos gestores de pessoas.
Atenção, você deve assinalar abaixo a alternativa que NÃO corresponde ao papel da Gestão de Pessoas, ou seja, a INCORRETA:
R: Focar somente em procedimentos burocráticos, buscando policiar e controlar o comportamento das pessoas.
A Gestão de pessoas deve focar em resultados em vez de focar em procedimentos. Além disso, ela não deve buscar policiar o comportamento das pessoas, ao contrário, deve assumir uma posição de parceria com elas.
09 - Em que consiste a remuneração indireta?
R: A remuneração indireta consiste nos benefícios que complementam a remuneração direta e oferecem conforto e segurança aos trabalhadores.
A remuneração indireta consiste nos benefícios que complementam a remuneração direta e oferecem conforto e segurança aos trabalhadores. Apesar de alguns autores analisarem separadamente a remuneração dos benefícios, por fins didáticos, a remuneração envolve tanto os salários quanto os benefícios e, no caso da remuneração indireta, ela está ligada ao conjunto de benefícios ofertados aos trabalhadores.
10 - Não há como definir um melhor modelo de Gestão de Pessoas, o modelo deve ser adaptado às características da organização, de seus gestores e fundadores, bem como aos valores importantes para a empresa. No entanto, segundo Dutra (2002), há quatro premissas que são importantes para estruturar as políticas e práticas do modelo de gestão de pessoas: foco no desenvolvimento, no processo, no interesse conciliado e no modelo integrado e estratégico. Avalie como verdadeira ou falsa as características referentesàs premissas propostas por Dutra:
(V) Foco no desenvolvimento: a gestão de pessoas deve ter como foco o desenvolvimento e não o controle de pessoas.
(V) Foco no processo: o foco da gestão de pessoas deve estar nos processos e não nos instrumentos.
(F) Foco no interesse conciliado: sugere o foco em um modelo integrado e estratégico em detrimento de um modelo composto de partes desarticuladas entre si.
(F) Foco no modelo integrado e estratégico: diz respeito a focar o interesse conciliado entre pessoas e organização, em vez de se ater apenas ao interesse organizacional.
A alternativa que apresenta corretamente a relação de verdadeiro ou falso é:
R: V, V, F, F
As duas afirmativas finais estão invertidas; o foco no interesse conciliado diz respeito a focar o interesse conciliado entre pessoas e organização, em vez de se ater apenas ao interesse organizacional. O foco no modelo integrado e estratégico sugere o foco em um modelo integrado e estratégico em detrimento de um modelo composto de partes desarticuladas entre si.
11 - A empresa Transportar, de logística, contratou uma consultoria de recrutamento e seleção para realizar um processo seletivo para o cargo de Gerente de Suprimentos. A empresa inicialmente queria que fosse realizado um recrutamento externo, mas optou pelo recrutamento interno após uma conversa com a consultoria, que explicou sobre as vantagens deste tipo de recrutamento, que são:
I. A motivação dos colaboradores.
II. O custo menor.
III. A rapidez do processo.
IV. A oxigenação da empresa.
Estão corretas as afirmações:
R: I, II e III
12 – A análise de currículos é a primeira etapa da seleção. É uma etapa importante, pois é a partir da análise que será possível identificar os candidatos em potencial para a vaga ofertada. A respeito da análise de currículos é correto afirmar que:
I. É preciso olhar o currículo nas entrelinhas, indo além das informações apresentadas pelo candidato;
II. Durante a análise de currículo é possível avaliar o comportamento do candidato;
III. É importante fazer uma análise cuidadosa e individualizada, mesmo tendo um grande número de currículos;
IV. Durante a análise, é importante observar os pontos que deverão ser aprofundados ou esclarecidos na etapa da entrevista;
V. A análise de currículo permite identificar as reações dos candidatos em situações de grupo, como organização, negociação e liderança.
Estão corretas as afirmações:
R: I, III e IV
13 - Conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas que são compartilhadas entre os membros da organização. É o que distingue uma organização das demais, constituindo sua identidade.
O trecho citado corresponde à qual conceito?
R: Cultura Organizacional
14 - Em que consiste o método de avaliação de cargos por Ordenamento?
R: Ordenar os cargos existentes de acordo com sua importância na organização.
15 - Há uma série de métodos e técnicas utilizadas para a avaliação de desempenho, entre os mais utilizados estão:
R: Relatórios, escalas gráficas, escolha forçada, técnica de avaliação de resultados e pesquisas de campo.
16 - A respeito da cultura organizacional conservadora é correto afirmar que:
R: Busca manter-se inalterada, independente das mudanças no ambiente em que está inserida.
17 - A empresa Transportar Ltda., da área de logística, está crescendo e decidiu contratar novos motoristas. A empresa ainda não possui um RH estruturado e pediu ajuda de um funcionário que estuda Recursos Humanos para realizar o processo seletivo. Qual técnica este funcionário não pode deixar de adotar na seleção dos motoristas?
R: Teste prático
18 - Há três modelos de cargos segundo Chiavenato (2008): clássico, humanístico e contingencial. Analise as afirmativas abaixo e considere verdadeiro ou falso em relação às características do modelo contingencial de desenho de cargos.
I. Busca desenhar o cargo levando em conta as pessoas, as tarefas e a estrutura organizacional.
II. Os cargos são mutáveis e não padronizáveis, precisando ser revistos continuamente.
III. Este modelo é projetado para a redução de custos, requer qualificação mínima, e consequentemente oferece salários menores e demanda menos treinamento.
IV. Há um enriquecimento do cargo por meio da promoção contínua da ampliação das responsabilidades e desafios, evitando a estagnação e a monotonia. 
V. Foca nas condições em que o trabalho é feito, buscando incrementar a relação entre as pessoas.
Está correta a alternativa:
R: V, V, F, V, F
19 - Alguns cuidados devem ser tomados para que a entrevista seja de fato um instrumento rigoroso de seleção, entre eles podemos citar:
R: A elaboração prévia de um roteiro de perguntas e a definição de um local reservado e sem interferências para a sua aplicação.
20 - A carreira nem sempre é um caminho linear, o modelo tradicional com ascensão vertical está sendo substituído cada vez mais pelas carreiras com caminhos diferentes do usual, como a carreira em paralelo.
Assinale a alternativa que melhor define o plano de carreira paralelo:
R: O plano de carreira paralelo permite ao colaborador optar pelo caminho técnico ou gerencial.
21 - Uma empresa de comércio eletrônico decidiu implementar uma série de ações estratégicas relacionadas ao marketing, com o objetivo de aumentar sua capacidade de competir no mercado digital. O responsável pela implementação, tomou as seguintes ações na sequência, para tornar viável o processo:
I. Traçou um planejamento para que a área de marketing pudesse caminhar na direção dos objetivos propostos;
II. Analisou os fatores externos identificando de que maneira eles estavam impactando diretamente na forma de gestão da empresa e da gestão de pessoas;
III. Formulou as estratégias de implementação para criar um planejamento coerente com a situação da empresa;
IV. Implementou as estratégias previstas.
Perante as ações tomadas pelo responsável, qual aspecto importante ficou faltando para que ele consiga implementar com eficácia as estratégias propostas?
R: Fazer a análise interna identificando pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças (análise SWOT).
22 - Avaliar o desempenho individual nas organizações é uma forma de avaliar o desempenho organizacional. As avaliações de desempenho surgiram no ambiente organizacional, para recompensar os colaboradores com bom desempenho e punir aqueles que não atendiam às expectativas. Essa lógica começou a mudar na década de 1970, devido:
R: As pesquisas sobre psicologia do trabalho e da cultura da Qualidade Total, em que se percebeu com mais clareza o papel das pessoas nas organizações.
O cenário da avaliação de desempenho nas organizações começou a mudar na década de 1970, a partir das pesquisas sobre psicologia do trabalho e da cultura da Qualidade Total, em que se percebeu com mais clareza o papel das pessoas nas organizações.
23 - Conjunto de funções e tarefas que são exercidas por um colaborador e que definem sua ocupação oficial na empresa é concebido (a) de modo as permitir a eficiência da organização. O conceito apresentado nesta frase se refere a: 
R: Cargo.
O cargo é a ocupação oficial do colaborador na empresa, envolvendo funções e tarefas. Os cargos não existem ao acaso, eles são concebidos intencionalmente pela organização, de modo a permitir a eficiência da organização.
24 - Para que a empresa mantenha sua sustentabilidade, é preciso garantir que os novos profissionais desenvolvam-se para atingir ou superar os níveis estabelecidos de desempenho.
A escassez de profissionais em determinadas áreas estimula às empresas a estabelecerem programas de desenvolvimento de novos talentos e sucessão.
Sobre estes programas é correto afirmar:
R: Os programas de planejamento de sucessão focam no preparo de colaboradores para torna-los aptos a ocupar posições mais complexas e são atrelados aos planos de carreira oferecidos pela empresa.
Os programas de planejamento de sucessão focam no preparo de colaboradores para torna-los aptos a ocuparposições mais complexas e são atrelados aos planos de carreira oferecidos pela empresa. As demais alternativas estão incorretas, pois:
Os programas de trainee são voltados, na maioria das vezes a profissionais recém-formados em cursos de graduação de áreas de interesse para a organização.
O contrato de aprendizagem consiste na contratação de jovens de 14 a 24 anos, matriculando-os em cursos de aprendizagem oferecidos em instituições de ensino técnico-profissional.
Os programas de estágio são voltados a pessoas que obrigatoriamente estão estudando. Os estágios têm importante função por relacionarem teoria e prática profissional, e servem como porta de entrada para o mercado de trabalho. 
É preciso atenção no modelo destes programas: há casos divulgados como programas de desenvolvimento que, na verdade, focam mais em contratar profissionais iniciantes com baixos salários do que desenvolver este potencial, como ocorre em alguns programas de trainee.
25 - Várias ações são importantes para a gestão da segurança e da saúde no ambiente de trabalho como, por exemplo, a criação de uma equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA). Para que essas ações consigam promover a saúde e segurança no ambiente de trabalho, é fundamental:
R: Eliminar os riscos ocupacionais existentes, ou seja, eliminar tudo aquilo que crie a possibilidade de ocorrer um acidente ou desenvolver uma doença. 
É importante agir de maneira preventiva, eliminando os riscos ocupacionais, que podem ser biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e de acidente. Em primeiro lugar, busca-se eliminar o risco direto na fonte. Quando não é viável, parte-se para o controle na trajetória, tentando fazer com que o risco não chegue ao trabalhador.
26 - A gestão de pessoas evoluiu, ela nem sempre foi o que é hoje.
Olhando para a história da gestão de pessoas, podemos perceber algumas etapas percorridas, com o surgimento de algumas teorias.
Identifique entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente as características de Administração Científica:
R: Iniciada com os experimentos de Frederick Taylor (1865-1915) nos EUA e de Henry Fayol (1841-1925) na Europa mostrou que estudos sistemáticos poderiam aumentar a eficiência dos processos organizacionais.
27 - O Modelo Contingencial de cargos apresenta algumas vantagens, se comparado aos Modelos Clássico e Humanístico.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às principais vantagens ou características marcantes deste modelo:
R: Redução de custos, pois oferece salários menores, demandando menos treinamento, além de facilitar a supervisão e controle.
Estas características se referem ao Modelo Clássico de cargos, baseado nos princípios tayloristas da Administração Científica. O modelo clássico enfatiza as habilidades específicas para o desenvolvimento das tarefas, incentivos salariais para assegurar adesão aos métodos de trabalho e separação rígida entre pensar e agir. Seu principal foco é a redução de custos.
28 - De forma geral, a cultura organizacional pode ser dividida em dois tipos: aquela que preza por sua conservação (cultura conservadora); e aquela que é flexível (cultura participativa). O tipo de cultura organizacional está diretamente ligado ao modelo de administração ou gestão adotado pela empresa.
Qual o modelo de administração está relacionado à cultura participativa?
R: Modelo de gestão participativo, que apresenta maior informalidade, menos níveis hierárquicos e estimula a autonomia dos colaboradores.
O modelo de gestão participativo possibilita a cultura participativa, uma vez que apresenta como características o estímulo à criatividade, inovação e autonomia dos colaboradores, além de apresentar poucos níveis hierárquicos, aproximando a relação dos colaboradores.
29 - Assinale a alternativa que corresponde às características do modelo de cargos Humanístico:
R: Foca nas condições em que o trabalho é feito, buscando incrementar a relação entre as pessoas.
O modelo humanístico é representativo da Escola de Relações Humanas. O modelo humanístico foca nas condições em que o trabalho é feito. Assim, esse tipo de cargo busca incrementar a relação entre as pessoas, promovendo intervalos de descanso e convívio social, estimulando a comunicação por meio de atividades cooperativas e permitindo a rotação entre os cargos, de modo que os colaboradores possam conhecer uma parte maior do processo no qual atuam.
30 - O processo de seleção de candidatos a uma vaga na empresa envolve algumas etapas ou processos, entre eles está o planejamento da seleção. Referente à ao planejamento é correto afirmar que:
R: Deve prever as etapas do processo seletivo, sua duração aproximada e as técnicas que serão utilizadas.
Para fazer uma avaliação adequada dos candidatos, é preciso realizar um planejamento que preveja as etapas e a duração estimada do processo seletivo, assim como as técnicas que permitirão observar os aspectos necessários para a tomada de decisão.
31 - Entre as técnicas de desenvolvimento organizacional que contribuem para o processo de mudança nas organizações, podemos citar o treinamento de sensibilidade, realizado sob orientação de um líder ou consultor.
Sobre o treinamento de sensibilidade é correto afirmar:
R: É uma técnica de intervenção no nível intrapessoal (aspectos internos da pessoa), buscando aumentar a sensibilidade de seus membros para as próprias habilidades e dificuldades de relacionamento.
32 - Pode-se dizer que todo líder pode ser considerado um gestor de pessoas.
Porque...
Todo profissional que possui pessoas ou equipes sob sua responsabilidade é um gestor de pessoas, seja ele gerente de produção, coordenador de marketing, supervisor de manutenção ou qualquer outra área de atuação.
Assinale a alternativa correta sobre as duas afirmações:
R: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
33 - Segundo França (2014), a gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT) pode ser definida como a capacidade de gerir um conjunto de ações alinhado à cultura organizacional, conferindo prioridade absoluta para o bem-estar dos colaboradores. Sobre a QVT é correto afirmar:
R: Está relacionada ao verdadeiro e profundo respeito às pessoas e suas necessidades tanto profissionais quanto pessoais.
A QVT deve levar em consideração os interesses da empresa e do colaborador, promovendo bem-estar e satisfação. O colaborador deve desta forma, ser compreendido pela organização como um ser humano completo, com aspectos profissionais e pessoais que podem impactar em seu desempenho. Respeitar as pessoas e suas necessidades, é um dos objetivos das QVT.
34 - A respeito da cultura organizacional adaptativa é correto afirmar que:
R: Busca constante revisão e atualização de suas práticas e valores, demonstrando maior flexibilidade.
A cultura adaptativa busca constante revisão e atualização de suas práticas e valores, demonstrando maior flexibilidade. O modelo de gestão participativo estimula culturas adaptativas, demonstrando maior habilidade para reagir a mudanças bruscas, maior informalidade e autonomia, foco na criatividade e inovação, comunicação descendente e ascendente, estrutura organizacional com poucos níveis hierárquicos e valorização das pessoas com base no desempenho e na contribuição para a organização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes