Buscar

Portifólio CICLO 2 EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna:		
Curso: Pedagogia 
Pólo: 
RELATO DE EXPÊRIENCIA – SOBRE A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA (EAD) 
Introdução
	A educação a distância é uma modalidade de ensino que tem por objetivo o uso intenso das tecnologias da informação e comunicação como uma metodologia de ensino e aprendizagem. Este tipo de ensino conta com a interação de aluno e professor que basicamente estão separados fisicamente tanto em espaço ou em tempo, onde ambos interagem pelos diferentes meios tecnológicos a fim de gerar conhecimento. Este modelo de ensino tem sido muito utilizado tanto no Brasil como no mundo, oferecendo cursos da educação básica, educação superior e cursos livres.
	Este tipo de ensino visa atingir um grande número de pessoas mundo afora que por algum motivo não conseguiu cursar o ensino regular presencial e optou pela busca de meios alternativos de ensino como os cursos de educação à distância. A EAD possibilita então a extensão do ensino á pessoas que: moram longe dos locais de ensino, que possuem horários incompatíveis com as das aulas presenciais, que procuram preços mais acessíveis dentre outros tantos motivos.
Para que possam disponibilizar estes recursos de ensino a educação á distância deve fornecer atendimento diferenciado aos alunos. Para isso eles contam com funcionários altamente especializados como professores, tutores que auxiliam os alunos no decorrer do ensino e aprendizagem. 
Ao montar um sistema de Educação á Distância o empresário deve ter em mente que ele deve atender algumas especificações a serem observadas para que ocorra tudo da maneira correta como: 
Deve contar com mestres e doutores especialistas nas disciplinas que irão ser ofertadas. Estes professores terão a função de elaborar o conteúdo programático das disciplinas, elaborarem os eixos temáticos, o roteiro das aulas gravadas. Além de produzir apostilas e resumos, programar exercícios, trabalhos e avaliações. Promovendo também a tutoria e o esclarecimento de dúvidas aos alunos.
A instituição deve investir num Ambiente Virtual, que dará o suporte necessário tanto de secretária quanto acadêmica. Este sistema irá oferecer o suporte necessário aos alunos desde as aulas disponibilizadas para o ensino do aluno até as questões relacionadas à secretária escolar.
Produção e reprodução de materiais didáticos impressos disponibilizados pela instituição. E também os aparatos necessários para a vídeo- aula, livros, artigos, rádio e chats.
Promover capacitação de tutores para o atendimento do aluno, á distância nos chats e fóruns e também no pólo presencial.
2. A História da Educação á Distância (EAD)
A Educação á Distância pode parecer uma novidade, algo que tem sido propagado há pouco tempo, mas não esta modalidade de educação vem sendo utilizada pelo mundo a fora há muito tempo. Sua repercussão é cada vez maior, porque ela se tornou um meio muito eficiente de educação e ensino da atualidade. 
1° Geração Da EAD (a partir de 1833)- A educação era caracterizada pelo ensino por correspondência, nesta época os materiais de estudo eram enviados via correios. Era chamados de Ensino por Correspondência ou Geração Textual, este tipo de educação foi propagado em uma época que a comunicação entre as cidades distantes era por meio de cartas despachadas via correio. Para que as pessoas pudessem estudar elas contratavam o curso de sua escolha, o material didático era enviado via correios, o aluno então fazia leitura daquele material impresso e ao final realizava os exercícios, tarefas e provas que posteriormente eram despachadas pelo correio para correção do professor. Este tipo de ensino foi possibilitado pela melhoria dos serviços prestados pelos correios e com adequação a tecnologia para que pudesse propagar esta metodologia de ensino a todos os limites geográficos do mundo.
2° Geração da EAD (a partir de 1922 séc. XX)- Neste período o ensino era caracterizado pela utilização dos meios de comunicação como: rádio, televisão e telefone. O rádio teve inicio no período de 1923, e foi nesta época que surgiu a primeira Rádio Escola, fundada por Roquete Pinto, sendo o primeiro passo para inserção da radiofusão a serviço da educação e da cultura. Ela visava um público adulto que não teve acesso ao ensino regular de ensino, as aulas eram baseadas na transmissão periódica de aulas gravadas e divulgadas na rádio ou televisão. A metodologia de ensino se dava em assistir aulas e depois realizar prova-exames que eram disponibilizadas juntamente com material de estudo.
3° Geração Da EAD (a partir da década de 60 séc. XX) – O ensino era caracterizado pela articulação dos recursos de áudio e vídeo para a reprodução de textos e programas. As transmissões eram feitas em rádio ou televisão, com aula pré- gravadas a fim de inserir os recursos educativos de ensino em uma grade aberta das telecomunicações. O telecurso surgiu com objetivo de transmitir aulas com uma programação educativa seletiva, voltadas para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular. As aulas eram divididas em módulos e transmitidas nos meios de comunicação que estava no auge à televisão. E foi nesta época que surgiram as primeiras universidades abertas.
4° Geração Da EAD (a partir da década de 80 sec. XX)- O ensino foi constituído em uma nova tecnologia que foi caracterizada como teleconferência, realizadas pelos meios de áudio, vídeo e computador. O ensino era baseado em aulas expositivas com interação do professor e do aluno em tempo real através das teleconferências. Os alunos estudavam sozinhos e se houvessem alguma dúvida entravam em contato com os professores para tirar-las em tempo real, debatendo diretamente com o professor contribuindo assim pára o processo de ensino e aprendizagem.
5° Geração Da EAD (a partir da década de 80 até os dias atuais)- O ensino foi eram virtuais baseadas no uso de computadores ligados a internet, o curso então se baseava na interatividade de ambientes virtuais de aprendizagem que disponibilizam as aulas e recursos ligados a aprendizagem. Estes ambientes contam com fóruns, chats, atividades diárias, portfólios e etc. A aprendizagem acontece basicamente online com tutores disponíveis para tirar dúvidas.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
Associação Brasileira de Ensino á Distância (ABED)- Estudos sobre EAD
http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/ccr/
Portal da Educação- Artigo
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/geracoes-da-educacao-a-distancia/50367- Acesso 15 de março de 2017

Outros materiais