Buscar

AVAU12 sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para falar de sociedade, primeiramente temos que valorizar as ações dos indivíduos. Como essa análise pede, para utilizar, se embasar no interacionismo simbólico, o que é isso?È uma relação humana que é de grande importância, na interação social, os indivíduos trazem significados particulares. Então o mundo simbólico se constrói por meio da interação entre duas ou mais pessoa.
“Uma sociedade é um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, tem cultura. As sociedades são unidas por meio de relações sociais, entre as instituições (família, educação, religião...)”-segundo o livro Dias, Reinaldo. Portanto, sociedade é um conjunto de indivíduos. Se pararmos para pensar existe sociedade de abelhas, formigas e de humano. Qual a diferença entre elas? É a cultura, só a nossa sociedade tem cultura.
Segundo o livro Dias, Reinaldo 2ª edição “Ter cultura é ter conhecimento acumulado. É comum a afirmação de que ‘fulano’ é um homem culto, no sentido de ter cultura.” Essa afirmação é errada porque segundo o vídeo da aula, ”cultura é a tradição viva, é aquilo que o povo é como ele se coloca dentro do contexto.” Portanto não podemos falar que um indivíduo não tem cultura, porque ele vive em sociedade, tem crenças, valores, linguagem. Cultura não é inteligência, é uma maneira que um grupo tem para viver em sociedade, ou seja, ser sociável viver sempre em contato com outras pessoas e, é através da socialização que os indivíduos, se integram em certo grupo, seja ele familiar, de amigos e com isso acabam aderindo algumas características ao seu modo de viver.
Referências bibliográficas: 
Livro: Dias, Reinaldo.
Livro: Dias, Reinaldo 2ªedição.
Vídeo aula da unidade: sociedade e cultura.

Outros materiais