Buscar

atividade politicas de saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Com a implantação das políticas de saúde, notou se a evolução de melhoria a saúde a toda sociedade, pode se entender políticas como decisões de caráter geral, destinadas a tornar públicas as intenções de atuação do governo e a orientar o planejamento, referente à escolha de um tema, em seu desdobramento em programas e projetos.
As políticas de saúde precisam cumprir uma meta para atingir seu objetivo, sendo necessário a introdução, o propósito, as diretrizes, as responsabilidades institucionais e os parâmetros.
Uma das políticas bem conhecida em debates, e o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma forma de política pública implantada através da Lei nº 8.080/1990, que traz um rol de princípios, objetivos e garantias inerentes à efetivação da saúde, garantindo assim a aplicação do direito fundamental de proteção à saúde.
Sua implantação foi um projeto novo que tende a oferecer melhorias para a área de política da saúde no Brasil, tendo como objetivo principal defender a saúde como direito de todos os brasileiros e dever do Estado na sua garantia.
No artigo 2º, da lei nº 8.080/1990 apresenta os princípios do programa de proteção à saúde, instituídos no artigo 196 da Constituição Federal de 1988, quais sejam:
Art. 2º: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
§ 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. § 2º “O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade”
O Princípio da Universalidade: diz respeito aos titulares do direito à saúde. Tal princípio estabelece que todos os cidadãos possuem acesso gratuito aos serviços de saúde, implantados por políticas públicas. Não há distinção de classe social ou restrição ao uso de práticas de serviços de saúde particulares.
O Princípio da Igualdade: garante aos usuários as mesmas oportunidades e qualidade de acesso aos serviços de saúde. Porém, tal princípio não exclui a prática de critérios para o acesso dos serviços, como prioridade, doenças de greve risco, etc.
O Princípio da Integralidade: diz respeito ao alcance dos serviços públicos de saúde. Tal princípio assegura a abrangência do atendimento, em todos os níveis de complexidade. Além da atuação do Poder Público em novas pesquisas, exames e tratamentos médicos.
O Sistema Único de Saúde – SUS cumpre o seu objetivo de prestar atendimento de saúde pública à sociedade a partir da verba pública nele aplicada. Pode encontrar através do portal de transparência o esclarecimento sobre numero de atendimento, realizados pelo SUS, o número da população usuária de tal serviço e demais dados.
São oferecidos através das políticas de saúde do SUS, programas que atendem a população tais como, Unidades Básicas de Saúde, Saúde da Família:  Centros de Atenção Psicossocial, Farmácia Popular, Hospitais credenciados, Equipamentos, Diagnóstico por imagem, Pessoas que dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde, Procedimentos ambulatoriais anuais, Internações; Número de usuários com acesso ao SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, dentre outros programas. 
Assim, podemos perceber que grande parte da população brasileira depende do SUS para sua sobrevivência, com a necessidade de bom atendimento e condições de tratamentos satisfatórios.
Visto que, apesar de tantos programas que provem a saúde, ainda não e o suficiente para atender a toda população com atendimento satisfatório, para que isso acontecesse seria necessária uma grande reforma no sistema de saúde brasileiro em benefício da população, que necessita do Estado para a sua sobrevivência e efetivação da dignidade da pessoa humana.

Outros materiais

Outros materiais