Buscar

PRODUÇÃO TEXTUAL Serviço Social Intolerância Religiosa

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço Social
LORRANA FONSECA DE SOUZA - MAT. 05692228
A QUESTÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Teresópolis/RJ
2015
LORRANA FONSECA DE SOUZA - MAT. 05692228 
A QUESTÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Produção Textual apresentada à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – como requisito para aprovação nas disciplinas do Curso de Graduação em Serviço Social.
Teresópolis/RJ
2015
SUMÁRIO
4INTRODUÇÃO	�
1. a intolerância religiosa na sociedade brasileira	6
2. COMO COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA	8
CONCLUSÃO	9
REFERÊNCIAS......................................................................................................10
�
�
INTRODUÇÃO
Tema: A QUESTÃO DA INROLERÂNCIA RELIGIOSA
A intolerância religiosa representa, atualmente, um dos problemas mais delicados que vivemos hoje em nosso planeta, cujo o fanatismo religioso, tão arraigado em milhões de pessoas, leva às pessoas a verdadeiras guerras, em nome, hipoteticamente, de sua religião, como se fosse possível estabelecer, através da violência bélica, qual a religião "estaria com a razão".
A questão é séria e árdua, envolvendo o ser humano em sua mais pura essência, a partir do momento em que são colocadas em jogo sua consciência e crença.
A falta de bom senso e de respeito mínimo à diversidade fortalecem as situações de violência e caos que vemos por todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil, decorrentes de contradições que levam um indivíduo, inconformado com a consciência e a crença seguidas por outro indivíduo, tentando impor ao outro sua própria consciência e crença, o que se configura como um absurdo que ofende, é desmotivado e inútil à liberdade fundamental de cada ser humano.
A religião ou a crença de um ser humano não devem de forma alguma criar barreiras às relações humanas. Todos os indivíduos devem ser respeitados e tratados igualmente perante a lei, independente de sua orientação ou opção religiosa. 
O Brasil é um país de Estado Laico, que significa que não existe uma religião oficial no país e que o Estado encontra-se neutro e imparcial às diversas religiões. Deste modo, existe uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade protegida em relação à influência de dogmas religiosos. Além de separar religião e governo, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os indivíduos, quaisquer que sejam suas crenças e religiões. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.
É válido ressaltar que a crítica religiosa não significa intolerância religiosa. Os direitos de criticar dogmas religiosos são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. No entanto, isso só pode ser feito de maneira que não exista falta de respeito e ódio ao grupo religioso ao qual a crítica está sendo direcionada. Como existe bastante influência religiosa na vida político-social brasileira, as críticas às religiões são comuns. Essas críticas são fundamentais para o exercício da democracia e devem ser respeitadas em seus devidos termos. O que não pode haver é o desrespeito, o preconceito ou a discriminação.
 
1. a intolerância religiosa na sociedade brasileira
Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil observa-se um crescimento da intolerância religiosa. Foi criado, inclusive, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, sancionada pelo presidente Lula, o que foi um reconhecimento do próprio Estado da existência da problemática em questão. 
Sendo o Brasil um Estado Laico, a Constituição prevê a religiosa e a Igreja e o Estado estão separadosoficialmente. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, sendo a prática religiosa livre no país. 
Todas as religiões são alvos de intolerância religiosa.
Nas últimas décadas, os católicos, no Brasil , principalmente, também sofreram alguns ataques de intolerância religiosas por partes de pessoas praticantes de outras religiões. 
Um episódio, que serve como exemplo de intolerância religiosa contra os católicos, que ficou bastante conhecido, foi o chute na santa. Durante o programa de TV "O Despertar da Fé", transmitido ao vivo, na época, pela Rede Record, o pastor Sérgio von Helder pronunciou insultos verbais e físicos contra uma imagem de uma santa católica, especificamente, Nossa Senhora de Aparecida, à qual era comemorado pelos católicos, o feriado do dia. O pastor da Igreja Universal se mostrou intolerante frente à imagem da Santa e contra o caráter do feriado nacional de 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida é padroeira do Brasil), não aceitando a crença da Igreja Católica. O fato causou grande repercussão em grande parte da sociedade brasileira.
Mas não são apenas os católicos, evidentemente, que sofrem com a intolerância religiosa. Os protestantes também se consideram afetados pela intolerância e perseguição religiosa no Brasil. Por causa disso, eles foram os responsáveis por reacender o debate sobre liberdade religiosa no Brasil alegando perseguição e denunciando privilégios
Mesmo assim, a apresentadora católica Hebe Camargo chegou a declarar em uma entrevista (uma declaração que, pela generalidade, engloba os protestantes de todas as denominações) o seguinte: 
Eu às vezes me pergunto como as igrejas evangélicas conseguem fazer lavagem cerebral em milhares de pessoas. Os fiéis ficam completamente obcecados e não percebem que estão deixando os pastores cada vez mais ricos à custa desse "mensalinho do demônio". (Revista Veja, 2005).
Apesar do Brasil ser um Estado Laico, como já vimos, com o direito de liberdade religiosa garantido na Constituição Federal, grupos protestantes, que professam questões sobrenaturais tanto quanto católicos ou praticantes de cultos afro-brasileiros, já foram processados pelos Estado brasileiro por aitutdes de charlatanismo, estelionato e curandeirismo. 
Um exemplo de intolerância religiosa endereçada aos protestantes é a reclamada perseguição da imprensa em relação ao jogador Kaká, pelo fato dele ser membro da Igreja Renascer em Cristo, e também a perseguição religiosa contra a própria igreja. Muitos artigos foram publicados criticando o jogador por sua postura religiosa.
A Igreja Universal do Reino de Deus é um grande alvo de críticas,  e afirma que é alvo de perseguições na imprensa brasileira, especialmente pela Rede Globo. A emissora já foi acusada de intolerância religiosa e de de cometer preconceito por retratar em uma de suas novelas uma protestante como uma fanática, praticando atos intolerantes e preconceituosos.
Outras religiões, crenças ou seitas, como o espiritismo, candomblé, entre outras também sofrem intolerância religiosas, impossíveis de serem relacionadas neste curto texto. 
Um fato interessante que ocorre também é a intolerância religiosa direcionada até mesmo aos ateus. O preconceito contra ateus é um dos mais fortes e massivos da sociedade brasileira, afirmação comprovada por uma pesquisa encomendada pela revista Veja em 2007 e realizada pela CNT/Sensus. Esta pesquisa revela que 84% dos brasileiros votariam em um negro para presidente, 57% em uma mulher, 32% em um homossexual, mas somente 13% votaria em uma pessoa que não acredita ateu, ou seja, que não acredita em Deus. Esta é a maior prova do quanto o Brasil é um país intoerante em relação à religiosidade.
2. COMO COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
A intolerância religiosa é uma doença que necessita de prevenção e tratamento contínuo. É um mal social, onde a cura passa não só pelo cumprimento da lei, mas principalmente pela educação. Um mal que atinge uma grande parte da população, que fere a dignidade humana, e a liberdade individual, se baseando no preconceito, na discriminaçãoe na pretensão de alguns indivíduos em serem “os donos da verdade”, que parecem se sentir donos de alguma “procuração de Deus” para em seu nome, invadir, exterminar o outro.
O outro é aquele a quem não se dá o direito de ter pensamento próprio, aquele parece não ter o direito à liberdade de ser quem é, aquele que o intolerante julga moral e intelectualmente incapaz de fazer uma escolha conssiderada “certa”. Porque qualquer escolha que não seja a do intolerante é errada.
Para, então, se tentar exterminar de uma vez por todas com a intolerância, é imprescindível tratá-la como uma doença, onde remédios serão a descoberta e denúncia de sua existência, a exigência do cumprimento da Lei e, se necessário for, como medida preventiva, para evitar o surgimento de novos casos, a execução uma ação intensiva e continuada de conscientização e educação plena de idosos, adultos, adolescentes e crianças. Uma educação voltada para a tolerância, para a compreensão, para a alteridade, para a dignidade e acima de tudo para o respeito. Num processo que envolva, evidentemente, o comprometimento de toda a sociedade.
CONCLUSÃO
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes que ofendem a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos a intolerância pode vir a se tornar uma perseguição. A intolerância religiosa é de extrema gravidade e pode ser caracterizada pela ofensa, discriminação e, em casos mais extremos, por atos que atentam contra a vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças ou religião. Sendo assim, pode ser definida também como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana. 
As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal, portanto é inconcebível que em um mundo tão moderno, tecnológico e globalizado ainda exista tanta intolerância religiosa por parte das pessoas.
A história mostra que a intolerância religiosa é uma das responsáveis por guerras, fratricídios, genocídios, holocaustos, por divisões entre famílias e ódios milenares que são repassados e cultivados geração a geração por séculos e séculos, até que fuja da memória os verdadeiros motivos pelo qual começaram. São consequências da manipulação política, social, econômica e ideológica. Criadas por mentes que buscam o poder e a riqueza a qualquer custo e tentam retirar do homem o direito e a capacidade de autogestão espiritual, de pensar e agir conforme suas próprias convicções, de avaliar por si mesmo o mundo em que vive. 
ReferênciaS
A Exclusão Social no Brasil e no Mundo. disponível em http://www.social.org.br/relatorio2004/relatorio016.htm. Acesso em 15-10-2015.
A questão atual da intolerância religiosa. Disponível em http://www.mprj.mp.br/areas-de-atuacao/direitos-humanos/areas-de-atuacao/combate-a-intolerancia-religiosa-e-defesa-do-estado-laico. Acesso em 15-10-2015.
Intolerância Religiosa. Disponível em http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1041&Itemid=263. Acesso em 15 de outubro de 2015.
Soluções para o problema da Intolerância Religiosa - por Cristina Zecchinelli.
Disponível em http://caminhosdaespiritualidade.blogspot.com.br/. Acesso em 15 de outubro de 2015.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes