TCC Pedagogia   Gestão Escolar
41 pág.

TCC Pedagogia Gestão Escolar


DisciplinaIntrodução ao Direito I88.342 materiais535.435 seguidores
Pré-visualização10 páginas
Sistema de Ensino Presencial Conectado
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
LUIZ CARLOS RODRIGUES DETOMI
A GESTÃO ESCOLAR SOB NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS
Teresópolis/RJ
2015
Sistema de Ensino Presencial Conectado
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
LUIZ CARLOS RODRIGUES DETOMI
A GESTÃO ESCOLAR SOB NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para obtenção do título do curso de Gestão e Organização Escolar.
Orientadora: Vanessa de Souza
Teresópolis/RJ
2015
AGRADECIMENTOS
A Deus primeiramente, por ter me dado saúde e força para enfrentar dificuldades que me foram impostas no decorrer do trabalho.
A esta universidade, direção, seu corpo docente e demais funcionários que me proporcionaram condições para prosseguir até o presente momento.
A minha tutora, Vanessa, pelo suporte que me foi oferecido, pelas suas correções e incentivos.
A minha família que sempre me apoiou em todos os momentos que precisei.
E, por fim, a todos que, direta ou indiretamente, fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigada.
RESUMO
DETOMI, Luiz Carlos Rodrigues. A Gestão Escolar sob novos olhares e perspectivas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Gestão e Organização Escolar- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Este presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo teórico sobre a Gestão Escolar como um todo. A análise foi feita a partir de uma pesquisa elaborada com a ajuda de Gestores em geral, Diretores, Equipe Pedagógica, Professores, Funcionários, Alunos e Comunidade Escolar. A metodologia foi feita através de um estudo aprofundado, com um olhar investigativo, para se chegar à realidade atual. Foi também uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, desenvolvida com base em materiais coletados no decorrer do desenvolvimento do projeto de pesquisa e, ainda, em outras fontes disponíveis, basicamente livros e artigos científicos, tanto de leitura corrente ou livros de referência. Dessa forma, este estudo tem a finalidade de empreender uma discussão em prol da gestão democrática e participativa. Ao longo do trabalho será defendida a ideia de que a gestão democrática e participativa contribui decisivamente para o processo pedagógico como um todo. Acreditamos que a gestão escolar só poderá contribuir de maneira democrática a partir do momento em que todos os professores, funcionários, alunos, comunidade e familiares se envolvam de forma participativa nos projetos pedagógicos, administrativos e culturais da instituição.
Palavras-chave: Gestão Escolar; Gestão Democrática; Gestão Participativa.
ABSTRACT
This present study aims to perform a theoretical study of the School Management as a whole. The analysis was made from a research carried out with the help of managers in general, Directors, Pedagogical Team, Faculty, Staff, Students and School Community. The methodology was done through an in-depth study, with an investigative eye, to reach the current reality. It was also a qualitative approach, bibliographical nature, developed based on materials collected during the research project development and also in other available sources, primarily books and scientific articles, both current reading or reference books. Thus, this study aims to undertake an argument in favor of democratic and participative management. Throughout the work will be defended the idea that the democratic and participative management contributes significantly to the educational process as a whole. We believe that the school management can only contribute in a democratic manner from the moment that all faculty, staff, students, community and family to engage in a participatory manner in pedagogical projects, administrative and cultural institution.
Keywords: School Management; Democratic management; Participatory management.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho está pautado em evidências práticas da pesquisa bibliográfica, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico que mostrasse a trajetória da gestão escolar democrática como um todo. 
A educação tem como função promover estratégias que efetivem a formação da cidadania e, consequentemente, a formação do cidadão. Quando este objetivo não está sendo atingido passa a ser objeto de reflexão e é necessário repensar determinadas práticas e atitudes.
Como uma instituição, a escola precisa saber que deve formar sujeitos que possam inserir-se na sociedade de modo a modificá-la positivamente. Se a escola forma o indivíduo para a sociedade, conclui-se que ambos - escola e sociedade -devam manter uma relação de reciprocidade para o bom andamento da educação. Sendo assim, é claramente perceptível de que existe a necessidade de uma mútua colaboração entre a esfera social e a dimensão escolar, principalmente, em relação ao meio externo do local a que as unidades de educação pertencem.
O ato de educar exige práticas particulares das relações humanas, pois no dia a dia escolar lidamos com sujeitos de diferentes maneiras de agir, influenciados por diversos fatores (habitação, crenças, classe social, ambiente familiar, opções sexuais, entre outros), por isso é fundamental que o espaço escolar seja um lugar onde a prática democrática predomine, que em sua abrangência, haja o respeito às diferenças, à consciência ética, à ocorrência da participação e o incentivo da mesma. 
Através deste estudo, pretendemos observar um maior entendimento acerca do que seja a gestão democrática e participativa, no âmbito da gestão escolar e de tudo o que faz parte de suas práticas. Esperamos explicitar de forma clara e objetiva a relevância que tem o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Conselho Escolar no que se refere à gestão que se entende como democrática, bem como ressaltar a influência e alta relevância que existe na integração da comunidade com a escola, mostrando que há possibilidades e medidas práticas que propiciem essa inter-relação.
O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, utilizando como suporte o saber de teóricos relevantes especializados no assunto em questão, como por exemplo, Vitor Henrique Paro, que aborda diversas discussões no que diz respeito à gestão democrática escolar, assim como Ilma Passos Alencastro Veiga, que concebe o PPP como uma importante ferramenta para a democratização da educação e o Conselho Escolar como algo fundamental para assegurar a efetivação do PPP. Foi utilizada também a pesquisa de campo, procurando conhecer a realidade da gestão escolar de algumas escolas, a partir de questionários e observações, com a pretensão de projetar possíveis estratégias de integração da escola com a comunidade, apoiando-se numa gestão que seja democrática e participativa.
Inicialmente aborda-se a gestão democrática e participativa conceituando-a e caracterizando-a de forma a esclarecer a sua importância para o melhoramento da educação. Toda escola necessita de uma administração, porém quando esta se dá de forma democrática, percebe-se o quanto se pode avançar de maneira positiva rumo a uma boa educação.
A participação é uma característica indispensável numa gestão democrática, pois através dela busca-se alcançar os objetivos com uma colaboração mais ampla e com maiores possibilidades de obter sucesso naquilo que se almeja. É indispensável que o professor tenha consciência da importância desse tipo de gestão, pois o docente é uma peça chave para um ensino de qualidade, logo sua colaboração e participação são essenciais em meio a uma administração escolar democrática.
Tais fatores estão intimamente ligados à busca da democratização da escola e, em consonância com as mudanças ocorridas no meio social, buscam garantir