Buscar

RESÍDUOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Prévia do material em texto

RESÍDUOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE.
Iniciação Clínica
Eduarda Girardi
Jayne Dal Asta
O lixo odontológico é todo resíduo produzido em consultório, podendo ser considerado um dos problemas ambientais mais sérios, devido o risco gerado ao meio ambiente e à saúde da população, tornando-se uma grande preocupação dos órgãos públicos. 
Desta forma, há necessidade de conscientização, dado o fato de que a maioria dos profissionais e encarregados do manejo desses resíduos desconhecem as normas de biossegurança ou não as põem em prática quando do correto acondicionamento do lixo. 
O objetivo deste trabalho era verificar a maneira que os profissionais separam seus resíduos químicos, infectantes e perfuro-cortantes diante dos riscos que oferecem a população e ao meio ambiente. Para isso fizemos algumas pergunta para um profissional da área Odontológica.
1) Neste consultório existe separação dos resíduos? Se sim, como é feita a separação?
R: Sim existe, é feita a separação do lixo comum em uma lixeira própria e do lixo hospitalar ou contaminado em outra lixeira especifica.
2) Existe um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde? 
R: Sim temos um plano de gerenciamento onde a empresa contratada para buscar o lixo é quem faz.
3) Os resíduos infectantes estão sendo adicionados em saco branco leitoso identificado e em lixeira com tampa de acionamento por pedal?
R: Sim os resíduos infectantes são descartados em saco branco leitoso em uma lixeira de metal identificada e com pedal de acionamento da tampa.
 
4) Onde são descartados os resíduos perfuro-cortantes?
R: São descartados em uma caixa de papelão em que a empresa contratada disponibiliza para descarte dos perfuro-cortantes.
5) Onde são descartados os resíduos químicos, como soluções reveladora e fixadora?
R: São guardados dentro de galões até a empresa contratada vir buscar e dar o destino final, a mesma empresa contratada para recolher o lixo recolhe as soluções químicas.
 
6) Onde são guardados os resíduos até que seja feita a coleta externa?
R: Em um latão fechado, em uma área externa da clínica, mas não aberta ao público.
7) Existe contrato com a empresa licenciada para o transporte e destinação final dos resíduos?
R: Sim existe contrato com uma empresa para o recolhimento dos resíduos contaminados, com transporte e destinação de responsabilidade da empresa
Classificação dos resíduos em serviços odontológicos.
Resíduos do Grupo A :
São resíduos com possível presença de agentes biológicos, que representam risco de infecção e devem ser descartados nas lixeiras próprias.
Resíduos do Grupo B :
São resíduos contendo substâncias químicas que podem representar risco à saúde pública ou meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Devem ser descartados em recipientes próprios, identificados conforme o tipo de resíduo.
Resíduos do Grupo C:
Qualquer material radioativo utilizado em laboratórios de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia
Resíduos do Grupo D:
São resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Devem ser descartados nas lixeiras de resíduo comum. 
Resíduos do Grupo E:
São resíduos perfurantes e cortantes. Devem ser descartados, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em coletores próprios (recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento).
Como medida de prevenção de acidentes, é expressamente proibido reencapar agulhas ou retirá-las manualmente da seringa.
Concluímos que cabe aos Profissionais de saúde, dispor rotinas para classificar, manusear e separar adequadamente os seus resíduos contaminados e levar em consideração os riscos associados as pessoas e ao meio ambiente.
Para acertar no descarte de resíduos, deve se buscar novos aprendizados e informar-se sobre o assunto. Ler sobre o tema, instruir a sua equipe, estipular normas baseadas nos seus conhecimentos e procurar saber qual é a forma correta de descartar cada tipo de resíduo.
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!
MOMENTO CULTURAL

Outros materiais