Buscar

CITOLOGIA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1- Os locais de coletas são: R. Junção escamo colunar (JEC) e parede da vagina.
2- Paciente com 50 anos, mãe de dois filhos, sem queixa de doença crônica, foi avaliada por ginecologista que procedeu a coleta do material para o exame de Papanicolau, o resultado mostrou a presença de células parabasais que significa: R: A paciente está na menopausa o que significa o esfregaço conter células parabasais.
3- Quanto aos critérios (características) da inflamação especifica assinale a alternativa, incorreta: R: Presença de lactobacilos (Presença de células metaplasicas maduras)
4- De acordo com a Nomenclatura Brasileira de Laudos Citopatológicos durante a fase pré-analítica podemos rejeitar o material por: R. As alternativas a e b se complementam.
5- O correspondente a classificação de um esfregaço vaginal de acordo com a classificação de Richardt (1967) NIC I seria: R. Lesão Escamosa Intraepitelial de Baixo Grau.
6- A junção Escamo Colunar (JEC) é uma região muito importante porque: R. É a transição entre o epitélio colunar estratificado, e epitélio escamoso monocamada.
7- O correspondente a classificação de um esfregaço vaginal de acordo com a classificação de Richardt (1967) NIC III seria: R. Lesão escamosa Intraepitelial de Baixo Grau.
8- Assinale a alternativa incorreta de acordo com a Nomenclatura Brasileira de Laudos Citopatológicos quanto a adequabilidade da amostra na lamina é classificada como insatisfatória (esfregaço obscurecido acima de 75%) por: R: Ausência de Leucócitos.
9- Nas alternativas abaixo, assinale a alternativa incorreta: R.Apenas as alternativas b e c estão corretas.
10- Quanto ao HPV assinale a alternativa incorreta: R. Preservativos ajudam a reduzir o risco protegendo totalmente e o risco de infeção é aumentado entre homens circuncidados nas infecções por HPV.
 1. (V) Coleta de células esfoliativas é a coleta de amostra para diagnóstico de câncer uterino.
2. (V) Temos dois tipos de epitelios escamosos estratificado: queratinizado ou o epidermoide não queratinizado.
3. (V) As células superficiais aparecem em pequenos grupos ou isoladas devido ao desaparecimento das junções celulares.
4. (V)vAs céulas intermediárias possuem como caracteristicas: nucleo picnotico e citoplasma grande poligonal e eosinofilico.
5. (F) A junção escamo colunas (JEC) localiza-se sempre no orificio externo do colo uterino.
6.(F) Nas ceulas cilindricas endocervicais a aparência não depende da fase do ciclo menstrual.
7. (V) O HPV é um virus que infecta as mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo utero e pênis.
8.(F) Os subtipos mais importantes são: subgrupo de HPVs mais relacionados ao câncer (HPV 6;11;54;89) e ao Condiloma (HPV 1;2;16;18).
9.(F) O comtagio com HPV ocorre basicamente atraves de fluidos biológicos(sangue,urina).
 (F) Como determinante da infecção por HPV podemos destacar no homem a idade elevada da primeira relação sexual e na mulher ao numero pequeno de parceiros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes