Buscar

Avaliando o conhecimento FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cultura é uma característica essencialmente humana, mas nem todas as sociedades apresentam formas e padrões culturais idênticos. A partir da afirmação acima, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	A diferença entre culturas pode ser percebida não apenas quando comparamos culturas distintas, mas também ao observarmos, no interior das culturas, os grupos e segmentos diversos que dela fazem parte
	 
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas mantêm-se inalterados ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser estática.
	
	Compartilhar valores e códigos é essencial para a definição e compreensão de uma cultura, mas isso não significa que a cultura seja homogênea e que os indivíduos participem dela sempre da mesma forma.
	
	A tolerância e aceitação da diferença permite compreender de forma mais adequada as culturas diferentes da nossa a partir de um ponto de vista não etnocêntrico
	
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas alteram-se ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser dinâmica.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804999389)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ueg 2011) Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas. CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103. Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
		
	
	a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.
	 
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	o peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo.
	
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude relativista ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	o time do Flamengo possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805000741)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que considerou a cultura como um todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. Considerando os estudos da Antropologia analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Nos países desenvolvidos a tendência é que apresentem um cultura mais definida e determinante, ou seja, uma cultura superior. II. Nos países subdesenvolvidos, ou ainda em fase de desenvolvimento, a tendência é que apresentem uma cultura fragmentada e frágil, ou seja, uma cultura inferior. III. Não podemos considerar uma cultura superior nem inferior, ou seja, a sociedade tem ou não tem cultura.
		
	 
	Apenas a III está correta.
	
	Apenas I e II estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	 
	Todas as afirmativas estão erradas
	
	Apenas a I está correta
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804999704)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A compreensão do conceito de cultura é uma preocupação intensa em diversas áreas do conhecimento; a Antropologia define a cultura como a vida total de um povo, ou seja, é a herança social que o indivíduo recebe do grupo ao qual pertence. A cultura tem alguns símbolos que representam estes valores. Todos os itens abaixo representam um tipo de símbolo cultural, exceto:
		
	
	festas;
	
	idioma;
	
	religião.
	 
	estatísticas;
	
	músicas;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804999437)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UNESP) A pesquisa e a produção de informações realizadas pelo sociólogo estão baseadas em um compromisso científico com a realidade social. A divulgação pública da pesquisa e da produção de informações deve ser:
		
	
	correta, sem no entanto haver grandes aprofundamentos técnico-científicos e teórico-metodológicos, pois o povo não entenderia.
	 
	precisa e correta, sobretudo porque o cidadão tem o direito à informação.
	
	filtrada politicamente pela classe social detentora do poder e depois transmitida à população.
	
	precisa, no entanto deixando de lado questões polêmicas. Estas devem ser transmitidas apenas às agências de financiamento da pesquisa
	
	filtrada ideologicamente, pois pode acarretar maiores conflitos sociais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes