Buscar

exercicios de empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Roteiro para A1 – Teoria da Empresa (dia 14 de setembro)
Questões discursivas:
1. Em julho de 2010, Paulo, alfaiate, abriu uma empresa chamada “Sob Medida Alfaiataria Ltda” com sua sócia e esposa Elisa, psicóloga, de modo que apenas Paulo administrava e trabalhava efetivamente em prol da sociedade, sendo que ele era titular de 90% e Elisa 10% do capital social. Em junho de 2016, devido a inúmeros desentendimentos, Paulo e Elisa decidiram se divorciar e Elisa saiu da sociedade que tinham em comum. Ocorre que a alfaiataria é a única fonte de renda de Paulo e sua extinção o faria perder inúmeros clientes. Desesperado por já terem se passado 3 meses da saída de sua sócia e receoso de que sua empresa seja encerrada por não encontrar outro sócio, Paulo procura um advogado (você) e questiona o que pode ser feito para que a alfaiataria continue funcionando. 
Como advogado(a) de Paulo, faça a orientação necessária para que ele permaneça com sua alfaiataria em pleno funcionamento. Fundamente sua resposta.
2. Demétrio é proprietário de um imóvel situado em frente a praça principal em Paquetá, e aluga esse espaço há mais de sete anos para Hipólita, empresária individual, que ali mantém uma floricultora chamada carinhosamente de “TrueB” apelido que pegou já que no letreiro da loja se lê “True bottons”. O segundo contrato de locação acordado entre ambos (cada contrato com prazo de quatro anos) tem como termo final a data de 30/04/2017. Hipólita, ao longo desses sete anos, fez várias alterações em sua atividade, o que era apenas uma floricultura, hoje se transformou num centro de referência para todos que querem ingressar no ramo da jardinagem: com profissionais que são verdadeiros artistas capazes de fazer inimagináveis arranjos usando apenas flores e ramos, gazebos onde se pode ensinar como criar hortas verticais e horizontais e estúdio fotográfico para composição de books que vão de fotos de bebês a noivos. Independente dos artistas consagrados que trabalham para Hipólita, toda sociedade carioca e paulista faz questão de ter um arranjo, book, ou horta com a marca da grife “TrueB” que se transformou num gigantesco centro de estudos e pesquisas sobre flores e vegetais no Sul Fluminense, com serviços de estúdio e floricultura. Sendo que 60% dos lucros vêm dos serviços de estúdio, 30% dos serviços de pesquisas e estudos, e apenas 10% vem da venda de flores e arranjos. Porém, não foi apenas o negócio de Hipólita que cresceu, a própria ilha de Paquetá vivencia um boom econômico desde que a Pixar instalou um de seus estúdios por lá. Com base nisso Hipólita sabe que o aluguel de sua floricultura será reajustado ao renovar o contrato. O que Hipólita não sabe é que Polônio, inglês, ex dono de uma fábrica de chás, pretende se instalar na ilha e elegeu o ponto da “TrueB” como o local ideal para seu empreendimento. Para tanto, Polônio já contatou Demétrio e fez uma proposta de locação do imóvel com uma valor 40% superior ao reajuste que Hipólita deveria suportar na renovação. Assim Polônio e Demétrio estão apenas esperando o advento do termo final da locação de Hipólita para fecharem negócio envolvendo o ponto da “TrueB”. 
Com base na situação apresentada, utilizando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso, seja de direito processual como de direito material, responda aos itens a seguir:
O que Hipólita precisa para renovar a locação do seu estabelecimento?
Acaso Hipólita procure-o como seu advogado querendo saber se faz jus à Renovação compulsória, o que dirá a ela?
Podemos supor que Hipólita desempenha atividade simples uma vez que tal atividade (estúdio e centro de estudos/pesquisas) compõe 90% dos lucros da “TrueB”? 
Qual a atividade desempenhada pelos artistas que trabalham com Hipólita? Há alguma frase no enunciado que corrobora sua resposta?
Polônio e Demétrio terão êxito em realizar a locação do imóvel onde está situado a “TrueB”? Acaso você seja advogado de ambos, quais seriam a diretrizes que daria a eles?
3. Nas últimas páginas do romance de estreia do escritor norte-americano, Ernest Hemingway, traduzido no Brasil como "O Sol também se levanta", ele fala de um restaurante que descreve como o melhor do mundo. É o Sobrino de Botín, em Madri. Inaugurado em 1725, Sobrino de Botin, aparece no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o restaurante mais antigo do mundo ainda em funcionamento.
Para se ter uma ideia, no ano de sua inauguração, países como EUA e Brasil ainda eram colônias, a Europa acabara de sair de um período de intensas guerras que se estendiam desde o século 17 e ainda faltavam alguns anos para passar por importantes mudanças como a Revolução Industrial e Francesa. Hoje, o Sobrino de Botin está sob o comando do chef Alejandro Ginesa Botin que exerce a atividade sozinho, contando com o auxílio de apenas cinco cozinheiros e uma pequena equipe de garçons. 
Imaginemos que Alejandro, de férias no Brasil, sofra uma queda de bugre ao descer dunas em Natal, não tendo ferimentos físicos, porém cerebrais o que o tornam incapaz para o exercício dos atos da vida civil. Acaso o “Sobrino de Botin” estivesse situado no Brasil, seríamos obrigados a nos conformar com o fechamento desse restaurante secular? Analise esse situação hipotética e responda de forma fundamentada.
Pontos:
Evolução histórica do conceito de empresário (teorias subjetiva; objetiva até teoria da empresa)
O que é empresa;
Quem é empresário;
Quais os sujeitos que praticam a atividade empresa;
Onde se dá o registro dos que praticam atividade empresa?
Requisitos para ser empresário individual.
O que é o princípio da unidade (unicidade) patrimonial?
O que é atividade simples;
Onde se dá o registro dos que praticam atividade simples?
O que é elemento de empresa;
O incapaz pode ser empresário?
O que é patrimônio de afetação?
O que é a EIRELI;
O que é estabelecimento (conceito, natureza jurídica, composição: bens corpóreos e incorpóreos);
Diferença estabelecimento para imóvel e ponto.
Diferença entre clientela e freguesia;
O que é aviamento;
Alienação do estabelecimento (trespasse);
Cláusula da não concorrência;
Sucessão (cessão) do passivo, ativo e dos contratos;
Direito de inerência;
Exceção de retomada;

Outros materiais