Buscar

1º ESTUDO DIRIGIDO DE ORGANOGRAFIA VEGETAL

Prévia do material em texto

1º ESTUDO DIRIGIDO DE ORGANOGRAFIA VEGETAL – RAIZ E CAULE
Quais são as regiões ou zonas que com põe uma raiz?
Coifa ou Caliptra; Zona lisa, de crescimento ou de distenção; Zona pilífera ou dos pelos absorventes; Zona suberosa ou de ramificação; Colo ou coleto.
Por que dizemos que não pode haver ramificações na zona lisa da raiz?
Pois é o local de multiplicação celular, responsável pelo crescimento da raiz. Se houver ramificações, o crescimento será afetado diretamente.
Quais são as estruturas responsáveis pela a absorção de água e sais minerais?
Pelos absorventes (Zona pilífera)
A coifa tem a função de proteger a extremidade da raiz em fase de crescimento do atrito com as partículas do solo. Por que a coifa das raízes aquáticas são mais desenvolvidas?
Porque sua função é proteger os delicados tecidos meristemáticos da ponta da raiz contra o ataque de microrganismos, como bactérias, fungos e animalículos comuns e em maior abundânica na água.
As raízes são importantes para a fixação do vegetal em seu substrato e absorção de água e sais minerais. Entretanto, ela também gera vários benefícios para o ser humano, cite esses benefícios.
Além de servirem como alimento, também são utilizadas em chás naturais e na produção de remédios pela indústria farmacêutica.
Diferencie o sistema radicular axial do fasciculado.
No sistema radicular axial é possível visualizar a raiz principal. Esse sistema é comum em Dicotiledôneas e Gimnospermas.
No sistema radicular fasciculado, ou em cabeleira, não é possível distinguir a raiz principal. Sistema comum em Pteridófitas e Monodicotiledôneas.
O que é um cotilédone? Ele é sempre igual para todos os vegetais superiores?
São as primeiras folhas que surgem dos embriões das espermatófitas, irrompendo durante a germinação das sementes. Não é igual, ele é diferente para as Monocotiledoneas (raiz cabeleira) e nas Eudicotiledoneas (raiz axial). Nas cabeleiras só tem uma cotilédone e ele não é a principal fonte de nutrição, ele apenas auxilia o vegetal no seu crescimento. Na axial são dois cotilédones e eles são a reserva de nutrientes da planta até que ela reproduza seu próprio alimento.
Que tipo de nutrientes as raízes podem armazenar? Cite exemplos.
Macronutrientes são os elementos básicos necessários em maior volume às plantas. São eles: Carbono, Oxigênio, Hidrogênio - retirados do ar e da água e Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre retirados do solo, sob condições naturais.
Micronutrientes são requeridos em pequenas quantidades, de miligramas (um milésimo do grama) a microgramas (um milionésimo do grama). São micronutrientes o Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Cobalto, Níquel e Zinco.
Qual o nome que se dá as raízes que não se originam da radícula do embrião?
Raízes normais.
O que praticamente todas as raízes adventícias possuem em comum?
São raízes aéres
O que são haustórios?
Também conhecidas como raízes sugadoras, é um tipo de raiz adventícia que penetra na planta hospedeira e sugam a seiva que passa nos vasos condutores.
Que são raízes respiratórias? Quais são as estruturas que permitem que elas possuam essa função?
São raízes adaptadas a viver em regiões alagadiças como, por exemplo, os mangues, que possuem um solo lamacento, rico em detritos, porém pobre em oxigênio. A vegetação que vive nesse ambiente desenvolve raízes que crescem verticalmente para fora do nível da água. Elas possuem pequenos furos, chamados pneumatóforos, que permitem a entrada do oxigênio do ar. As raízes dessas plantas realizam a fixação e a absorção de oxigênio.
 (PUC-RS) As plantas que vivem em ambientes permanentemente alagados e de substratos não muito firmes desenvolvem adaptações que lhes permitem uma vida normal nesses lugares.
É o que mostra a figura acima em que aparecem raízes
a) estranguladoras.
b) tabulares.
c) sugadoras.
d) respiratórias.
e) escoras.
14) (PUC-RS) A professora apresentou aos alunos a seguinte tarefa: trazer um exemplar de uma espécie qualquer de angiosperma que apresentasse como características:
I. corpo rico em aerênquima;
II. epiderme muito pouco diferenciada;
III. caule com poucos feixes liberolenhosos;
IV. sistema radicial do tipo fasciculado com raízes muito finas e compridas.
Com grande probabilidade, cumpriu essa tarefa o aluno que procurou essa planta em um ambiente
a) rochoso.
b) desértico.
c) aquático.
d) subterrâneo.
e) arenoso.
15) O que são raízes aderentes?
São raízes que que fixam o vegetal ao substrato diferente do solo.
16) Que tipo de raiz com certeza vai provocar a morte do vegetal hospedeiro?
	Raízes sugadoras ou haustórios
17) O que é caule?
	É o órgão de sustentação de folhas, flores e frutos do vegetal. Importante na condução de seiva bruta e elaborada, além de ser o elo de ligação entre a raiz e as folhas. Na maioria dos casos é aéreo e alguns podem ser reservas de nutrientes.
18) Diferencie caule de raiz.
	De forma geral, a raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superficie do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, nutrientes, azoto (ou Nitrogênio) e outras substâncias minerais como potássio e fósforo. O caule É a parte vegetal que sustenta as folhas, flores e frutos, podendo subdividir-se em ramos ou galhos. Os pontos de inserção dos galhos chaman-se nós e os espaços entre os nós é denominado entrenó. O caule apresenta também gemas que são pequenos botões de onde surgirão os novos ramos (gemas caulinares), novas folhas (gemas foliares) ou flores (gemas florais). Através do caule circula a seiva bruta (água e minerais), absorvida pela raiz e enviada às folhas, e a seiva elaborada (água e hidrato de carbono) produzida pelas folhas e que deve ser distribuída a todas as partes do vegetal. 
	
19) O caule é um dos órgãos presentes nos vegetais superiores. Com relação a esse órgão, responda:
a) Quais as funções principais?
Sustenta as folhas, flores e frutos, podendo subdividir-se em ramos ou galhos. Através do caule circula a seiva bruta (água e minerais), absorvida pela raiz e enviada às folhas, e a seiva elaborada (água e hidrato de carbono) produzida pelas folhas e que deve ser distribuída a todas as partes do vegetal
b) O colmo é um tipo de caule presente na cana-de-açúcar e no bambu. Como se caracteriza esse tipo de caule?
	É um tipo de caule aéreo, em que nós e entrenós são bem visíveis, e podem ser ocos (bambú) ou cheios (cana-de-açúcar). Não possui ramificações e é dividido em gomos.
20) O corpo dos vegetais superiores é composto por dois conjuntos básicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas. Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manutenção do indivíduo como uma unidade dentro da população, as estruturas reprodutivas são responsáveis pela propagação deste indivíduo e pela conseqüente manutenção do estoque genético da espécie. No que se refere às estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir:
a) Quais as funções do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funções de cada órgão.
	As raízes fixam a planta ao solo (ou outro substrato qualquer), absorvem e conduzem água e sais minerais e atuam, por vezes, no armazenamento de reservas nutritivas. O caule sustenta às folhas, flores e frutos e realiza a condução da seiva inorgânica para as regiões fotossintetizantes e da seiva orgânica para todas as demais partes da planta, podendo, ainda, acumular reserva nutritiva e água e atuar na propagação vegetativa (reprodução assexuada) das plantas.
b) Quais as características morfológicas (ou fisiológicas) de cada um desses órgãos? Cite pelo menos duas características de cada um.
Raiz: Absorção da seiva; Crescimento subterminal; Geotropismo positivo; Raro fotossintetizantes; Fototropismo negativo; Responsável pela fixação da planta ao solo.
	Caule: Condução da seiva; Crescimento terminal; Geotropismo negativo; Fotossintetizantes ou não; Fototropismo positivo; Responsável pela sustentação de todos oselementos provenientes da gêmula
c) Normalmente, os caules e as raízes desenvolvem-se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padrão de crescimento um tanto quanto diferente. Cite dois exemplos de caules subterrâneos e dois exemplos de raízes aéreas.
Caule: Tubérculo e Xilopódios
Raiz: Raiz sugadora ou haustórios e Raiz estranguladora ou cintura.
21) Considere uma árvore de cinco metros de altura, que cresce um metro por ano.
a) Se ocorrer uma lesão que deixe uma marca em seu tronco, a 1,5 m do solo, a que altura ela estará aos cinco anos? Explique.
	Continuaria 1,5m do solo, pois o crescimento do caule se dá apenas pelas pontas, tanto do caule principal como pelos galhos. Pois são apenas nas pontas dos caules que estão as gemas ou brotos, regiões de crescimento (tecido meristemáticos).
b) Se for retirado um anel da casca do caule, logo acima do nível do solo, provavelmente a árvore morrerá. Por que isso pode acontecer?
	A retirada do anel da casca, provoca a destruição dos vasos liberianos do floema, assim a planta morre, pois a seiva elaborada não chega até as raízes.
22) A zona de crescimento da raiz fica situada:
 
a) entre a zona pilífera e a zona de ramificação;
b) entre a coifa e a zona pilífera;
c) entre a coifa e a zona de ramificação;
d) entre a zona de ramificação e a zona pilífera;
e) distribuída ao longo de toda a extensão do órgão.
23) Diferencie ramificação monopodial da ramificação simpodial.
	Monopodial: Atividade contínua e predominante da gema apical.
	Simpodial: Após atingida a altura ideal, a gema apical cessa sua predominância e as gemas laterais passam a ser predominantes. Desta forma, a árvore passa a expandir a ramagem lateral, aumentando sua copa.
24) Em que difere um colmo de estipe?
	O colmo silicoso, cilíndrico, apresenta nós e entre-nós bem marcados, visíveis, nós espaçados com gemas ativas. Podem ser cheios e ocos ou fistulosos. (Bambu, cana-de-açucar, milho, etc.) Estipes são lenhosos e resistentes, predominantementes cilindricos e não ramificado. (Palmeiras)
 
25) Cite exemplos de caules de reserva nutritiva.
	Batata-inglesa; Begônia tuberosa; Taioba; Taro; Anredera cordifolia. Todos os exemplos são de caule tubérculo.
26) O que são bulbos? Cite exemplos e caracterize-os.
Tipo de caule subterrâneo, com forma discóide e gema central de onde partem as raízes e as folhas.
Bulbo tunicado: Túnicas ou escamas mais desenvolvidas que o prato e com disposição concentricas. Ex. cebola, Allium cepa.
Bulbo escamoso: Túnicas ou escamas mais desenvolvidas que o prato e com disposição imbricada.
Ex. lírio, Lilium spp.
Bulbo sólido: Prato mais desenvolvido que as folhas, semelhantes a cascas. Ex: Alçafrão, Crocus sativus.
Bulbo composto: Apresenta grande números de pequenos bulbos. Ex: Alho, Allium sativum.
27) A figura abaixo representa uma plântula germinando:
 
      
 
     As regiões de multiplicação celular e distensão celular estão representadas, respectivamente, em:
 
     a) I e II
     b) I e III
     c) II e III
     d) III e IV
     e) II e IV
28) Como se distingue um estolho de um rizoma? Cite exemplos.
	Estolho: Pode emitir raízes e folhas ou ramos a cada nó, o que lhe confere alta capacidade de regeneração e propagação vegetativa. Ex: morango, grama-barbante
	Rizoma: Subterrâneo, cresce paralelo ao solo e pode emitir raízes e folhas ou ramos aéreos ao longo dos nós. Ex.: gengibre, bananeira, bambu.
29) O que são gemas?
Região de divisão celular, geralmente protegidas por folhas especializadas. Diferencia-se em Gema apical ou terminal e Gema lateral ou axilar.
30) Como classificamos os caules quanto ao seu habitat?
	Caules aéreos, subterrâneos e aquáticos.
31) Qual tipo de caule possui pigmento verde para ajudar na fotossíntese? Por que ele assume essa função?
	Herbáceo ou erva. São plantas muito pequenas localizadas em áreas com baixa luminosidade, sendo assim, quanto mais partes com clorofila melhor.
32) Diferencie caules trepadores volúveis dos sarmentosos .
	Volúveis: Cresce se enrolando sobre outro vegetal ou algum substrato. 
	Sarmentosos: Emite elementos de fixação para se sustentarem sobre outro vegetal ou algum substrato. 
33) Quanto ao seu desenvolvimento, como classificamos os diferentes tipos de caule?
	Erva, Subarbusto, Arbusto, Árvore, Liana.
34) O desenvolvimento dos caules foram importantíssimos para a conquista do ambiente terrestre. Justifique essa afirmativa.
 	O desenvolvimento do caule bem como dos vasos condutores de seiva permitiram que os vegetais aumentassem muito seu tamanho e desenvolvimento, o que garantiu a conquista de mais áreas no ambiente terrestre.
35) Que são cladódios e filocládios? 
	Cladódios são caules carnudos, fotossintetizante, faz reserva de água, folhas ausentes ou transformadas em espinhos. Filocládio é um tipo de caule achatado que funciona como folha. (projeção cáulica de um líquen).
36) Diferencie acúelos de espinhos.
	Acúleo é um tipo de tricoma comum na superfície da planta, sobretudo no caule, e apresenta-se semelhante a um espinho. O acúleo é uma estrutura pontuda e enrijecida, e não tem qualquer conexão com o sistema vascular do caule, sendo portanto resultado de uma evaginação epidérmica (ao contrário dos espinhos), quando destacado permite a visualização de uma “cicatriz”. O espinho é um órgão axial ou apendicular, duro e pontiagudo, tais como os encontrados nas laranjeiras, resultantes da modificação de um ramo, folha, estípula ou raiz, constituído por tecido lignificado e vascular, e que se arrancado destrói o tecido subjacente. Geralmente espinhos são estruturas modificadas. Nas cactáceas os espinhos, por exemplo, são catafilos (folhas modificadas, com menor grau de organização que folhas comuns) para evitar perda d'água.

Outros materiais