Buscar

Projeto Integrador - Sustentabilidade.docx

Prévia do material em texto

A sustentabilidade ambiental, as mudanças nos padrões de consumo e a vida no planeta Terra.
1 – O que o professor Paulo quis dizer com a frase: Vivemos numa sociedade de Consumo?
R: Professor Paulo, se refere a uma sociedade que devido à industrialização e o capitalismo, atualmente consome massivamente bens e serviços que são produzidos em larga escala onde atualmente a oferta é maior do que a procura. Um dos efeitos desta produção e consumismo exagerados é o impacto na ampliação da exploração de recursos naturais para gerar cada vez mais matérias-primas voltadas para a fabricação de mais e mais mercadorias.
2 – No vídeo sobre desmatamento, que fatores que você percebeu que garantem que não é uma ação sustentável?
R: O corte ilegal de árvores, a destruição da floresta sem o replantio, o desmatamento.
3 – No decorrer do projeto aparecem algumas fotos de ambientes degradados. O que são ambientes degradados? Que soluções poderiam ser dadas para esta degradação?
R: Ambientes degradados são ambientes que foram alterados através de danos naturais, por efeito da própria natureza ou quando sua fauna e flora foram removidas e expulsas, o solo fértil atingido, bem como também os recursos hídricos da região. Para recuperar um ambiente assim, é muito importante a conscientização das pessoas a respeito da restauração ecológica com o objetivo de fazer o ambiente e o ecossistema recuperarem-se aos padrões anteriores ao processo degradado, para que se recupere assim o equilíbrio do local.
4 – O foco principal do trabalho é a questão da sustentabilidade. Você pode citar alguns exemplos práticos desta questão?
R: Primeiramente seria importante refletir sobre a necessidade do consumo respeitando a natureza, seus limites e necessidades, buscando sempre que possível inovar nas utilidades dos objetos, mudando e modificando para melhor nosso planeta. O gerenciamento eficaz de recursos sólidos, o consumo controlado da água, o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, o descarte adequado do lixo, a reciclagem, replantio de áreas exploradas seriam alguns exemplos de atitudes sustentáveis. Nosso planeta esta cada dia mais sobrecarregado e o aumento da população e da poluição são fatores que contribuem para a escassez de recursos cada dia mais. Por isso a conscientização é importante.
5 – O Consumo consciente é uma atividade que toda população mundial deveria praticar apesar de viver numa sociedade de consumo. Consumo consciente também pode ser chamado de consumo sustentável. Por que devemos valorizar mais os bens duráveis que os descartáveis?
R: Muitas vezes objetos são descartados de maneira incorreta, o que é um grande problema, pois o lixo não corretamente descartado polui o meio ambiente, rios e mares, causando doenças e infestações de animais nocivos a saúde, como ratos e mosquitos, a exemplo vemos atualmente o problema da dengue, que muitas vezes é causado pelo descarte incorreto de objetos que acumulam água, o que propicia a proliferação do mosquito causador da doença. Por isso é importante incentivar o uso de objetos duráveis como uma forma de evitar problemas deste tipo, pois são bens que apresentam duração de vida útil variando de alguns anos a algumas décadas, o que evita desperdício e diminui o descarte excessivo e muitas vezes incorreto de objetos.
6 – Uma preocupação dos cientistas, ambientalistas e da sociedade como um todo é o problema do aquecimento global. Hoje mesmo, não precisa ser especialista para perceber, o inverno de 2012 está sendo um dos mais quentes da história. Isso não pode ser somente uma coincidência, as atividades humanas (antrópicas) podem estar influenciando estas mudanças climáticas. Que atividades humanas podem estar causando o aquecimento do planeta?
R: O aquecimento global vem essencialmente da poluição atmosférica. Este com certeza é um dos principais fatores para o chamado “efeito estufa” trazendo alterações climáticas em todas as regiões do planeta. Temos como principais fontes deste tipo de poluição, as fumaças dos veículos com a queima de combustíveis fósseis como diesel e gasolina, como também as queimadas e desmatamentos e as indústrias que não são fiscalizadas adequadamente e não seguem padrões necessários para evitar a poluição com resíduos químicos na atmosfera.
7 – Veja a imagem do lixão de Gramacho no Rio de Janeiro. Esse lixão acaba de ser fechado pela Prefeitura do Rio. Será que os problemas estarão solucionados com o fechamento de um lixão? Argumente sobre isso.
Os problemas não estarão resolvidos completamente, pois a educação é fundamental para que as pessoas se conscientizem da importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, pois um lixão é fechado e outro reaberto se não houver reeducação da população neste sentido. No caso do Lixão de Gramacho, este fora transformado num grande aterro e o lixo pode ser reutilizado. Podemos citar o a criação da indústria de biogás, um dos muitos reusos que vieram da decomposição do lixo do aterro, o chorume, cujo elemento químico amônia foi retirado para que ele fosse reutilizado como água para regar plantas e em projetos de jardinagens como adubo etc. Foi realizado o reaproveitamento do solo local assim como também feita a recuperação de mangues ao redor do antigo lixão, que havia sido destruído. 
8 – O que o profissional de Pedagogia poderia fazer para que a sociedade seja mais consciente sobre o meio ambiente e que procure praticar a sustentabilidade?
A escola e o profissional da pedagogia precisam investir na educação das crianças abordando temas como sustentabilidade e ecologia, ensinando comportamentos que devem ser tomados para preservar o planeta e garantir uma vida com qualidade para as próximas gerações. Exemplo seria educando através da prática dos “três erres”. Desta forma a criança aprende e ensina também a família e a comunidade, repreendendo quando visse atitudes contrárias a aprendida na escola. A educação voltada para a prática da sustentabilidade garante com certeza um adulto mais consciente de seus direitos e deveres para com a sociedade e com o planeta em que vive. 
Sustentabilidade, questão de consciência.
Atualmente vivemos numa sociedade em que o consumo massivo de produtos vem crescendo a cada dia devido à industrialização e ao capitalismo e cada vez mais a natureza vem sendo explorada para a geração de mais matérias-primas para suprir este mercado crescente.
Nem sempre esta exploração vem de forma responsável. O desmatamento, por exemplo, contribui muito para a degradação do meio ambiente, atingindo o solo fértil, a fauna e flora bem como os recursos hídricos de uma região. É muito importante a reflexão sobre o consumo respeitando a natureza, seus limites e necessidades. O consumo sustentável precisa ser praticado e o uso de objetos duráveis ao invés de descartáveis disseminado, pois muitas vezes objetos são descartados incorretamente trazendo consequências desastrosas para o meio ambiente: podemos citar a poluição de rios e mares, infestações de animais nocivos à saúde como ratos e mosquitos propiciando a proliferação de doenças. Outra grande preocupação é o aquecimento global, vindo da poluição atmosférica, gerando o chamado “efeito estufa” - fenômeno que traz alterações climáticas em todo planeta, advindo das fumaças de veículos com a queima de combustíveis fósseis como gasolina e diesel, bem como das indústrias e queimadas. 
Um exemplo da degradação ambiental ocorreu no bairro de Jardim Gramacho no RJ, onde se situava o maior lixão da América Latina que foi fechado, transformado em aterro e o lixo reutilizado; criou-se a indústria de biogás e foi feito reuso do chorume, tornando-o reaproveitável em projetos de jardinagem. O mangue ao redor foi recuperado e a fauna e flora restauradas. Entretanto, o fechamento de um lixão não resolve os problemas que vimos, sendo muito importante conscientizar a população sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade. 
Concluindo, percebe-se o fundamental papel da educação como base de mudanças profundas naconsciência do ser humano. A escola e o profissional de pedagogia precisam investir largamente na educação das crianças abordando temas como sustentabilidade e ecologia, ensinando atitudes e comportamentos para a preservação do planeta, garantindo assim também a qualidade de vida para as nossas próximas gerações.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes