Buscar

pratica tintas dos solos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Relatório da prática
Isabella Pereira Espíndola 2016225074
IA 302 T01
Agentes pigmentantes (tintas do solo)
Introdução
A cor do solo corresponde a um atributo que serve como referência obrigatória para os estudos, sendo comum a utilização de termos referentes a cores em vários sistemas de classificação, se relacionando intimamente com a maioria das características mineralógicas, físicas e químicas do solo.
A cor do solo também consiste em um indicador da presença de matéria orgânica depositada, seu grau de decomposição e a sua natureza, também indica a presença de Fe+3 hidratado na forma de goethita, desidratado na forma de hematita e na forma Fe+ caulinita(cinza), podendo ter também manganês na sua cor púrpura.
As diversas tonalidades existentes no perfil são muito úteis à identificação e delimitação dos horizontes e, às vezes, ressaltam certas condições de extrema importância. Solos escuros, por exemplo, costumam identificar altos teores de restos orgânicos decompostos. A cor vermelha está relacionada com solos bem drenados e altos teores de óxidos de ferro (Fe). Por outro lado, tons cinza-azulados indicam solos que permanentemente tem excesso de água no perfil, como por exemplo, os situados nas baixadas úmidas próximas aos rios e riachos.
Material e métodos 
Dentro do laboratório, a determinação da cor do solo ocorre através da visualização e comparação com uma escala de padrões de cores, utilizando a caderneta de Munsell que consiste pequenos retângulos com colorações diversas. A anotação da cor do solo é feita comparando um torrão seco e o mesmo úmido/molhado, de um determinado horizonte, com estes retângulos. Uma vez que se enche o de colorido mais próximo, faz-se uma anotação, que indica os três elementos da cor: o matiz (cor fundamental de arco-íris ou mistura da mesma), valor (tonalidade de cinza) e croma (proporção de mistura com a tonalidade de cinza indicada pelo valor). Esses elementos são anotados em forma de números e letras.
Resultados e discussão 
Pote 16
O grão de cor bruno marrom acinzentado (grayish brown), definida na cartela, foi analisado na sua forma seca de matriz 2,5 YR 5/2, sendo 2,5 YR o matriz, 5 o croma e 6 o valor.
O grão de cor bruno acinzentado escuro (dark grayish brown), definida na cartela, foi analisado na sua forma úmida de matriz 2,5 YR 4/2, sendo 2,5 YR o matriz, 4 o croma e 2 de valor.
Pote 17 
O grão de cor bruno avermelhado claro (light reddish brown), definida na cartela, foi analisado na sua forma seca de matriz 2,5 YR 6/4, sendo 2,5 YR o matriz, 6 o croma e 4 o valor.
O grão de cor bruno avermelhado (reddish brown), definida na cartela, foi analisado na sua forma úmida de matriz 2,5 YR 5/4, sendo 2,5 YR o matriz, 5 o croma e 4 o valor.
Pote 31
O grão de cor cinzento (gray), definida na cartela, foi analisado na sua forma seca de matriz 2,5 YR 6/0, sendo 2,5 Y a matriz, 6 de croma e 0 o valor.
O grão de cor cinzento (gray), definida na cartela, foi analisado na sua forma úmida de matriz 2,5 YR 5/0, sendo 2,5 Y a matriz, 5 de croma e 0 o valor.
O grão mosqueado seco de cor bruno olivado claro (light oliver), definida na cartela na sua forma seca de matriz 2,5 Y 5/6, sendo 2,5 Y a matriz, 5 o croma e 6 o valor.
O grão mosqueado úmido de cor bruno amarelado escuro (dark yellow wish brown), definida na cartela na sua forma úmida de matriz 10 YR 4/4, sendo 10 YR a matriz, 4 o croma e 4 o valor.

Outros materiais