Buscar

TRABALHO DE BIOQUÍMICA PH E SISTEMA TAMPÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano.
A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico e consiste num índice que indica a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de um meio qualquer. O pH é uma característica de todas as substâncias determinadas pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). O valor de pH de uma solução pode ser considerado conhecendo-se a concentração em íons (H+), assim a escala de medição varia de 0 a 14, tendo o 7 como valor neutro, e o 0 como acidez máxima, e o 14 como alcalinidade máxima conforme demonstrado na tabela abaixo:
Quadro 1 – Escala de PH
Fonte:http://www.ncbauru.com.br/projetos/nutridicas/a-influencia-do-ph-do-corpo-na-saude-fisica-mental-e-emocional
Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons (H+) e menor a concentração de íons (OH-). O índice do pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância e isso também acontece com o nosso corpo, cujo pH varia de acordo com a concentração de ácidos, metais, sais, etc. Sendo assim, para manter a saúde do corpo humano é extremamente importante equilibrar o seu pH, ou seja, manter o equilíbrio entre a sua acidez e sua alcalinidade. Desta forma é preciso restringir em grande escala alimentos cujos pHs são muito baixos preferindo consumir alimentos alcalinos. Em síntese, um pH abaixo da normalidade (7,4) auxilia na propensão de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. No ano de 1931 Otto Heinrich Warburg (1883-1970) recebeu o Prêmio Nobel por sua tese "A causa primária e a prevenção do câncer". Segundo ele, o câncer é consequência da alimentação e do estilo de vida. Uma alimentação baseada em alimentos ácidos com a agravante do sedentarismo cria em nosso organismo um ambiente de acidez que literalmente expulsa o oxigênio das células. As substâncias ácidas repelem oxigênio, as substâncias alcalinas por sua vez atraem-no. Sendo assim, um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade evitando muitas doenças, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. 
Uma pequena variação do pH dá oportunidade a uma redução do seu sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à nossa saúde, como vírus, bactérias, fungos, que vivem em meios ácidos se proliferem e encontrem um ambiente propício para sobreviver. Entretanto, estas variações de pH normalmente não ocorrem em organismos sadios, porque seus fluídos internos são bem tamponados. As soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. Elas são geralmente formadas por um ácido fraco e um sal desse ácido, ou, então, por uma base fraca e um sal dessa base. As soluções tampão são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. 
2) Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.
Os pHs encontrados em nosso organismo são: neutro: pH7, básico ou alcalino: acima de 7 e ácido: Abaixo de 7. O organismo dispõe de três mecanismos reguladores do pH, que funcionam em sincronia, para preservar as condições ótimas para o metabolismo celular: o mecanismo respiratório, o mecanismo renal e o mecanismo químico constituído pelos sistema tampão.
A regulação respiratória é de ação rápida, capaz de controlar a eliminação do dióxido de carbono e dessa forma, moderar a quantidade de ácido carbônico e a concentração de hidrogênio livre no plasma sanguíneo. O mecanismo respiratório elimina o dióxido de carbono, reduzindo a quantidade de ácido carbônico; O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O dióxido de carbono é transportado pelo sangue até os pulmões, onde é expirado. Os rins eliminam material não volátil que os pulmões não têm capacidade de eliminar. A eliminação renal é de início mais lento, torna-se efetiva após algumas horas e demora alguns dias para compensar as alterações existentes. O mecanismo renal elimina ou economiza íons hidrogênio e bicarbonato, sob a forma de amônia os rins excretam o excesso de ácido. As soluções tampão também regulam o funcionamento do corpo humano. Para que o corpo funcione corretamente, o pH dos fluídos deve ser mantido dentro de certos limites bem próximos. O pH do sangue, por exemplo, deve ficar entre 7,35 e 7,45. Para controlar o pH sanguíneo, o principal tampão utilizado pelo organismo é o tampão de bicarbonato. Se uma base entra no sangue, os íons OH-reagem com a parte ácida do tampão; se um ácido entra no sangue, os íons H+ reagem com a parte básica, sempre mantendo o pH em uma faixa muito restrita. Uma solução dita tamponada é uma solução que consegue manter seu pH constante por meio da associação de um ácido ou base fraca e seu íon conjugado. No caso, quando prótons (H+) ou hidroxilas (OH-) são adicionados, o sistema resiste a essa mudança por meio do equilíbrio químico do ácido/base e de seu conjugado.
LEHNINGER, A. L.; NEL SON, D. L.; COX, M. M. L. Princípios de Bioquímica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 2006.
http://enfermagemsaudavel.com.br/diagnostico/regulacao-renal-do-ph/
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/conceito-ph.htm

Continue navegando