Buscar

Questionário Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA
FISIOLOGIA CARDIO-VASCULAR – Prof. CARLA LANNA
Nome: Natalia Ribeiro Alessandrini
QUESTÕES: 
Quais as diferenças entre Complacência e Distensibilidade Vascular?
R: Distensibilidade vascular é expressa como a fração de aumento do volume para cada milímetro de mercúrio de aumento de pressão, ou seja, se 1 mmHg fizer com que o vaso que antes continha 10ml de sangue aumente seu volume por 1ml , a distensibilidade é de 0,1 por mmHg, ou 10% por mmHg. Já complacência é referida como a quantidade total de sangue que pode ser armazenada em uma determinada região da circulação para cada mmHg de aumento de pressão. Em estudos de hemodinâmica é mais usual conhecer a complacência do que a distensibilidade particular de cada vaso.
O que é Complacência Retardada?
R: Complacência retardada significa que o vaso submetido a aumento de volume apresenta logo de início grande aumento de pressão, mas o estiramento tardio progressivo do músculo liso na parede vascular permite que a pressão retorne ao normal dentro de minutos ou horas. A complacência tardia é mecanismo importante pelo qual a circulação pode acomodar sangue adicional quando necessário, como após uma transfusão de grande volume. É também importante nas hemorragias com grande diminuição de volume sanguíneo.
O que é Pressão Sistólica? Pressão Diastólica? O que é Pressão de Pulso e quais os fatores que a determinam?
R: Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.
Pressão arterial diastólica – normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.
Pressão de Pulso – A diferença numérica entre a pressão arterial sistólica e diastólica é chamado de pressão de pulso. Por exemplo, se a sua pressão arterial em repouso é 120/80 milímetros de mercúrio (mm Hg), sua pressão de pulso é 40 - Que é considerado uma pressão de pulso normal e saudável. A pressão elevada pode ser um forte preditor de problemas cardíacos, especialmente para os adultos mais velhos. Geralmente, uma pressão de pulso maior do que 40 mm Hg é anormal. Uma pressão de pulso inferior 40 pode significar que você tem a função cardíaca pobre, enquanto que uma maior pressão de pulso pode significar válvulas do seu coração são leaky (regurgitação). A causa mais importante de pressão de pulso é a rigidez da aorta, a maior artéria do corpo. A rigidez pode ser devido à pressão alta ou depósitos de gordura nas paredes das artérias (aterosclerose). A maior pressão o pulso, o mais duro e mais danificado os vasos são pensados ​​para ser. Outras condições, incluindo a deficiência de ferro severa (anemia) e tireóide hiperativa (hipertireoidismo) - Pode aumentar a pressão de pulso, bem.
O que causa o amortecimento dos Pulsos de Pressão?
R: Existem duas causas para este efeito: (1) resistência ao movimento do sangue pelos vasos e (2) a complacência dos vasos. A resistência amortece os pulsos porque pequena quantidade de sangue deve se mover para adiante, na onda de pulso, para distender o segmento seguinte do vaso; quanto maior a resistência, maior será a dificuldade para que isso ocorra. A complacência amortece os pulsos porque quanto mais complacente for o vaso, maior será a quantidade de sangue necessária na onda de pulso para provocar aumento na pressão.
O que é Pressão Arterial Média?
R: A pressão arterial média é a média das pressões arteriais medidas a cada milisegundo durante certo intervalo de tempo. Ela não é igual à média entre as pressões sistólica e diastólica porque, nas freqüências normais, maior fração do ciclo cadíaco é usada na diástole do que na sístole; assim, a pressão arterial permanece mais próxima à diastólica que à sistólica duante a maior parte do ciclo cardíaco. Portanto, a pressão diastólica determina cerca de 60% da pressão arterial média, e a pressão sistólica, 40%.
 
O que é Pressão Venosa Central e qual o seu valor normal? Quais os fatores capazes de alterá-la? Como podemos aferir esta Pressão?
R: A pressão atrial direita é regulada pelo balanço entre (1) a capacidade do coração de bombear o sangue para fora do átrio e ventrículo direitos para os pulmões e (2) a tendência do sangue de fluir das veias periféricas para o átrio direito. A pressão atrial direita normal é de cerca de 0mmHg, semelhante à pressão atmosférica ao redor do corpo. Ela pode aumentar para 20 a 30 mmHg em condições muito anormais, como (1) insuficiência cardíaca grave ou (2) após transfusão de grande volume de sangue, o que aumenta muito o volume sanguíneo total e faz com que grande quantidade de sangue tenda a fluir dos vasos periféricos para o coração. 
Quais as conseqüências da elevação na Pressão Atrial Direita?
R: Quando a pressão atrial direita sobe acima de seu valor normal de 0 mmHg , o sangue começa a se acumular nas grandes veias. Isso distende as veias, e até mesmo seus pontos de colapso se abrem quando a pressão atrial direita aumenta acima de +4 a +6 mmHg. À medida que a pressão atrial direita se eleva ainda mais, é produzido aumento correspondente da pressão venosa periférica nos membros e demais partes do corpo. Como o coração deve estar enfraquecido para causar aumento tão grande na pressão atrial direita, chegando a +4 a +6 mmHg, a elevação da pressão venosa periférica não é percepitível nos estágios iniciais da insuficiência cardíaca.
O que é Pressão Hidrostática?
R: É uma pressão resultante do peso da água, que aumenta 1mmHg a cada 13,6 mm abaixo da superfície da água; iniciando com mesmo valor da pressão atmosférica nessa superfície. Essa pressão atua sobre o sistema vascular do ser humano devido ao peso do sangue nos vasos. Ou seja, quanto mais abaixo da superfície (em uma pessoa em pé, os pés estão mais abaixo), maior vai ser essa pressão, aumentando também a pressão dos vasos.
O que é Bomba Venosa ou Bomba Muscular e qual a sua função?
R: É um sistema onda as valvas das veias estão dispostas de forma que, cada vez que as pernas são movimentadas, a contração dos músculos comprime as veias, que ejeta sangue para fora das veias e o único sentido possível do fluxo sanguíneo venoso é em direção ao coração. Sua função é diminuir a pressão venosa nos pés do adulto durante a caminhada para cerca de +20 mmHg, porque e continuasse a mesma pressão de uma pessoa em pé, imóvel, cerca de +90 mmHg, a pressão nos capilares aumentaria muito, fazendo com que o líquido passasse para os espaços teciduais causando inchaço das pernas e diminuindo o volume de sangue.
 
10) O que são Veias Varicosas e quais as suas conseqüências?
R: As válvulas do sistema venoso podem ficar incompetentes, devido a alta pressão venosa, que distende o vaso, mas não distende os folhetos válvulas. Isso é comum em muheres grávidas ou em pessoas que ficam muito tempo em pé. Se essa distensão em excesso durar semanas ou meses, pode haver destruição da função das válvulas venosas, devido a alta pressão constante. prejudicando a bomba venosa. Assim, o indivíduo desenvolve veias varicosas, causando protusões bolhosas sob a pele, principalmente em regiões mais inferiores da perna. Quando pessoas com veias varicosas ficam de pé por algum tempo, as pressões nos capilares e veias aumentam muito, provocando saída de líquido dos capilares, causando edema. Assim a difusão de nutrientes é impedida pelo edema, enfraquecendo músculos, causando dor, ulcerando e gangrenando a pele. O tratamento é o uso de bandagens apertadas sobre as pernas e a elevação desses membros à altura do coração, no mínimo.
Quais são os reservatórios de sanguedo corpo? 
R: Mais de 60 % do sangue encontra-se nas veias que são consideradas reservatório de sangue para a circulação. Quando ocorre uma hemorragia com consequente queda da PA, sinais nervosos são enviados para o centro vasomotor com consequente estímulo do SNS responsável por uma vasoconstricção. A venoconstricção envia grande quantidade de sangue para a circulação. Mesmo com a perda de até 20% de sangue o sistema circulatório funciona normalmente. Determinadas partes do sistema circulatório são tão extensas e complacentes que são chamadas de reservatórios sanguíneos específicos de sangue.
Baço: 100 ml sangue
Fígado: centenas de ml
Grandes veias abdominais: 300 ml
Plexo venoso sob a pele: centenas de ml

Outros materiais