Buscar

CiênciaPolítica AA2 25fev OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa 2
Car@s alun@s,
Na atividade avaliativa 2, nós entraremos no conteúdo da Unidade 2, para a realização de um exercício com base na leitura de alguns capítulos do Segundo tratado sobre o governo, de John Locke.
Com base na leitura dos capítulos I, II, III, V e VII, discutam a relação entre os seguintes pontos:
- A distinção entre o estado de natureza e a sociedade política;
- A questão da igualdade e da liberdade no direito natural e no direito político.
A resposta deve ser enviada num arquivo em formato word, tamanho 12, espaço simples, com tamanho máximo de 2 páginas.
O prazo para envio é 25/2. O texto se encontra na seção "Materiais e ferramentas da disciplina", na pasta de exercícios e complementos (segundotratado.pdf).
Bom trabalho!
Disciplina: Ciência Política
Nome da Atividade: Atividade Avaliativa I 
A distinção entre o estado de natureza e a sociedade política.
Estado de natureza diz respeito ao estado dos indivíduos. Locke entende que o estado de natureza é um estado de perfeita liberdade para decidir seus atos e dispor de suas posses de acordo com sua conveniência, e vive em igualdade com as criaturas de mesma espécie e posição, mas que está submetido a algumas leis de responsabilidade dos próprios homens, que são as leis da natureza. 
John Locke descreve o estado de natureza como um lugar onde não há governo exercendo qualquer poder sobre as pessoas, pois ainda que naturalmente o homem não devesse prejudicar a outrem em sua vida, saúde, liberdade ou posses, não há uma lei conhecida por todos ou imposta pelos homens para que sirva de parâmetro. Cada um está livre para decidir suas ações e colocar à disposição tudo que possui da forma que achar correto ou conveniente, sem estar vinculado a nenhuma outra vontade ou permissão para agir de tal forma. 
No entanto, embora os homens tenham percebido que deveriam agir de acordo com estas normas, ao decidir suas ações ou recriminar as dos outros, poderiam estar sendo influenciados por suas paixões e valores subjetivos, comprometendo a harmonia e a justiça no convívio em comunidade, pois sendo o indivíduo o julgador e executor destas leis, poderiam usá-las de maneira imparcial e injusta. 
Para superar esta instabilidade no estado de natureza, os indivíduos convencionaram um pacto social para criar uma sociedade organizada politicamente e que trouxesse respostas e soluções para as carências apontadas no estado natural. E Locke chama esta sociedade politicamente organizada de governo civil, que surge pelo pacto entre as pessoas, que consentem em abdicar as suas liberdades irrestritas pela submissão da lei clara e conhecida por todos; de um juiz imparcial para aplicá-las; e de um poder legítimo para dar apoio às sanções, pois somente desta forma as suas vidas, liberdades e bens, poderão ser garantidas.
A questão da igualdade e da liberdade no direito natural e no direito político.
No direito natural, os homens são iguais e livres. Nascem com direito à liberdade e a propriedade.
No direito político, as regras foram estabelecidas de forma consensual, por opção do homem em renunciar por vontade própria, sua liberdade ilimitada. São as regras do contrato social, que não anula os direitos irrevogáveis do ser humano, como a liberdade.

Outros materiais