Buscar

apol1 nota100 sociologia organzacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Com o advento da ciência, a maneira como os homens viviam em sociedade, as relações que estabeleciam os distúrbios, e os problemas ocorridos em suas vidas passaram a ser alvo de uma abordagem científica. Considere as seguintes afirmações sobre o conceito de sociologia:
I. Com a sociologia é possível abordar cientificamente a realidade social, mas não aborda as interações entre os indivíduos. 
II. O seu estudo deve servir também para construir uma nova visão da realidade social.
III. Aborda a relação do indivíduo com a coletividade, procurando perceber a maneira como se dão as interações na vida coletiva. 
IV. Já é uma ciência pronta, isto é, já tem todo o seu referencial teórico desenvolvido e não existem divergências na interpretação dos dados sociais. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	II e III apenas.
Você acertou!
A segunda e a terceira afirmações estão corretas. Sociologia é a ciência que estuda a interação do indivíduo com a sociedade, as relações que ele mantém, a sua inserção na coletividade. (p. 23-24). É uma ciência relativamente recente se comparada com outras ciências (p. 16).
	
	B
	I e IV apenas
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas
	
	E
	I e III apenas.
Questão 2/5
A socialização é o processo pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais. Analise as seguintes proposições sobre o processo de socialização e assinale a alternativa correta:
I - É contínuo, começando no dia em que nascemos e terminando apenas no dia em que morremos.
II - Esse processo limita-se aos aspectos simbólicos e de personalidade, não tendo nenhuma influência sobre os processos físicos dos indivíduos.
III - Pode ser considerado uma imposição da sociedade.
IV - A maneira como comemos, por exemplo, pode ser considerada um elemento adquirido por meio do processo de socialização.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Você acertou!
A afirmativa II está errada, pois a socialização também interfere em aspectos físicos, como aprender a andar e comer, por exemplo.
Questão 3/5
O crescimento quantitativo ilimitado da produção material não pode ser sustentado para sempre, dada a finitude da “espaçonave Terra”. Se desejarmos evitar o inevitável esgotamento do “capital natural”, tanto como fonte de  recursos, quanto como sumidouro de resíduos, o processamento de energia e de material deve ser contido.
O Desenvolvimento qualitativo inclui crescimento material, baseado no uso eficiente da energia, dos recursos naturais, na  sua reciclagem, bem como na redução, de resíduos poluentes, na medida em que admite que a produtividade do capital natural pode ser aumentada dentro de certos limites, especialmente mediante o aumento da eficiência  final do produto.    (Daly, 1991, p.34)
 A partir do texto acima, analise cada uma das afirmações.
I - Os recursos naturais do planeta são inesgotáveis.
II - Desenvolvimento qualitativo e crescimento material não são necessariamente incompatíveis.
III - Além da exploração dos recursos da natureza, é necesario reduzir os resíduos que poluem o solo, o ar e a água.
 
De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA.
	
	A
	É correto o que se afirma em I, apenas
	
	B
	É correto o que se afirma em II e III, apenas.
Você acertou!
Alternativa A – errada. Nenhum recurso natural é inesgotável. Mesmo os renováveis necessitam de certas condições para que isso aconteça.
Alternativa B – certa. Efetivamente, é possível explorar os recursos naturais de forma crescente, desde que se respeite a continuidade dos mesmos de forma racional e sustentável.
Alternativa C – errada. O fato de desenvolvimento e crescimento serem compatíveis (II), não significa que os recursos da natureza sejam inesgotáveis (III).
Alternativa D – errada. Embora a redução de resíduos poluentes aconteça (III), isso não garante que os recursos da natureza sejam inesgotáveis (I).
Alternativa E – errada. Pelas razões apresentadas.
	
	C
	É correto o que se afirma em I e II apenas
	
	D
	É correto o que se afirma em I e III apenas
	
	E
	É correto o que se afirma em I, II e III
Questão 4/5
Os desdobramentos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial não ficaram limitados à França e à Inglaterra. Esses países foram apenas o berço das transformações, pois os efeitos das duas “grandes revoluções” se espalharam por vários países da Europa e pelos estados Unidos. 
Analise as seguintes afirmações sobre a importância das “duas grandes revoluções” para o surgimento da sociologia:
I. As duas revoluções provocam um período de estabilidade social, o que permite à sociologia se desenvolver tranquilamente.
II. As transformações provocadas por essas duas revoluções, tanto no campo das ideias como na sociedade, desafiaram os pensadores a formular uma explicação científica da realidade social. 
III. As revoluções ajudaram a sociologia a se aproximar da religião e, assim, a produzirem, juntas, uma nova explicação da realidade.
IV. Não tiveram tanta importância para o surgimento da sociologia, já que essa ciência tem suas origens dentro do meio religioso e místico.
V. Elas desorganizaram a sociedade, o que foi crucial para o surgimento de uma ciência que pudesse resolver os novos problemas que surgiram decorrentes dessas revoluções. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	II e V apenas.
Você acertou!
A segunda e a quinta afirmações são corretas.  As duas revoluções acarretaram um grande número de mudanças na sociedade e nas ideias, surgindo daí a necessidade de novas respostas para os problemas à medida que iam aparecendo. (p. 33-35)
 
	
	B
	III e IV apenas.
	
	C
	I, II e III apenas
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 5/5
Pela primeira vez na história, a ecologia passa a ser um dado importantíssimo para a própria sobrevivênia do capitalismo. Da mesma forma que a poluição pode ameaçar a vida no planeta, pode também quebrar as regras que possibilitam a acumulação de capital. Não seria nada fantástico que, nesse impasse, o capitalismo preferisse sobreviver deixando o mundo acabar…”
 Disponível em: CHIAVENATO, J.J. O masacre da natureza. São Paulo, Moderna, 1990, p. 20
 De acordo com o texto, analise as afirmações abaixo:
 I - A visão ecológica é importante para a sobrevivência do capitalismo.
II - A poluição nada tem a ver com o desenvolvimento do capitalismo.
III - O capitalismo defende o seu crescimento, mesmo que o mundo possa acabar.
IV - Preservação do planeta e desenvolvimento capitalista podem ser compatíveis.
 
Assinale a seguir a opção correta.
	
	A
	São corretas as afirmações I e II somente.
	
	B
	São corretas as afirmações II e IV somente.
	
	C
	São corretas as afirmações II, III e IV somente.
	
	D
	São corretas as afirmações I, III e IV somente
Você acertou!
A alternativa A – incorreta. Há uma relação forte entre poluição e desenvolvimento capitalista (III).
 
A alternativa B – incorreta. O desenvolvimento capitalista deu-se, em boa parte, associado a atividades poluidoras.
 
A alternativa C – incorreta pelas mesmas razões apresentadas em A e B.
 
A alternativa D – correta. A visao ecológica de sustentabilidade é hoje uma forte exigência para atividades econômicas que preservem o ambiente (I). Infelizmente o capitalismo selvagem não respeita a preservação do planeta (III), a pesar de que seja possível e conveniente, ao mesmo tempo, produzir bens e preservar os recursos naturais (IV).
 
A alternativa E – incorreta. Pelas razões apresentadas em A, B e C.
 
 
 
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais