Buscar

Exercício Semana 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Semana 3 – Processo Civil IV
 1a Questão: Adalberto ajuizou uma ação em face da Seguradora Porto Bello pleiteando o recebimento do seguro de vida realizado pelo seu tio Marcondes. Alega na inicial que a seguradora, de forma injustificada, se negou a pagar a indenização sob o argumento de que o segurado agiu de má-fé ao não informar que realizara uma cirurgia de coração 10 anos antes da assinatura do contrato. Após a instrução o juiz julgou procedente o pedido para condenar a Seguradora a pagar a respectiva indenização em valor a ser apurado em fase de liquidação. Diante do caso concreto indaga-se: 
Qual é a modalidade de liquidação de sentença mais adequada ao caso concreto? É possível modificar a sentença em fase de liquidação?
Resposta: Existem 2 modalidades de liquidação de sentença (por arbitramento ou procedimento comum). No caso em tela é aplicável a opção por Arbitramento, prevista no Art. 510 do CPC, pois será necessária uma apuração de valores envolvendo perícia.
b) Como deverão proceder as partes caso discordem do valor apurado na liquidação?
Resposta: Não é possível modificar a sentença em fase de liquidação, vedação prevista no Art. 509, § 4º do CPC. Cabe, no entanto, recurso (Agravo de Instrumento).
QUESTÕES OBJETIVAS
Questão nº 2. Considerando o CPC, indique a alternativa que não contempla título executivo extrajudicial: 
a) o crédito de auxiliar de justiça, quando as custas, emolumentos ou honorários tiverem sido aprovados por decisão judicial; 
b) a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor; 
c) a nota promissória; 
d) o crédito decorrente de foro ou laudêmio.

Outros materiais