Buscar

OBJ SOCIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota: 40
Disciplina(s):
Sociologia Organizacional
	
	
	
	
	
	
Questão 1/10
O que Weber chamou de racionalização caracteriza-se pelo triunfo da ciência e da técnica sobre outras formas de organização da vida. Essa racionalização possui aspectos positivos e negativos. Sobre essa temática relacione a Coluna A (aspectos positivos ou negativos) com a Coluna B (consequências desses aspectos).
	Coluna A
	Coluna B
	1. Aspectos positivos
	(   ) Organiza o conhecimento
	2. Aspectos negativos
	(   ) Excesso de regras e normas
	 
	(   ) Desenvolvimento da ciência
	 
	(   ) Perda de autonomia e individualidade
	
	A
	1, 1, 2, 2
	
	B
	1, 2, 1, 2
Você acertou!
A racionalização tem aspectos positivos, pois organiza o conhecimento, mas apresenta aspectos negativos também. O excesso de regras e normas a serem cumpridas faz com que os homens percam a individualidade e a autonomia.
	
	C
	2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 2, 1, 1
Questão 2/10
A socialização é o processo pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais. Analise as seguintes proposições sobre o processo de socialização e assinale a alternativa correta:
I - É contínuo, começando no dia em que nascemos e terminando apenas no dia em que morremos.
II - Esse processo limita-se aos aspectos simbólicos e de personalidade, não tendo nenhuma influência sobre os processos físicos dos indivíduos.
III - Pode ser considerado uma imposição da sociedade.
IV - A maneira como comemos, por exemplo, pode ser considerada um elemento adquirido por meio do processo de socialização.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Você acertou!
A afirmativa II está errada, pois a socialização também interfere em aspectos físicos, como aprender a andar e comer, por exemplo.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto abaixo
[...] Grosso modo, o sentido mais profundo da expressão “senso comum” remete ao tipo de experiência que é propriamente humana, isto é, a experiência do sofrimento ou a experiência tradicional. Um dos elementos que tornam o homem diferente das outras criaturas é a sua capacidade de refletir sobre o sofrimento, de saber que vai morrer, que pode ser acometido por catástrofes, doenças, etc. A experiência tradicional nos dá os elementos para a compreensão de nossa condição de seres falíveis. As tragédias antigas (tão valorizadas por Aristóteles) davam conta dessa experiência. A literatura moderna e contemporânea também o faz.
(Disponível em http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/senso-comum.htm)
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados em sala de aula, existem diferenças entre conhecimento científico e senso comum. Analise as afirmativas a seguir sobre as características do conhecimento proveniente do senso comum
I. O senso comum é o tipo de conhecimento utilizado no dia a dia, que é aprendido no cotidiano e que passa de geração a geração, permitindo que as pessoas realizem suas atividades.
II. O senso comum produz conhecimentos que funcionam e que têm um certo grau de exatidão, mas não tem consciência de seus limites e validade.
III. O objetivo do senso comum é fornecer explicações sobre os princípios que estão por detrás de suas conclusões.
IV. O senso comum nasce da busca de encontrar explicações controláveis e sistemáticas sobre os fatos.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas. 
As afirmativas I e II estão corretas. A alternativa III e IV estão erradas porque é a ciência que tem o objetivo de fornecer explicações sobre os princípios que estão por traz de suas conclusões e a busca de encontrar explicações controláveis e sistemáticas sobre os fatos
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas
Questão 4/10
O questionamento a respeito da natureza da tecnologia e da ciência tem proporcionado amplo debate na literatura, embora não seja uma discussão nova a reflexão sobre a natureza do conhecimento científico e o papel que ele ocupa na sociedade ganha força a partir da década de 50 do século passado. O posicionamento inicial da Sociologia da Ciência estava pautado nas ideias advindas do movimento chamado de “Círculo de Vienna”. Sobre as características da ciência a partir do Círculo de Vienna, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I - Sua principal característica é o positivismo lógico
II - Tem como característica a busca por uma ciência racional e quantificável
III- Tem como característica a compreensão das interferências sociais na construção da ciência.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	D
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Você acertou!
O Círculo de Vienna, foi um movimento que deu força à Teoria do Conhecimento, à Filosofia da Ciência e a à Sociologia da Ciência. Sua principal característica é o positivismo lógico, corrente que tem foco no empirismo (confirmação de dados na realidade), busca de uma ciência racional, quantificável, relações de causa e efeito e isenção de interferências sociais (TRIGUEIRO, 2009).
Questão 5/10
Uma das principais características das organizações modernas formais é a sua estrutura burocrática, que pode variar de tamanho, de idade, de eficiência entre outras variáveis de uma organização para outra. Mesmo com as diferenças individuais entre as organizações, existem características que são próprias da estrutura burocrática, conforme foi observado por Weber.
Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores sobre a e estrutura burocrática na visão de Weber
I. Existe impessoalidade e imparcialidade. Os funcionários podem ser substituídos por outros aptos a exercer suas funções.
II. São regidas por regulamentos, leis ou normas administrativas: as funções dentro de uma organização são exercidas de forma continuada e vinculadas a regras previamente definidas.
III. Contemplam uma estrutura hierárquica: as posições de cada funcionário, (subordinado e superior) tem direitos e responsabilidades definidos pelas suas posições no interior do sistema e pelas regras estabelecidas.
IV. Não há regras para a realização das tarefas: cada funcionário tem a liberdade de fazer da forma que preferir.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e III, apenas.
A alternativa correta é a d) As afirmativas I, II e II estão corretas. A afirmativa IV está errada porque há regras definidas para a realização de tarefas
	
	E
	Afirmativa II e III apenas.
Questão 6/10
Fatos são fenômenos que acontecem constantemente na realidade objetiva, leis cientificas estabelecem relações entre dois fenômenos, teorias científicas são conjuntos de proposições que permitem a coordenação entre fatos e leis. Contudo, a história da ciência não resulta da mera acumulação de fatos, dados e teorias, mas dos paradigmas. 
Sobre esse assunto analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I - Paradigma é uma visão peculiar, uma maneira de ver e observar o mundo.
II - A mudança de paradigma é algo sutil, quase imperceptível.
III - Cada paradigma possui suas teorias, fatos, noções científicas aceitas.
IV - Diversos paradigmas coexistem, há uma sobreposição entre eles.
V - O paradigma funciona como um guia que direciona o trabalho do cientista.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas IV e V estão corretas
D
	Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas
Uma ressalva importante ao se falar em fatos e teorias é que a história da ciência não resulta da mera acumulação de fatos, dados e teorias, cada época possui uma visão peculiar, uma maneira de ver e observar o mundo. Essa forma de compreender o mundo é chamada de paradigma. Cada paradigma possui suas teorias, fatos, noções científicas aceitas na prática científica, caracteriza-se por modelos e funciona como um guia que direciona o trabalho do cientista, pois dita o que é aceito e praticado. Quando se dá a rejeição parcial ou total de um paradigma e o novo é aceito, a ciência entra num período de revolução, que são súbitos episódios de renovação e desenvolvimento, que permitem uma nova percepção sobre o mundo e sobre a ciência.
Questão 7/10
Recentemente a Sociologia da Ciência buscou uma contraposição ao modelo positivista de se fazer ciência pregado pelo Círculo de Vienna. 
Sobre a visão atual da Sociologia da Ciência assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a opção correta.
 
(   ) A Sociologia da Ciência voltou-se para a compreensão da dimensão social da atividade científica, correlacionando esta atividade a outras esferas da vida social, como a política e a econômica, considerando-a como uma instituição social.
(   ) A Sociologia a Ciência explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social.
(   ) A Sociologia da Ciência considera a ciência como construída socialmente.
(   ) A Sociologia da Ciência entende que os fatos científicos são realidades puras, com caráter de verdade objetiva.
	
	A
	V, V, F, F
	
	B
	V, V, V, F
Trigueiro (2009) explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social. Assim, as comunidades científicas são grupos sociais, com regras e características próprias que conferem à ciência, além dos seus aspectos cognitivos, elementos sociais na produção científica. Ao analisar esse processo, a Sociologia da Ciência levanta o debate sobre verdade científica e racionalidade técnico científica que buscam a neutralidade científica e ciência pura. Para os estudiosos, ao enfatizar as relações entre os pares da comunidade científica para explicar o modo como se organiza e se realiza a atividade científica, por meio da junção de elementos sociais, culturais e políticos na obtenção dos fatos científicos, a ciência passa a ser construída socialmente.
	
	C
	V, F, V, F
	
	D
	F, V, F, V
Questão 8/10
Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a diferença entre divisão manufatureira do trabalho e divisão social do trabalho:
	
	A
	Divisão social do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão manufatureira do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
	
	B
	Divisão taylorista do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão fordista do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
	
	C
	Divisão das etapas do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão de classes à dominação hierárquica.
	
	D
	Divisão manufatureira do trabalho está ligada a divisão das etapas de produção e divisão social do trabalho à divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Na fábrica o trabalho foi dividido em várias etapas para serem executadas por diferentes trabalhadores, visando ganho de tempo na execução das tarefas e aumento de produtividade. Paixão (2012) aponta que essa divisão manufatureira do trabalho também gerou uma divisão social do trabalho. Por divisão manufatureira do trabalho entende-se a divisão das etapas de produção e por divisão social do trabalho a divisão entre os ofícios, as ocupações e as profissões dentro da sociedade.
Questão 9/10
Burocracia é a materialização da racionalidade moderna capitalista, aplicada pelas instituições, como um meio racional e objetivo de alcançar suas finalidades. A burocracia é desta maneira concebida como uma forma racional de organização da sociedade moderna, composta por três dimensões. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as três dimensões da burocracia nas organizações modernas.
	
	A
	Positiva, negativa e neutra.
	
	B
	Rotina, hierarquia e impessoalidade.
	
	C
	Organização, poder e controle.
Podemos compreender que a burocracia possui diversas dimensões – reproduzidas no interior das organizações, e para além delas –, que refletem as próprias formas de organização da sociedade moderna capitalista. Essas dimensões refletem as ideias de organização, poder e controle.
 
	
	D
	Funções, disfunções e impessoalidade.
Questão 10/10
“Unir duas empresas para gerar uma nova marca sem por em risco a identidade de cada uma delas não é uma tarefa fácil. Há quase oito anos, a Sony e a Ericsson apostaram nesta joint venture para produzir celulares, agregando valores das duas marcas. É também o que convencionou-se chamar de co-brand. De um lado havia o conhecimento da Sony focado em produtos eletrônicos, de outro, a experiência da Ericsson no mercado de telecomunicações. A iniciativa deu origem a Sony Ericsson que hoje figura entre as cinco marcas de celulares mais vendidas do mundo, ao lado da Nokia, da Samsung, da Motorola e da LG. Segundo dados do Gartner, em 2008, a companhia vendeu mais de 93 milhões de aparelhos mundialmente, gerando uma receita líquida de US$ 16.754 bilhões. O desempenho da Sony Ericsson, no entanto, está longe da finlandesa Nokia, líder de mercado. De acordo com o IDC, no ano passado, a Nokia possuía 40,9% de market share contra 8,4% da Sony Ericsson. Depois de muitas especulações sobre uma possível crise e o fim da parceria entre a Sony e a Ericsson, agora as empresas investem no reposicionamento da marca”.
(Fonte: https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2009/09/sonyericsson.pdf)
Com base no contexto apresentado e no material da rota, pergunta-se: Porque a união de duas empresas pode pôr em risco a identidade de cada uma delas?
	
	A
	Você não concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade da empresa.
	
	B
	O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos, mas não há necessidade da gestão se preocupar com isso, pois com o tempo as coisas se adaptam.
	
	C
	O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos. Os administradores devem estar atentos a esse processo e fazer a gestão das culturas organizacionais.
Você acertou!
as organizações podem ser consideradas microsociedades, portanto a fusão de duas empresas significa a junção de duas sociedades, as quais possuem regras, cultura e funcionamentos diferentes. Esse processo precisa ser acompanhado por profissionais competentes para evitar a perda de bons profissionais e conflitos decorrentes da fusão. Assim, a resposta mais adequada a esse questionamento seria a letra “C”.
	
	D
	Você concorda com essa afirmação, o processo de fusão é vantajoso estrategicamente não tendo necessidade de preocupação com identidade da empresa, pois pouco importa qual empresa é, nem tampouco o que faz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes