Buscar

Gabarito Disc Sociologia e RSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota: 52
Disciplina(s):
Responsabilidade Social e Empresarial
Sociologia Organizacional
	Data de início:
	12/09/2016 16:43
	Prazo máximo entrega:
	12/09/2016 17:43
	Data de entrega:
	12/09/2016 17:06
Questão 1/5
Durkheim considera a divisão do trabalho uma condição essencial para a existência da sociedade, pois apresenta uma função econômica e moral, já que sua verdadeira função é criar entre duas pessoas um sentimento de solidariedade. A partir disso, explique a concepção de Durkheim sobre a sociedade tradicional e sua solidariedade mecânica:
Nota: 6.0
	Segundo Paixão (2012) as sociedades tradicionais apresentam pouca ou nenhuma divisão do trabalho, o que acarreta baixo nível de especialização. Por conta disso os indivíduos são parecidos uns com os outros, havendo pouca diferenciação entre o que fazem. Nessas sociedades a consciência coletiva é mais forte, pois o sentimento de pertença ao grupo é maior, acarretando maior coesão. Isso faz com que os imperativos sociais (normas, leis, modos de agir e de pensar) se imponham ao indivíduo, que segue essas regras como um dever moral, pois as violações são punidas pelo próprio coletivo, assim existem poucas divergências individuais. Prevalece nessas sociedades simples a chamada solidariedade mecânica.
Resposta:A sociedade tradicional o individuo realiza sem trabalho normalmente, já na mecânica um trabalho exaustivo e repetitivo, tendo jornadas de trabalho longas e pessoal sem qualificação. 
Questão 2/5
O cenário que deu origem à sociologia abarcou uma série de mudanças introduzidas pelas duas grandes revoluções dos séculos XVIII e XIX – a revolução francesa e a revolução industrial. Ambas acarretaram um grande número de mudanças na sociedade e nas ideias, surgindo daí a necessidade de novas respostas para os problemas à medida que iam aparecendo.
Faça uma síntese dos principais desdobramentos das duas grandes revoluções.
Nota: 10.0
	Revolução francesa: fim do feudalismo e do antigo regime, ascensão da burguesia ao poder, fim dos privilégios da nobreza, abalo no poder da igreja.
Revolução industrial: novas tecnologias e mudanças nas formas de organizar o trabalho, industrialização, êxodo rural e urbanização, surgimento do proletariado, condições precárias de vida dos trabalhadores. (Resposta a partir da página 26 do livro base).
Resposta:A revolução industrial trouxe grandes mudanças, trazendo as pessoas do campo para as cidades grandes, não tendo mão de obra especializada, assim tendo que trabalhar horas sem descanso.
Questão 3/5
Posturas de gestão com a preocupação sobre o impacto ambiental gerado pela empresa,  vem cada vez mais ocupando espaço em Instituições de negócios.  Um dos novos conceitos a ser agregados aos processos de gestão das empresas, é o conceito de Ecoeficiência , que originou-se em uma publicação do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável  (World Business Council for Sustainable Development) ; e é definido como “ Entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade da Terra em suportar”.
 
Enunciado
Dentre os vários aspectos que caracterizam uma gestão nos moldes da Ecoeficiência, escolha e resuma três aspectos:
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno escolha 3 aspectos entre:
Diminuição do consumo de materiais e de energia nos processos de produção de bens e serviços;
Diminuição da disseminação de matérias tóxicas;
Aumento das atividades de reciclagem dos vários tipos de materiais descartados;]
Maximização do aproveitamento sustentável dos recursos disponibilizados na natureza
Aumento do tempo de uso dos produtos (ou ciclo de vida)
Incorporação do fator valor aos bens e serviços
 
Resposta:Gestão de ecoficiaência é a empresa produzir sem gerar grades impactos, e ão descantando resíduos no meio ambiente.
Questão 4/5
ISO 26000  
 
No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo.
 
Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas. 
Disponível em http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/pontos-iso.asp
 
 
Enunciado
Existem 7 princípios que regem esta norma. São eles: Accountability, Transparência, Comportamento ético, Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders), Respeito pelo Estado de Direito, 
Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento, 
Direito aos humanos. 
Supondo que uma mineradora teve um acidente ambiental de grandes proporções e que a sociedade está pressionando por explicações e ressarcimentos. Escolha 3 dos princípios acima, relate qual é o seu significado e como deve ser a postura da Direção desta empresa em relação ao ocorrido caso esta empresa passe a seguir a Norma ISO 26000
 
Nota: 16.0
	Espera-se que o aluno saiba o significado dos princípios, conforme descrição abaixo.
Accountability: Obs.: Optou-se por não traduzir este termo, porém uma aproximação razoável seria responsabilização
Significado: Ato de responsabilizar-se pelas conseqüências de suas ações e decisões, respondendo pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, prestando contas aos órgãos de governança e demais partes interessadas declarando os seus erros e as medidas cabíveis para remediá-los.
Transparência:
Significado: Fornecer às partes interessadas de forma acessível, clara, compreensível e em prazos adequados todas as informações sobre os fatos que possam afetá-las.
Comportamento ético: 
Significado: Agir de modo aceito como correto pela sociedade - com base nos valores da honestidade, equidade e integridade,  perante as pessoas e a  natureza - e de forma consistente com as normas internacionais de comportamento.
 
Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders): 
Significado: Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham um interesses nas atividades da organização ou por ela possam ser afetados.
Respeito pelo Estado de Direito:
Significado: O ponto de partida mínimo da responsabilidade social é cumprir integralmente as leis do local onde está operando.
Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento:
Significado: Adotar prescrições de tratados e acordos internacionais favoráveis à responsabilidade social, mesmo que não que não haja obrigação legal.
Direito aos humanos:
Significado: Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que requerem.
 
Postura Geral:
Espera-se que o aluno identifique no mínimo 3 das ações abaixo
 
 
A postura que a empresa deve ter deve ser:
Arcar com todas as despesas ambientais e sociais de forma eficiente
Realocar as pessoas que não podem mais ficar em sua residência
Pagar indenização pelo lucro cessante
Criar projetos para alavancar novas possibilidades de renda
Desculpar-se publicamente pelo ocorrido, comprometer-se a ter uma gestão de riscos ambientais mais efetivoconvocando ONGs ou empresas de auditoria de reconhecido conhecimento para assessorá-la
Investir em pesquisas ambientais e ações que possam mitigar o impacto causado
Caso o impacto não possa ser mitigado a contento na região a empresa deve disponibilizar recursos para alguma fortalecer a preservação ambiental em alguma região próxima, preferivelmente no mesmo Bioma
Estabelecer uma auditoria interna para identificar os responsáveis diretos, e se houve problemas  corrupção
Fazer Foruns ou similares para ouvir as partes interessadas diretamente afetadas
 
Resposta:A empresa deve ter comportamento ético informando o acidente ambiental, informando aos seus clientes, fornecedores, parte da empresa o dano e procurar uma solução ao problema, uma empresa que trabalha com transparência consegue resolver o incidente e evitando ao máximo o dano ao meu ambiente. Antigamente as empresas não tinham esse pensamento, mais com o passar dos anos, com as transformações das grandes cidades, foram obrigadas a proporcional um ambiente saudável e produtos que não danifiquem a natureza.
Questão 5/5
A sociologia econômica importa-se com a aplicação de ideias, conceitos e métodos sociológicos aos fenômenos econômicos, portanto estuda os fenômenos econômicos e a maneira como esses influenciam a sociedade ou são influenciados por ela. Assim, os sociólogos da economia se posicionam contrários ao conceito de homo economicus, explique por quê?
Nota: 10.0
	De acordo com Lepsius (2012), a sociologia econômica de Weber analisa o agir econômico de modo realista, considerando a relação da economia com outros fenômenos culturais, portanto a atividade econômica é um agir social de indivíduos e de associações. Assim, como explica Lallement (2006), a sociologia econômica almeja analisar os fatos econômicos imbricados no contexto social, jurídico e histórico. Swedberg (2004) esclarece que a sociologia econômica importa-se com a aplicação de ideias, conceitos e métodos sociológicos aos fenômenos econômicos (como mercados, empresas, lojas, sindicatos e etc), portanto estuda os fenômenos econômicos e a maneira como esses influenciam a sociedade ou são influenciados por ela. Novamente, constata-se que os fenômenos econômicos são sociais por natureza, o que faz com que os sociólogos da economia se posicionem contrários ao conceito de homo economicus, pois concebem a existência apenas de atores sociais que constroem socialmente a economia.
Resposta:a sociologia econômica vinha trazer simplicidade, trabalho artesão, sem jornada de trabalho exaustivas

Outros materiais