Buscar

CASO CONCRETO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio de Sá- Unidade Moreira Campos
Professor: Dantas
Aluno: Edilson da Silva Almeida
Direito Penal II – Caso Concreto II
“SÃO PAULO - Uma farmácia foi assaltada quatro vezes pelo mesmo ladrão em São Carlos, a 229 km da capital paulista. Nesta quinta-feira, ele foi preso. As câmeras de segurança da farmácia gravaram a ação. O vídeo mostra o assaltante chegando à farmácia e pedindo um xarope à atendente. Em seguida, ele anuncia o assalto com uma faca e pede todo o dinheiro no caixa. Ele fez dois assaltos seguidos à farmácia: na manhã de quarta-feira e nesta quinta-feira.
O cara virou meu sócio. Todo dia ele vem sangrar meu caixa. Eu não agüento mais -
desabafou o dono da farmácia, Paulo César Castilho. Atos Henrique Pinto, de 26 anos,
acabou preso.” (Fonte: Jornal O Globo, 08/04/2011).
Analisando a reportagem acima, podemos dizer que Atos responderá pelos crimes de roubo, em qual modalidade de concurso de crimes? Explique, inclusive se haverá exasperação ou cumulação das penas.
Resposta: De acordo com o texto acima, Atos cometeu dois crimes, um na quarta e outro no dia seguinte, podemos deduzir que, o crime é de mesma espécie e semelhante em tempo e condições, mesmo lugar e mesmos modo, logo, podemos inferir que é um crime continuado genérico de acordo com o Art. 71, CP. A aplicação da pena usa-se o sistema de exasperação, aplica-se a pena de um só dos crimes, como foram apenas dois crimes a pena será aumentada em 1/6. Não será o usado o cumulo de penas por serem crimes cometidos em menos de 30 dias.
Questão objetiva
Assinale a opção correta, no que se refere ao concurso de crimes. 
Resposta: a) Não se admite a suspensão condicional do processo se a soma da pena mínima com o aumento mínimo de um sexto for superior a um ano. 
b) Não se aplica a continuidade delitiva quando os delitos atingirem bens jurídicos personalíssimos de pessoas diversas, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal.
c) O Supremo Tribunal Federal admite a continuidade delitiva entre os crimes de furto e roubo.
d) Configura-se concurso material a ação única lesiva ao patrimônio de diversas pessoas. 
e) Conforme o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, não se aplica o princípio da consunção entre os crimes de falsidade e estelionato, por se tratar de caso de aplicação do concurso formal.
Desenvolvimento

Outros materiais