Buscar

Atividade diagnostica 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade diagnostica 2
1)As habilidades e competências de um líder são descritas por Quinn em oito papéis. O papel de mentor é um deles. Assinale, a seguir, a alternativa que se refere a esse papel:
Alternativas:
a)Apresentar ideias aos colaboradores de maneira eficaz e dinâmica, negociando e mostrando os benefícios que elas poderão proporcionar, para que todos possam adotá-las.
b)Criar um ambiente onde os colaboradores se sintam motivados e comprometidos com a produtividade, de maneira autônoma, de modo que este ambiente influencie positivamente líder e colaboradores.
c)Utilizar e incentivar a criatividade na geração de novas ideias e na solução de problemas.
d)Apoiar os colaboradores, reconhecer seus esforços e ajudar no desenvolvimento individual de cada um, promovendo treinamento e aprimorando as competências de cada colaborador.
e)Ter controle de todos os processos de trabalho da equipe, estar atento a todas as informações necessárias para o bom andamento do trabalho da equipe.
2)Com base na Teoria do Reforço de Skinner, assinale a alternativa FALSA:
Alternativas:
a)Baseia-se na ideia de que o comportamento é determinado por suas consequências, afirmando que comportamentos reforçados tendem a se repetir.
b)A punição suprime o comportamento ocasionando um evento aversivo ou retirando um evento positivo.
c)O reforço é uma consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de ele acontecer novamente. Sua aplicação é mais eficaz quando segue um comportamento de modo imediato.
d)Um comportamento pode ser modelado, reforçando respostas que sejam cada vez mais parecidas com a resposta desejada.
e)O reforço positivo consiste em dar uma punição, e o reforço negativo consiste em retirar alguma coisa da qual o indivíduo não gosta.
3)Com base em seus conhecimentos acerca de liderança carismática, assinale a alternativa FALSA:
Alternativas:
a)Trata-se de líder voltado para o trabalho, que não se atenta para as pessoas que o executam, que prefere reter as informações para si, com medo de perder o poder que está vinculado à informação.
b)Este tipo de líder expressa emoção, muitas vezes de forma não convencional; e esses comportamentos emotivos acabam envolvendo ainda mais seus seguidores.
c)O líder compartilha com a equipe a visão de forma articulada e clara, propõe aos seus seguidores os objetivos a serem alcançados, demonstrando que todos têm capacidade e competência para atingi-los.
d)O líder mostra que está disposto a assumir riscos pessoais para alcançar a visão, inspira confiança nos seguidores, que se comprometem ainda mais com a visão e com a organização.
e)Por ter a capacidade de perceber as habilidades e os sentimentos de cada membro da sua equipe, o líder carismático conquista o envolvimento de toda a equipe, que trabalha em clima de cooperação e apoio mútuo.
4)Quando os colaboradores percebem a falta de ética na liderança esta liderança:
Alternativas:
a)Se torna mais fraca.
b)Se extingue.
c)Se torna mais forte.
d)Ganha poder.
e)É mais respeitada.
Atividade de Aprendizagem 2
1)As Teorias Comportamentais sugerem que o comportamento do líder é que determina se ele será ou não um líder eficaz, deixando de lado o foco nos traços de personalidade. Em 1930, Kurt Lewin, em sua pesquisa, definiu três tipos de liderança. Assinale a alternativa que apresenta esses tipos de liderança:
Alternativas:
a)Liderança autocrática, liderança liberal e liderança referente.
b)Liderança autocrática, liderança referente e liderança democrática.
c)Liderança legítima, liderança liberal e liderança democrática.
d)Liderança autocrática, liderança liberal e liderança democrática.
e)Liderança coercitiva, liderança liberal e liderança democrática.
2)Assinale a alternativa que melhor define a Teoria da Equidade, de John Stacey Adams:
Alternativas:
a)Existe uma forte tendência de agir de determinada maneira que depende da força da expectativa de que esta ação trará certo resultado e da atração que este resultado exerce sobre o indivíduo.
b)Existem fatores diferentes levam à satisfação ou insatisfação e desmotivação dos colaboradores, sendo que a satisfação com o trabalho está relacionada a fatores intrínsecos e a insatisfação e desmotivação estão relacionadas a fatores extrínsecos.
c)Os impulsos surgem para satisfazer as necessidades básicas derivadas da fisiologia e relacionadas à sobrevivência e o incentivo pode ser um objeto, uma condição ou uma significação externa que direcionam o comportamento.
d)A satisfação e a motivação dos colaboradores estão diretamente ligadas à comparação justa entre os mesmos. Os colaboradores comparam seus recursos e seus resultados com outros no local de trabalho.
e)O autor afirma que alguns motivos são considerados não aprendidos e estão presentes desde o nascimento, podendo ser influenciados em parte pela aprendizagem, outros motivos são basicamente aprendidos.
3)A liderança evoluiu com o tempo. No entanto, ainda há alguns resquícios de estilos de liderança ineficazes. Assinale a alternativa que contenha exemplos de resquícios ineficazes de liderança:
Alternativas:
a)Líder voltado para o trabalho, sem atentar-se para os funcionários, preferindo reter as informações para si, com medo de perder o poder que está vinculado à informação.
b)Líder que compartilha com a equipe a visão de forma articulada e clara, propondo aos seus seguidores os objetivos a serem alcançados.
c)Líder que incentiva o processo de desenvolvimento das pessoas, levando-as a pensar por si mesmas e a trabalhar de forma independente.
d)Líder que promove a inteligência, a racionalidade e a resolução cuidadosa dos problemas e dá atenção individualizada aos colaboradores, orientando e aconselhando.
e)Líder que sugere trocas de recompensas por esforços, promete recompensas por bom desempenho, reconhece as realizações.
4)Em relação ao processo de mentoring, é possível afirmar que:
Alternativas:
a)A função do mentor é ouvir, aconselhar, orientar e influenciar o aprendiz na busca de novos conhecimentos, práticas profissionais e nas escolhas que ele não teria condições de fazer sozinho. O processo de mentoring tem duração de médio e longo prazo.
b)É o líder que irá treinar o aprendiz. O mesmo se compromete a ajudar e apoiar no processo de aprendizado para que seu aprendiz a líder possa conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.
c)Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada.
d)É uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras e limitações.
e)Trata-se de um profissional que deve ser capacitado e habilitado a aplicar os processos nas organizações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais