Buscar

Apol 5 Contabilidade e Planejamento Tributário Direito Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Contabilidade e Planejamento Tributário
Direito Tributário
Questão 1/5 - Direito Tributário
Dentro do estudo de planejamento tributário, para que suas ações sejam desenvolvidas de forma efetiva, estas devem ser executadas preferencialmente:
Nota: 20.0
	
	A
	Após a ocorrência do fato gerador.
	
	B
	Após o pagamento do tributo
	
	C
	A seguir da ocorrência do fato gerador.
	
	D
	Durante a ocorrência do fato gerador.
	
	E
	Antes de ter acontecido o fato gerador.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA E. A maioria das ações que se tenha em mente, relacionadas ao planejamento tributário devem ser executadas antes de ter acontecido o fato gerador, deixando claro, que outras atitudes poderão ser tomadas após ter ocorrido o fato gerador, que entendemos não fazem parte do planejamento tributário, mas sim, de qualquer adequação ou acerto, mas necessariamente dentro dos parâmetros legais (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, p.92).
Questão 2/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
A Legislação relativa ao IR/1999 determina que se façam ajustes no lucro líquido do exercício, para efeito de apuração do lucro real. O art.249 do Regulamento do Imposto de Renda (RIR) determina que para apurar o Lucro Real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração alguns itens. Considere as sentenças a seguir e assinale a alternativa que corresponde aos itens adicionais do art. 249 do RIR.
 
I) os custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real.
II) os lucros, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do custo líquido que, de acordo com este Decreto, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real.
III) os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, devam ser computados na determinação do lucro real.
Nota: 20.0
	
	A
	As sentenças I e III estão corretas
Você acertou!
Gabarito: Art. 249. Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração (Decreto-Lei n.1.598, de 1977, art. 6º). I – os custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real; II – os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, devam ser computados na determinação do lucro real. (Brasil, 1999a). (Livro Contabilidade Tributária, p. 90 e 91)
	
	B
	Apenas a sentença II é correta
	
	C
	Apenas a sentença I é correta
	
	D
	As sentenças I e II estão corretas
	
	E
	Todas as sentenças estão corretas
Questão 3/5 - Direito Tributário
Evasão e elisão fiscal são dois conceitos que aparentemente parecem ter a mesma significação, mas que são diametralmente distintos, sendo distinguidos genericamente pela seguinte oposição:
Nota: 20.0
	
	A
	Evasão fiscal designa uma conduta lícita e elisão fiscal uma conduta ilícita.
	
	B
	Evasão fiscal designa uma conduta ilícita e elisão fiscal uma conduta ilegal.
	
	C
	Evasão fiscal designa uma conduta ilegal e elisão fiscal uma conduta lícita.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA C. Evasão Fiscal: se os meios encontrados para deixar de pagar ou reduzir o montante a ser pago, forem conseguidos de maneira que atente contra legislação existente, será considerada ilegal, podendo seu infrator ser punido, tanto na esfera civil, quanto penal (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PÁG 105); 
Elisão fiscal: é o resultado lícito do planejamento tributário, que a pessoa –ainda não contribuinte- pratica com suporte em princípios basilares da ordem constitucional brasileira, decorrendo de atos ou omissões anteriores à ocorrência do fato gerador. (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PÁG. 116)
	
	D
	Evasão fiscal designa uma conduta legítima e elisão fiscal uma conduta ilegítima.
	
	E
	Evasão fiscal designa uma conduta lícita e elisão fiscal uma conduta legítima.
Questão 4/5 - Direito Tributário
O planejamento tributário atua sobretudo no campo:
Nota: 20.0
	
	A
	Da recolha de tributos após o fato gerador mediante multa.
	
	B
	Dos limites de incidência de tributos de acordo com hipóteses legais.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA B. O planejamento tributário visa atuar no estudo dos limites de incidência dos tributos. Entendemos como campo de incidência, tudo aquilo que está previsto na legislação como hipóteses, que, depois de concretizadas, determinam a obrigação tributária (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PÁG. 95/96)
	
	C
	Da omissão de empresas do pagamento de tributos obrigatórios.
	
	D
	Da alteração de informações às autoridades fazendárias.
	
	E
	Da criação de práticas para evasão fiscal.
Questão 5/5 - Direito Tributário
O planejamento tributário pode ser definido como uma atitude que visa através de um estudo eficaz a análise do que poderia acontecer em relação à determinada tributação, se tal fato acontecesse realmente, o que teria de incidência tributária, comparando-o a várias situações possíveis e resultados prováveis, escolhendo-se ao final aquela que mais benefícios trouxer, aproveitando-se das determinações legais, bem como, de suas omissões. A doutrina, de maneira genérica, já pacificou o entendimento de que são três as finalidades do planejamento tributário, sendo elas:
Nota: 20.0
	
	A
	Retardar o pagamento do tributo sem a ocorrência de multa; reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo; evitar a incidência do fato gerador do tributo.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA A. A doutrina, de maneira genérica, já pacificou o entendimento de que são três as finalidades do planejamento tributário: Evitar a incidência do fato gerador do tributo; reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo; retardar o pagamento do tributo, postergando o seu pagamento, sem a ocorrência da multa. (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PÁG. 99)
	
	B
	Retardar o pagamento do tributo com a ocorrência de multa; aumentar o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo; facilitar a incidência do fato gerador do tributo.
	
	C
	Antecipar o pagamento do tributo com a ocorrência de multa; reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo; facilitar a incidência do fato gerador do tributo.
	
	D
	Retardar o pagamento do tributo sem a ocorrência de multa; aumentar o montante do tributo, sua alíquota ou estender a base de cálculo do tributo; facilitar a incidência do fato gerador do tributo.
	
	E
	Antecipar o pagamento do tributo acrescendo o valor da multa; distorcer o montante do tributo, sua alíquota ou amplificar a base de cálculo do tributo; facilitar a incidência do fato gerador do tributo.

Outros materiais