Buscar

Desenvolvimento das Práticas de Saúde HISTÓRIA DA ENGERMAGEM TELMA GEOVANINI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História da Enfermagem
Desenvolvimento Histórico Das Praticas De Saúde 

Integrantes: 
Dennys D’ars Costa
Edná de Sousa Lima 
Jéssica Lorrayne Ribeiro
Karoline de Jesus Costa
Letícia de Oliveira Pinto
Nathalya Regina Marques Fiuza
Pedro Vitor Leocadio Santos
Pyetro Daniel Marra
Práticas de Saúde Instintivas 
Práticas de Saúde Mágico-Sacerdotais 
Práticas de Saúde no Alvorecer da Ciência 
Práticas de Saúde Monástico-Medievais 
Práticas de Saúde Pós Monásticas 
Práticas de Saúde no Mundo Moderno 
Evoluções das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. 

Práticas de Saúde Instintivas
•Caracteriza a prática do cuidar nos grupos nômades (sociedades primitivas).
•No primeiro estágio da civilização, as praticas de saúde consistiam em ações associadas ao trabalho feminino e aos instintos que garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência.
Fonte: www.ebah.com.br
Fonte: enfmarcelapaulistinha.wordpress.com
Práticas de Saúde Instintivas 
•Com o evoluir dos tempos, constatando que o conhecimento dos meios de cura resultavam em soberania, o homem aliou este conhecimento ao misticismo fortalecendo tal poder, e apoderou-se dele. 
Fonte:floripress.blogspot.com
Fonte:floripress.blogspot.com
Práticas de saúde mágico-sacerdotais
• Aborda a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas .
•Este período corresponde à fase de empirismos, que se deu antes da teoria filosófica que ocorre por volta do século V a.C. 
•Essa prática permaneceu por muitos séculos desenvolvida nos templos, que a princípio, foram simultaneamente santuários e escolas, onde os conceitos primitivos de saúde eram ensinados. 
Práticas de saúde mágico-sacerdotais
•As escolas pré-hipocráticas, marcaram a fase empírica da evolução dos conhecimentos em saúde, tais como, anatomia e fisiologia. 
Fonte: www.unilab.edu.br
Fonte: semiologiamedica.blogspot.com.br
•Iniciou-se no século V a.C., estendendo -se até os primeiros séculos da Era Cristã. 
• Relaciona a evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência.
•A prática de saúde, antes mística e sacerdotal, passa a ser um produto desta nova fase, baseando-se essencialmente na experiência, no conhecimento da natureza e ao raciocínio lógico.
Práticas de Saúde no Alvorecer da Ciência 
Práticas de Saúde no 
Alvorecer da Ciência
•Neste período desencadeou uma relação de causa e efeito para as doenças, baseada na investigação livre e na observação dos fenômenos. Porém não deixava de ser limitada devido a ausência de conhecimentos anatomofisiológicos.
•Tempo considerado pela Medicina grega como período hipocrático, destacando a figura de Hipócrates que propôs uma nova concepção de saúde, dissociando a arte de curar dos preceitos místicos e sacerdotais, através da utilização do método indutivo, da inspeção e da observação. 
•Não houve caracterização nítida da prática de Enfermagem 
nesta época.
Práticas de Saúde no Alvorecer da Ciência
Fonte: www.hipocratesforever.com
http://arteecienciadecuidar.blogspot.com.br/
•Focaliza a influência dos fatores sócio econômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal nas práticas de saúde e as relações destas com o cristianismo. 
•Esta época corresponde ao aparecimento da Enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos e abrange o período medieval compreendido entre os séculos V e XIII. 
Praticas de saúde monástico medievais
http://encenasaudemental.net
http://www.botequimdahistoria.com.br
Praticas de saúde monástico- medievais
• Este período também foi marcado por surtos de sífilis, lepra e entre outras epidemias pós guerra, onde os doentes voltaram a reforçar suas superstições e crendices apoiados na ignorância coletiva.
• Foram criados hospitais próximos aos mosteiros de igrejas, mantidos através de doações, oferendas, terras e insenção de impostos.
Fonte: www.charlandodeenfermagem.blogspot.com.br
Fonte: www.disciplina-de-historia.blogspot.com.br
•Corresponde ao período que vai do final do século XIII ao início do século XVI. A retomada da ciência, o progresso social e intelectual da Renascença e a evolução das universidades não constituíram em fator de crescimento para a Enfermagem.
• Como resultado dos movimentos da Santa Inquisição , a igreja perdeu seu prestígio e domínio sobre o que se dizia respeito a saúde, fazendo com que esta passasse para as mãos dos leigos. 
• Com isso, iniciou-se a “caça as bruxas”, onde muitos curandeiros foram mortos, acusados de exercer feitiçaria. Hospitais foram fechados e religiosas que cuidavam dos doentes foram substituídas por mulheres de baixa moral, que se embriagam deixando os enfermos entregues a própria sorte.
Práticas de saúde pós monásticas
• Esta fase tempestuosa, que significou uma grave crise para a Enfermagem, permaneceu por muito tempo e apenas no limiar da revolução capitalista é que alguns movimentos reformadores junto as iniciativas religiosas e sociais, tentam melhorar as condições do pessoal a serviço dos hospitais. 
Práticas de saúde pós monásticas
Fonte: http://maufir.blogspot.com.br
• Com foco na saúde, pessoas que tinha conhecimento clinico e ofereciam cuidados aos enfermos, passaram a receber um certo prestígio, e com isso, logo surgiram charlatões que se diziam capazes de obter a cura de enfermidades. 
Enfermagem Moderna
• Assim fez se necessário implantar um estatuto de medicina, onde os mais experientes seriam os doutores capazes de realizar diagnósticos; e os menos experientes seriam os oficiais em saúde e teriam como objetivo a administração de cuidados comuns aos povos.
Fonte: https://netogeraldes.blogspot.com.br
Reorganização da Instituição Hospitalar 
• A disciplina hospitalar é garantida pelo controle sobre o desenvolvimento das ações, pela distribuição espacial dos indivíduos no interior do hospital e pela vigilância constante deles. 
• É nesse cenário que a Enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Crimeia, e tornou-se assim, a precursora dessa nova era da enfermagem. 
• As ações da enfermagem passam a visar a assistência aos doentes. Considerando que o conhecimento da enfermagem era diferente da medicina, uma vez que, enfermagem estava voltada ao cuidado do homem sadio ou doente, e os médicos especializavam-se no tratamento e cura das doenças .
• A enfermagem deixa de ser uma atividade empírica e desarticulada do saber, e passa a ser uma ocupação assalariada.
• Com a evolução das praticas, nasceu duas categorias de enfermeiros: As ladies (mulheres de classe social elevada que desempenhavam funções intelectuais, administrativas, supervisão e controle dos serviços dos enfermeiros). E as nurses (mulheres de níveis sociais baixos que realizavam suas funções sob direção das ladies, exerciam trabalho manual da enfermagem) 
• Contudo, a enfermagem nasce como uma profissão complementar à pratica medica.
Reorganização da Instituição Hospitalar 
Fonte:http://mundoglamourvintage.blogspot.com.br
Fonte:https://www.slideshare.net
Reorganização da Instituição Hospitalar 
Referencias:
Livro: História da Enfermagem – Versões e interpretações 2.ed- 2002
Autora Telma Geovanini
Site: ENFª Marcela Mendes
https://enfmarcelapaulistinha.wordpress.com/bases-teoricas-e-historicas-do-cuidar/
Acesso em 06 de mar. 2018
Site: Passei Direto
https://www.passeidireto.com
Acesso em 06 de mar. 2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais