Buscar

Planos de aula estagio GEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os continentes são as divisões do espaço terrestre elaboradas pelo homem para melhor compreendê-lo. Trata-se de grandes massas de terras que são separadas pelos oceanos. Assim, de acordo com a divisão atual, existem seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida
América : O segundo maior continente do mundo, com uma área total de 42 milhões de km², é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul e América Central. Outra forma divisão separa o continente entre América Anglo-Saxônica e América Latina. A população total desse continente está estimada em aproximadamente 1 bilhão de habitantes.
América do Sul: Com extensão territorial de 17,8 milhões de quilômetros quadrados, a América do Sul consiste numa subdivisão do continente americano. Os países que integram essa porção continental são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do território da Guiana Francesa.
 América do Sul limita-se com a América Central, por meio da fronteira entre Colômbia e Panamá. Esse subcontinente une-se à América do Norte pelo istmo central e separa-se da Antártica pelo estreito de Drake.
Seu território apresenta grandes planícies na porção central, onde estão localizadas as bacias hidrográficas Amazônica, Orinoco e a do Prata. Os planaltos e maciços antigos são predominantes na porção leste. A cordilheira dos Andes, cujo ponto mais alto é o pico do Aconcágua (6.960 metros), está localizada na região oeste da América do Sul. No norte, com predominância do clima equatorial, existem florestas tropicais úmidas. A porção sul recebe influência do clima desértico (deserto do Atacama), além de abrigar os pampas argentinos e florestas subtropicais.
A população sul-americana é bastante miscigenada, com destaque para a influência dos índios, negros, portugueses e espanhóis, em virtude do processo de colonização.
A América do Sul possui 393 milhões de habitantes, cuja densidade demográfica é de 22 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas: 84%. O crescimento demográfico sul-americano é um dos mais altos do mundo: 1,1% ao ano. Porém, seu território apresenta grandes vazios demográficos, como, por exemplo, o deserto do Atacama e a Patagônia. Por outro lado, algumas cidades são extremamente povoadas: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Santiago,Caracas,entreoutras.
A América do Sul possui muitos recursos naturais de valor comercial, e vários países exploram esse potencial econômico. O petróleo é extraído no Brasil, Equador e, principalmente, na Venezuela. A mineração destaca-se pelas jazidas de ouro, prata, cobre estanho, manganês, ferro, zinco, chumbo, alumínio, entre outras.
Em virtude do processo de colonização, os idiomas mais comuns são o espanhol e o português, além do holandês (Suriname).
O setor industrial é mais desenvolvido na Argentina, Chile e Brasil, destacando-se os segmentos de refino de petróleo, siderurgia, metalurgia, alimentício, automobilístico, eletroeletrônico e químico. A indústria no Brasil é responsável por 60% da produção sul-americana nesse setor da economia.
Esse subcontinente americano apresenta grandes problemas socioeconômicos: o analfabetismo atinge 11% dos habitantes; a taxa de mortalidade infantil é de 20 óbitos a cada mil nascidos vivos; os serviços de saneamento ambiental não atendem a maioria das residências e grande parte da produção mundial de drogas é realizada na América do Sul, fato que intensifica a criminalidade. 
 
Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/america-sul.htm 
 Apresentação
Falar sobre os meus tesouros....
Motivar a fala individual de cada um....( se tem um tesouro,qual é o tesouro,onde esta o seu tesouro;)
Após cada um falar, pedir para que construam o mapa do seu tesouro utilizando como base o mapa da América Latina....( material mapa da América do Sul contornado xerocado )
Recolher os trabalhos e colocar em pauta: quais as caracteristicas comuns encontradas no mapa dos tesouro de cada aluno;
Fazer breve apresentação sobre o mapa da América do Sul ( material impresso)
Dentre os 6 continentes do mundo, a América é o maior no sentido norte-sul. Em virtude de sua grande extensão é possivél dividi-lo em tres blocos.
América do Norte , América central e América do Sul.
Estamos inseridos e integrados neste continente América do Sul.
Informações sobre a América do Sul estarão disponiveis na mesa da professora e um mural (quadro magnetico) com imãs que estarão dispóstos juntamente com as informações sobre a mesa, os alunos deverão escocher a informação sobre o mapa e anexar ao lugar correto.
Sinalize no mapa um dos paises onde passa a linha do equador
Sinalize no mapa a Guiana Francesa 
Sinalize no mapa o oceano que banha o Brasil
Crie uma legenda para cada país e pinte o mapa da América do Sul.

Outros materiais