Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Dada a importância e a nescessidade em despertar o interesse dos alunos pela literatura, relatamos um diálogo interessante que ocorreu entre uma pedagoga e uma professora, onde a pedagoga questionou o que poderiam fazer para mudar a falta de interesse pela leitura por parte de seus alunos. A professora demonstrando sua preocupação e seu interesse em resolver esse problema sugeriu que mudassem a forma de ensinar literutura criando estratégias diferenciadas. 
 Foi nesse momento que a pedagoga lhe perguntou qual seria essas estratégias? a professora toda empolgada lhe respondeu que: a primeira coisa a ser feita deveria ser o estímulo pela leitura, pois a mesma é importantissima na educação do ser humano ajudando-o na afetividade, no desenvolvimento da sencibilidade e do gosto estético de cad um. Ouvindo isso a pedagoga pediu que a educadora continuasse, e a mesma seguiu falando que iria apresentar livros diversos de literatura para seus alunos, onde iriam analisá-los juntos, comentar sobre os mesmos e seus autores e suas publicações, lembrando que o professor deverá ler e manter-se informado sobre determinados livros para ter segurança em relatar sobre eles para seus alunos exercendo seu papel de mediador.
 A educadora continuou explicando como seria sua prática dizendo que despertaria o interesse de seus alunos, elogiando e trazendo livros literários que os alunos se familiarizasem por meio de uma linguagem que lhes fossem familiar, e aos poucos depois de tarbalhar o gosto pela leitura e o amdurecimento do leitor iria apresentar outars leituras aumentando aos poucos o grau de entendimento e complexidade, onde com o passar do tempo desenvolveria a postura crítica exigida perante o texto. A pedagoga curiosa em saber mais pediu a professora que explicasse sobre o asunto exemplificado e a educadora cotinuou dizendo que: cada aluno iria ter liberdade de escolher seu livro para ler e trocá-lo por outro quando terminassem, e que o registro iria ser indispensável one o professor controlaria esse processo, que seria estipulado com um único objetivo de deixar seus alunos lerem livremente escolhendo seu livro por indicação de alguém, por curiosidade, pela capa ou pelo título. e foi nesse momento que a pedagoga resaltou para a pofessora que ler textos literários possibilitará o contato com a criação artistica e com a fantasia, que o educador deverá entender a leitura como prática importantíssima na sala, pois permitirá ao aluno o seu enriquecimento vocabular de uma maneira divertida e prazerosa, desde de que o professor proponha isso no seu planejamento e prática dentro de sua aula.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes