Buscar

PROVA 2 CULTURA POPULAR BRASILEIRA - 05/04/2018

Prévia do material em texto

Avaliação II – Objetiva
Cultura Popular Brasileira – 05/04/2018
Prova: 6699438
1-Em diversos sociedades, a música é um elemento importante na disseminação e representação cultural. No Brasil, a música tornou-se um componente fundamental na identidade dos indivíduos, na medida em que foi inserida nos mais diferentes contextos. Sobre a música no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I-A única forma correta de classificação da música é: erudita, popular e folclórica.
II-É correto usar o termo “música popular” tanto para a produções que são originais na vivência dos grupos culturais quanto para a música produzida e veiculada comercialmente, e que acaba tendo grande aceitação pública.
III-Pode-se afirmar que a primeira forma de manifestação musical existente em território brasileiro foi a trazida pelos colonizadores portugueses.
IV- As missões jesuíticas utilizaram-se da música no processo de catequização.
2-A pintura primitiva é autodidata e para Waldomiro de Deus, conhecido pintor Naif, o Brasil é um país maravilhoso porque dispõe desse novo tipo de inteligência, a inteligência intuitiva, instintiva, que fica ao oposto da cultura no sentido de conhecimentos adquiridos. Para ele, os primitivos, ou naifs, têm sido aceitos com reticências. “Porque aqui não existe crítica especializada, quando muito encontramos alguns simpatizantes. A arte não é política. Pintura primitiva não é praga de países subdesenvolvidos e sim privilégio de países como a França e os Estados Unidos, que maior número de artistas desse gênero deu ao mundo. Deu, cultivou, prestigiou. Mesmo Picasso coleciona seus primitivos ao lado de Cézanne, Braque e Matisse” (DÁMBRÓSIO, 1999 p.48). Sobre a pintura primitiva, classifique V ou F:
( ) Uma de suas característica é a ausência de perspectiva.
( ) As cores utilizadas são alegres e pouco uso de nunces de cores.
( ) É uma arte racional e necessita de uma formação acadêmica séria.
( ) Refletem temas do local do artista, seus costumes e comunidade.
3-A cultura popular é identifica por algumas características que são para a sua concepção. Nestas características estão implicadas a forma que um determinado povo se apropria da cultura e como este conhecimento é transmitido. A cultura popular pode ser chamada também de folclore quando apresenta algumas características. Sobre essas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Dinamicidade.
II-Tradicionalidade.
III-Aceitação coletiva.
IV-Funcionalidade.
( ) O fato é passado adiante por diversas gerações, ou seja, pai para filho, filho para neto etc.
( ) Algumas manifestações sofrem alterações, desde que isso não interfira nas características originais.
( ) Precisa ter alguma função, utilidade para que se mantenha e auxilies na sobrevivência, no lazer ou na religiosidade.
( ) A coletividade precisa aceitar e perpetuar a manifestação, adaptando as manifestações em cada região do país.
4-Existem diferenças entre peças de Arte (Cultura Erudita), de Artesanato (Cultura Popular) e peças industriais (Cultura de Massa). Sobre o artesanato, analise as sentenças a seguir classificando-as com V ou F:
( ) Peças em série.
( ) Mudanças neste campo são rápidas.
( ) Tendência consumista.
( ) Função decorativa ou funcional.
5-O termo Folclore vem de Folk que significa povo, família. Lore é instrução, conhecimento, sabedoria, ou seja, folclore é a “sabedoria do povo”. Esse nome foi criado por um inglês e arqueólogo, em um artigo publicado na revista inglesa ‘The Anthenaeum”, em 22 de Agosto de 1846. Após a publicação, o termo tornou-se universal e comum. Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) William John Thoms.
( ) Elifas Andreato.
( ) Mestre Vitalino.
( ) Isaac Newton.
6-A culinária no Brasil é a mais diversificada possível, sendo que cada região tem um consumo maior de determinados alimentos, devido à colonização, à posição geográfica e ao clima facilita o cultivo de determinados alimentos, o detrimento de outros. Analise a culinária e relacione-as com sua respectiva região:
I-Região Sul.
II-Região Sudeste.
III-Região Centro-Oeste.
IV-Região Nordeste.
V-Região Norte.
( V ) Caldeirada de peixe, peixe na folha de bananeira, tacacá, pirarucu à casaca, saltenha, quibe de macaxeira.
( IV ) Sarapatel, buchada, mata-fome, arroz de cuchá, mingaus, sarrabulho, mocotó, Arrumadinho.
( III ) Feijão pagão, empadão goiano, bolo de arroz, chouriço, farofa de banana, arroz com pequi, sopa paraguaia, carnes de caça.
( II ) Angu, pão de queijo, tutu com couve, feijão troupeiro, vaca-atolada, galinha com quiabo, goiabada com queijo, arroz-doce, doce de leite.
( I ) Caldeiradas de peixe, marrecos e patos recheados e os doces como a cuca e o strudell, barreado.
7-Após o Ato Institucional nº 5, instrumento legal promulgado em fins de 1968 que aprofundou o caráter repressivo do Regime Militar brasileiro implantado quatro anos antes, houve um corte abrupto das experiências musicais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 1960. Na medida em que boa parte da vida musical brasileira, naquela década, estava lastreada num intenso debate político-ideológico, o recrudescimento da repressão e a censura prévia interferiram de maneira dramática e decisiva na produção e no consumo de canções (NAPOITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1960, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NAPOITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política consumo cultural. In: IV Congresso de La Rama latinoamericana Del IASPM, 2002.
( ) A Jovem Guarda, movimento de destaque deste período, destaca-se pelas músicas de protesto.
( ) Neste período, também surgiu a axé-music com Asa de Águia e Chiclete com Banana.
( ) Os festivais de Música Popular Brasileira revelaram importantes nomes, como Chico Buarque e Caetano Veloso.
( ) O regionalismo musical expandiu-se com Alceu Valença e Elba Ramalho.
8-Leia as informações sobre a trajetória da música popular brasileira e assinale V ou F:
( ) O período entre 1920 e 1930 é considerado a Época de Ouro do rádio no Brasil, em virtude do grande número de artistas talentoso que ai surgiram.,
( ) Na década de 19+40. A música nordestina ganhou destaque, em especial o baião, que tem em Luis Gonzaga um de seus principais representantes.
( ) A cultura norte-americana influenciava a música popular brasileira, a introdução de elementos e instrumentos do jazz já se fazia notar desde o final da década de 1920. Essa influência é bastante perceptível na modinha.
( ) Em 1959, o disco “Chega de Saudade”, de João Gilberto, lança a bossa nova, um estilo musical onde integram-se a harmonia, melodia e ritmo, sem destaque especial para apenas um destes elementos.
9-A concepção e a produção dos artefatos artesanais variam conforme a cultura e história local, e é beneficiada pela matéria-prima necessária disponível no território. A produção artesanal é um gerador de renda para a população. Seu uso como fonte de subsistência exige que a compensação financeira seja imediata para o artesão, que em geral, não dispõe de muito tempo e recursos para investir no reconhecimento do mercado, ou na melhoria de suas técnicas e da qualidade do seu produto (VERGARA; SILVA, 2007). Com relação ao artesanato de renda e bordado, classifique V ou F:
( ) Renda de bilro, filé e bordado de crivo são algumas das técnicas dessa modalidade de artesanato.
( ) As rendas e bordados estão muito presentes nas regiões Sul Norte e Nordeste.
( ) A renda tem grande presença no litoral e nas áreas de rios e lagos.
( ) A produção de rendas e bordados não envolve compensação econômica, não há venda desses artigos.
FONTE: VERGARA, Sylvia; SILVA, Heliana. Organizações artesanais: um sistema esquecido na teoria das organizações. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, , v.6, n. 3, p. 32-38, jul. 2007.
10-Apesar do futebol não ter sido criado no Brasil e este ter sua origem inglesa, foi trazido para o Brasil por um jovem, que viajou paraInglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e , ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeiria bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerá-lo como sendo o precursor do futebol no Brasil. Assinale a alternativa CORRETA:
( ) William John Thoms.
( ) Edson Arantes do Nascimento.
( ) João Rocha.
( X ) Charles Miller.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes