Buscar

Ed de fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Se canais de potássio na membrana abrem,K+ começará a se mover de acordo com seu gradiente de concentração para fora da célula. Toda vez que um íon K+deixa a célula, o o interior celular perde uma carga positiva. Por causa disso, um pequeno excesso de carga positiva se forma fora da membrana celular, e um pequeno excesso de carga negativa se forma dentro da célula. Isto é, o interior da célula se torna negativo em relação ao exterior, gerando uma diferença de potencial elétrico na membrana.
O estabelecimento da diferença de potencial elétrico através da membrana dificulta a saída dos íons K​+​​ remanescentes da célula. Os íons K​+​​ positivamente carregados serão atraídos pelas cargas negativas livres no interior da membrana da célula e repelidos pelas cargas positivas no exterior, oferecendo resistência ao seu movimento em direção ao gradiente de concentração. Ou seja, a direção da força difusa e da força elétrica serão contrárias.
No final, a diferença de potencial elétrico através da membrana da célula acumula-se a um nível alto o suficiente para que a força elétrica que conduz o K​+​​ novamente para o interior da célula seja igual à força química conduzindo K​+​​ para fora da célula. Quando a diferença de potencial através da membrana da célula alcança este ponto, não há nenhum movimento fluido de K​+​​ em nenhuma direção e o sistema é considerado em estado de equilíbrio. Toda vez que um K​+​​ deixa a célula, outro K​+​​ entra nela.
Em um neurônio em repouso, ambos Na​+​​ e K​+​​ são permeantes, ou capazes de atravessar a membrana.
	Na​+​​ vai tentar alterar o potencial de membrana em direção ao seu potencial de equilíbrio (positivo).
	K​+​​ vai tentar alterar o potencial de membrana em direção ao seu potencial de equilíbrio (negativo).
Você pode pensar nisso como sendo um cabo de guerra. O potencial de membrana real estará entre o potencial de equilíbrio do Na​+​​ e o potencial de equilíbrio do K​+​​. No entanto, o potencial de membrana real será próximo ao potencial de equilíbrio do íon com maior permeabilidade (aquele que pode atravessar a membrana mais facilmente).
Os gradientes de concentração de Na​+​​ e K​+​ através da membrana da célula (e, portanto, o potencial de repouso da membrana) são mantidos pela atividade de uma proteína chamada Na​+​​-K​+​​ ATPase, muitas vezes referida como bomba de sódio-potássio. Se a bomba de Na​+​​-K​+​​for desligada, os gradientes de concentração Na​+​​ e K​+​​ se dissiparão e o potencial da membrana também.
[Por que é necessário uma bomba para manter os gradientes de concentração?]
Assim como os canais de íons que permitem que Na​+​​ e K​+​​ atravessem a membrana celular, a bomba Na​+​​-K​+​​ é uma proteína que abrange a membrana. Ao contrário dos canais de potássio e de sódio, no entanto, a bomba de Na​+​​-K​+​​ não fornece apenas uma direção para que Na​+​​ e K​+​​movimentem seus gradientes eletroquímicos. Em vez disso, ela transporta ativamente Na​+​​ e K​+​​ contra seus gradientes eletroquímicos.
A energia para esse movimento "para cima" vem da hidrólise do ATP (a divisão do ATP em ADP e fosfato inorgânico). Para cada molécula de ATP que é quebrada, 3
33
 íons de Na​+​​ são movidos do interior para o exterior da célula, e 2
22
íons de K​+​​ são movidos do exterior para o interior.
A existência do potencial de repouso deve-se principalmente a diferença de concentração de íons de sódio (Na+) e de potássio (K+)dentro e fora da célula e o fato do potencial de repouso ser negativo se deve principalmente a alta permeabilidade da membrana aos íons potássio.
O K é o íon mais permeável a membrana das células excitáveis cardíacas, esse íon se encontra em maior concentração dentro da célula e devido ao seu gradiente de concentração tende a sair da célula (do meio mais concentrado para o menos concentrado). O K sairá pelos canais transportadores (CANAL DE CORRENTE DE K+ RETIFICADORA DE INFLUXO) e ao sair fará com o que o meio intracelular se torne mais negativo, visto que perderá carga positiva, gerando uma diferença de potencial elétrico na membrana.
Essa diferença de potencial, dificultará a saída dos íons K+ remanescentes da célula. Os íons K+ que são positivamente carregados serão atraídos pelas cargas negativas livres no interior da membrana da célula e repelidos pelas cargas positivas no exterior, oferecendo resistência ao seu movimento em direção ao gradiente de concentração. Ou seja, a direção da força difusa e da força elétrica serão contrárias.
O íon Na+ é menos permeável a membrana mas tenderá a entrar na célula visto que a força difusional e a força elétrica serão favoráveis, ao adentrar o meio intracelular promoverá um aumento na voltagem tornando o meio um pouco menos negativo. Essa entrada de cálcio é que impede que o potencial de repouso seja igual ao potencial de equilíbrio do potássio.
Já o íon cálcio atua ativando as miofibrilas.
BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO:
Além desses canais transpostadores de sódio e potássio tem-se ainda na membrana da célula uma proteína chamada NA+-KA+-/ATPase que transporta ativamente os íons NA+ e K+ contra seus gradientes de concentração, tornando possível sua diferença de concentração no meio intra e extra celular.
2) As fases do potencial de ação são:
4- Repouso: íons sódio e potássio mantém o potencial de repouso da membrana.
, 0- Despolarização: aumento das concentrações intracelulares de Na+
, 1-Repolarização parcial: fechamento dos canais de Na+ e abertura dos canais de K+ promovendo saída de potássio da célula 
, 2-Platô: abertura dos canais de Ca2+ provocando aumento intracelular desse íon
, 3- Repolarização final. Fechamento dos canais de Ca2+ e diminuição da concentração intracelular de K+ que continuará a sair pelos canais
3- A-O impulso nasce no nodo sinoatrial também conhecido como complexo marcapasso.
B- As diferenças são os canais que as células expressam, células do complexo marcapasso não possuem canal de Na+ e tem canal de Ca2+ com limiar mais baixo, além de apresentar canais do tipo L (lento). 
C- O impulso nasce no nodo sinoatrial, se propaga para o átrio direito e esquerdo fazendo-os contrair praticamente juntos, segue até o nodo atrioventricular depois para o feixe de Hiss, se ramifica nos feixes D e E onde se espalha rapidamente usando as fibras de Rurkinje para os músculos do ventrículo direito e esquerdo.
4- Os discos intercalares são compostos por: desmossomos que tem como função o acoplamento mecânico impedindo que as células se soltem quando se contraem o que é essencial para função do coração, e junções GAP que fazem o acoplamento elétrico importante para transmissão do potencial de ação desde o nó sinoatrial até a ultima fibra do ventrículo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais