Buscar

Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (412711) - Empreendedorismo (ADM63)
 Prova: 6636584
QUESTÃO:
1. O fracasso das empresas é algo comum entre empreendedores, principalmente porque a novidade, que é a fonte de novas oportunidades, também passa a ser a fonte de incertezas e de oscilações. Disserte sobre a causa mais comum do fracasso dos empreendedores e como os empreendedores podem aprender com seus fracassos.
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
RESPOSTA ESPERADA:
Uma das causas mais comuns do fracasso é a falta de experiência dos empreendedores. Para que os empreendedores aprendam com seus fracassos, eles devem focar no feedback com clientes e fornecedores para entender o que fizeram de errado, além de verificar com que velocidade os concorrentes copiaram a ideia. Com estas informações, os empreendedores terão a oportunidade de melhorar profissionalmente para não cometer os mesmos erros nos futuros empreendimentos.
QUESTÃO:
2. A escolha do local onde a organização atuará pode representar uma vantagem competitiva importante para a organização, todavia uma série de questões devem ser analisadas previamente. Descreva três fatores aos quais os futuros empreendedores devem estar atentos antes de escolher o local de atuação da organização.
RESPOSTA ESPERADA:
Escolher um local adequado para exploração do negócio é fundamental para o sucesso e perpetuação do negócio, por isso a localização é tão importante. Entretanto, antes de escolher o local, o empreendedor deve estar atento às seguintes questões: 
* O empreendedor deve verificar o fluxo de pessoas existente naquela região, estar atento às questões de força elétrica, telefonia, enchentes, estacionamento, acesso, transporte público, conservação e adaptação do imóvel etc.
* O empreendedor deve verificar na prefeitura do local se:
a. Se o imóvel está devidamente regularizado.
b. Se as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento do município.
c. Quanto ao valor e taxas de IPTU referente o imóvel.
d. No caso de instalarem placas de identificação do estabelecimento, será necessário verificar o que determina a legislação local sobre o seu licenciamento.
e. Buscar informações nos órgãos estadual e municipal do Meio Ambiente e de Controle de Atividades Poluentes a possibilidade de estabelecer-se na localidade.
* Investigar na Vigilância Sanitária estadual e municipal se o estabelecimento e a atividade pretendidos - relacionado à saúde - (bar, restaurantes, farmácias etc.) atendem às exigências para funcionamento.
* Verificar com o Corpo de Bombeiros as exigências necessárias para atuação da empresa naquele imóvel.
* Se o imóvel será próprio ou alugado; caso seja alugado, o empreendedor deve verificar se o contrato de locação poderá ser registrado no Registro de Títulos e Documentos.

Outros materiais

Outros materiais