Buscar

AV2 ESTUDO DIRIGIDO BIOQUÍMIC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso/Campi: Nutrição / Duque de Caxias
	Valor da avaliação: 3,0 pontos 
	Nome e código da disciplina: IBC 121 Bioquímica da Nutrição
	( ) Estudo dirigido AV1 ( ) AV1 ( ) Teste AV1 ( x )Estudo dirigido AV2 ( ) Teste AV2 ( ) AVS ( ) 2ª Chamada AVS
	Professor(a): Giselle Moura Messias
	DATA DE ENTREGA: QUARTA-FEIRA: 11/04/2018
Manhã e noite
	Nome do Aluno (a):
	Matrícula:
	OBS:
Não serão aceitas rasuras.
Todo o trabalho deverá ser entregue digitado.
Não serão aceitos trabalhos fora das datas estipuladas.
O trabalho poderá ser realizado em grupo de até três pessoas.
	Nota e data da entrega da avaliação:
1 (Valor: 0,3 ponto) - Concentrações sanguíneas altas de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e baixas de lipoproteínas de alta densidade (HDL) constituem fatores primordiais para o desenvolvimento de doença aterosclerótica, principal causa de morte nos países industrializados. Explique, portanto, o transporte reverso do colesterol, enfatizando o transporte direto e indireto do mesmo.
Após a formação, as HDL são captadas pelo fígado pelos receptores SRB1 e pelos receptores de apoE, que removem seletivamente o colesterol esterificado no fígado. O colesterol hepático é então excretado pela bile, sob mediação dos transportadores. Ocorre, também, a troca de colesterol de HDL com TG das VLDL, IDL e LDL, troca essa mediada pela CETP, cuja expressão é regulada por SREBP e LXR/RXR. Com isso, a HDL fica mais rica em TG e o colesterol ligado à VLDL, à IDL e à LDL é captado pelos receptores hepáticos B/E.
O transporte reverso do colesterol compreende, portanto, duas vias: 50% diretamente, pela captura do colesterol livre de HDL, envolvendo SRB1; e 50% indiretamente, envolvendo a CETP.
Direta: após ação da lipase hepática que hidrolisa fosfolipídios e triacilgliceróis, as HDL são captadas pelo fígado por meio de receptores específicos denominados SR-BI, que captam seletivamente colesterol esterificado. 
• lndireta: quando, no plasma, sob ação da enzima proteína de transferência esterificado de colesterol (CETP, cholesterol ester transference protein), a HDL transfere éster de colesterol para quilomícrons e VLDL em troca de triacilgliceróis. 
2 (Valor: 0,3 ponto) - Na hiperglicemia crônica não tratada, os pacientes podem apresentar a cetoacidose diabética. Explique, quais os fatores que podem potencializar tal condição.
casos de jejum prolongado (superior a 12h) inanição, dieta com redução de carboidratos
3 – (Valor: 0,3 ponto) - As HDL são constituídas por 50% de apoproteínas (AI em maior quantidade, AII, CI, CII, CIII, E e J), 20% de colesterol livre (CL) e de colesterol esterificado (CE), 15% de fosfolípides e 5% de triglicérides (TG). São identificadas em laboratório pela separação das lipoproteínas por ultracentrifugação, eletroforese e ressonância magnética nuclear. Diante do exposto, discorra sobre a composição das principais apolipoproteínas presentes nas lipoproteínas.
São constituintes de lipoproteínas, a Apo A, Apo B, Apo C e Apo E agem como ativadorores de LCAT e reconhecedores dos receptores de Lipoproteinas
4 – (Valor: 0,3 ponto) Durante uma aula de Bioquímica da nutrição, a professora explicou que o consumo excessivo de açúcar, pode levar à obesidade induzida por lipídeos. Explique como ocorre a lipogênese induzida por lipídeos.
5 – (Valor: 0,3 ponto) Em um artigo científico, os autores explicavam o metabolismo de carboidratos enfatizando a ação de hormônios no estado alimentado e no estado de jejum. Portanto, discorra sobre os efeitos metabólicos da insulina no estado de jejum.
6 – (Valor:0,3 ponto) Xantomas correspondem a lesões cutâneas. Podem apresentar diversas morfologias e etiopatogenias distintas, ainda que semelhantes e se manifestar clinicamente como: xantomas eruptivos, xantomas tuberosos, xantomas tendinosos, xantomas vegetantes, xantomas planos e como xantelasma. Sendo assim, discorra sobre as possíveis causas dos xantomas.
7 – (Valor: 0,3 ponto) O transporte de glicose é fundamental para o metabolismo energético celular. A rota glicolítica é empregada por todos os tecidos para degradação de glicose e fornecimento de energia (na forma de ATP) e intermediários para outras rotas metabólicas. Explique o transporte de glicose via transportadores de glicose.
8 – (Valor: 0,3 ponto) No estado de jejum, os triacilgliceróis do tecido adiposo são mobilizados para produção de energia em diferentes situações fisiológicas. Portanto, explique o papel da enzima lipase hormônio sensível nesse processo.
9 – (Valor: 0,3 ponto) Disserte sobre os principais fatores envolvidos na aterogênse, segundo o artigo científico: Síndrome metabólica e inflamação, disponível no portal do aluno.
10 – (Valor: 0,3 ponto) Diferencie a via exógena de transporte de lipídeos da via endógena de transporte, em no mínimo dez linhas.

Outros materiais