Buscar

ativ 28811

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 01
01 - Conceitue Avaliação de Desempenho; 
 é um conjunto de técnicas utilizadas para obter informações sobre o comportamento profissional de uma pessoa no seu horário, entretanto após avaliar vários autores chega-se à conclusão de que a avaliação de desempenho pode ter conceitos diferentes entre outros contexto.
02 - Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula. 
1º Criar mecanismo de comunicação entre liderados e líder: desta forma os líderes dentro da organização poderão ter uma melhor visão do que acontece com os liderados.
2º Gerir os talentos e as competências: através dos dados escolhidos na Administração os administradores poderão alocar os talentos dentro da organização explorando os colaboradores naquilo que são mais talentosos, aumentando assim a produtividade.
3º Utilizar os dados obtidos na avaliação para identificação de necessidade de treinamentos: com os dados da administração os administradores poderão identificar quais os treinamentos necessários para assim melhorar o desempenho de seus colaboradores.
03 - Liste e comente pelo menos 02 métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;
Autoavaliação: permite fazer a análise sincera de seu próprio desempenho a grande desvantagem é que o avaliado pode não ser sincero em suas respostas, devendo este método ser utilizado em conjunto com os outros métodos.
Método do incidente crítico: é o método que avalia o funcionário quando este realiza um trabalho excepcional ou, ao contrário, quando realiza um trabalho muito abaixo da média então esta avaliação será registrada na sua ficha da Administração, este é um método não recomendado para se obter informações objetivas mas traz como vantagem a orientação e o aconselhamento ao colaborador.
04 – Você acredita que avaliar um colaborador é um processo necessário? Ou considera essa prática é um modismo, e na realidade as organizações fazem para não ficar fora da moda? Argumente sua resposta. 
R: Sim acredito, é um processo necessário porque nós como profissional e estamos sempre buscando o crescimento então precisamos ser avaliados tanto como nas atitudes e também como em seu desempenho e em não estão agradando as empresas para que assim o colaborador consiga buscar um aprendizado e assim também a experiência profissional
05 – Você está responsável por aplicar a avaliação no seu trabalho. Como você desenvolveria esse processo? Faça um relato de suas ações. 
R: Antes de fazer a Avaliação de Desempenho devemos originalmente estruturar para mensurar o desempenho e o potencial do funcionário, tratando-se de uma avaliação sistemática, feita pelos supervisores ou outros hierarquicamente superiores familiarizados com as rotinas e demandas do trabalho, então aplicamos todos os procedimentos para se ter uma boa avaliação de um colaborador, são: Visão estratégica, planejamento, organização, liderança, solução em resultados, flexibilidade e adaptação de mudanças, capacidade em negociar, trabalho em equipe.
ATIVIDADE AULA 02
01 - Conceitue Avaliação e Classificação de Cargo. 
R: Ao se analisar um cargo devemos descrever tudo o que ele exige e o que ocupa em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente, então a diferença entre descrição e análise de cargos é que enquanto a descrição de cargos foca o conteúdo do cargo, a análise procura determinar quais os requisitos que o ocupante deve possuir, entre as responsabilidades e as condições em que o trabalho deve ser feito. E sobre pesquisa salarial hoje contamos com poucas informações, pois as empresas não colaboram, tem medo de perder seus colaboradores para terceiros, sendo de supra importância pois a pesquisa salarial visa fornecer subsídios para que a empresa possa tomar a decisão de manter ou rever sua política de administração salarial. 
02 - Comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;
 A avaliação e a classificação e cargos são os dois componentes de administração salarial que cuidam do equilíbrio interno dos salários.
 A avaliação de cargos relaciona-se fundamentalmente com o preço para o cargo e é um meio de determinar o valor relativo de cada cargo dentro da estrutura organizacional, e portanto, a posição relativa de cada cargo dentro da estrutura de cargos da organização
 As diferenças significativas entre os diversos cargos são colocadas em uma base comparativa a fim de permitir uma distribuição equitativa dos salários dentro da organização, para neutralizar qualquer arbitrariedade.
A avaliação de cargos está relacionada com a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do preço adequado para cada cargo, indicando as diferenças essenciais entre os cargos, sejam quantitativas ou qualitativas.
Métodos não quantitativos:
Escalonamento de cargos
Categorias predeterminadas
Métodos quantitativos:
Comparação por fatores
Avaliação por pontos
03 – Caracterize as terminologias: Avaliação de cargos e Análise de cargos. 
Analise de Cargos: é uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e seus conhecimentos.
Avalição de Cargos: ela é utilizada para assegurar o equilíbrio interno dos salários e processos onde se aplica critérios de comparação dos cargos para assim conseguir uma valorização interna.
04 – Dentre os benefícios da Avaliação de Cargos, destaque pelo menos dois e comente. 
A avaliação de cargos constitui parte fundamental do departamento da empresa que está encarregado da administração de salários, ao lado do levantamento, análise e descrição de cargos que tornam possível a própria avaliação das pesquisas e estudos salariais e dos planos de incentivos.
As fases da Avaliação de Cargos:
• Levantamento de cargos - compilação metódica de informações, incluindo descrições preliminares. É comum incluir esta fase na Análise de Cargos, mas é melhor destacá-la pois é nela que todo o processo se baseia.
• Análise de cargos - estudo crítico das informações sôbre os cargos obtidos na fase anterior.
• Descrição de cargos - relatório escrito, preparado a partir da análise, em geral constando de manuais.
• Especificação de cargos - estipulação das exigências e qualificações pessoais necessárias ao desempenho do cargo.
• Cargo - conjunto de funções, deveres, responsabilidades e condições de trabalho características.
• Emprego - cargo preenchido por uma pessoa específica, isto é, o que dá caráter pessoal ao cargo.
05 – A partir da leitura da aula, pode-se afirmar que organizações que realizam a prática da política de avaliação e classificação de cargos, possui uma vantagem competitiva? Justifique sua resposta;
 Sim, a avaliação existe a fim de organizar os salários dos determinados cargos em uma composição unificada e coerente com suas faixas salariais dispostas gradativamente. “A classificação de cargos é o processo de comparar o valor relativo dos cargos a fim colocá-los em uma hierarquia de classes, e por meio da avaliação de cargos é estabelecido o valor relativo a cada cargo, com vistas a construir uma hierarquia entre eles. Portanto, pelo processo de avaliação, os cargos são analisados e comparados de forma a colocá-los em ordem de importância.
BOM ESTUDO!

Outros materiais