Buscar

ativ 28053

Prévia do material em texto

AULA 03 - WEB MARKETING
01 – Conceitue Webmarketing
 Webmarketing é a utilização intensiva e adequada dos recursos, ações e estratégias do marketing pela Web. Ele compreende o uso inteligente do e-mail (o E-mail Marketing ou Marketing de Permissão- ver definição neste mesmo menu, clicando sobre a palavra Marketing de Permissão - seria um caso particular de Webmarketing), a publicidade envolvida nos websites (os famosos banners e outras alternativas de seduzir o internauta) e também o uso da interatividade para agregar valor aos sites de empresas ou entidades.
Evidentemente, pode haver, como há, pontos de tangência importantes entre o Webmarketing e o E-commerce, mas esses conceitos e práticas não se confundem. O segundo diz respeito à transação eletrônica via Internet e é possível desenvolver Webmarketing, sem incluir a opção de comércio eletrônico, no sentido estrito. O Webmarketing, como atividade recente, está ainda amadurecendo no Brasil e em todo mundo, mas empresas especializadas e as próprias agências de propaganda têm dado gradativa atenção a ele, passada a fase inicial de um certo descrédito na Internet como mídia. Embora ainda tenhamos muito que aprender nesta área, não há dúvida de que ela é opção do futuro, mesmo porque já responde por parcela significativa (crescente a cada ano) do esforço de comunicação/marketing das empresas. Na verdade, algumas empresas, como a Amazon e muitas outras, só existem virtualmente e dependem basicamente do Webmarketing para sobreviver.
02 – A Internet fundamentalmente transformou a rotina das pessoas e das empresas na atualidade. Qual a contribuição que ela dá para as organizações nos dias atuais? A partir da sua realidade de pessoal ou no trabalho, poderia exemplificar mudanças?
Nos últimos anos a humanidade vem testemunhando o surgimento e crescimento vertiginoso da internet e suas ferramentas tecnológicas, que vêm modificando a forma com que as pessoas se relacionam e realizam negócios. Nesse contexto, como era de se esperar, as organizações passam por uma profunda transformação e têm que correr contra o tempo para se antecipar às mudanças e se adaptar a elas da forma mais lucrativa possível, inovando e se diferenciando, de forma a se tornar referência em sua área de atuação. Esse artigo se propõe a analisar esse processo de surgimento e consolidação da Web, seus impactos no mundo dos negócios, as transformações que acarretou e de que maneira ela vem mudando o rumo da humanidade. O mundo está cada vez mais digital e interconectado. É inegável que as tecnologias têm se tornado cada vez mais presentes em todos os aspectos da vida humana – social, profissional, pessoal –, impactado e afetado a sociedade, a cultura, o modo como vivemos e interagimos com o mundo. Num mercado globalizado e amplamente competitivo, é muito importante que as empresas procurem se utilizar das ferramentas tecnológicas para obter vantagens competitivas e se destacar entre as demais, além de oferecer um alto valor agregado para o cliente. Se por um lado as inovações tecnológicas trouxeram muitos problemas para a sociedade através da substituição do trabalho humano pelo das máquinas, por outro lado permitiu o surgimento de muitos modelos de negócios e possibilitou o crescimento e a expansão de muitas pequenas empresas, que participam do mercado numa forma bem mais justa e equilibrada de concorrência.
03 – Conceitue Marketing em tempo real - Marketing Viral;
Marketing viral ou publicidade viral são técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir maior divulgação da marca. São processos parecidos com o de uma epidemia; uma doença.
Inicialmente, marketing viral era a prática de vários serviços livres de e-mail de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários, para alcançar um usuário suscetível, que será infectado e reenviará o e-mail a outras pessoas suscetíveis, infectando-as também. Atualmente, o conceito de marketing viral não está associado a uma ameaça para o computador e o termo "viral" está relacionado com a velocidade de propagação da informação. O marketing viral pode ser utilizado também para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sites, e de várias outras formas para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo publicidade viral se refere à idéia de que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Muitas vezes, a técnica de marketing viral é patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço, e para isso usam várias ferramentas como videoclipes, jogos em flash, imagens, textos etc.
04 - O web marketing é um processo destinado a satisfazer os desejos e as necessidades das pessoas por informações, serviços ou produtos utilizando a Internet como canal de comunicação ou distribuição. Entre as possibilidades de web marketing disponíveis para uso das bibliotecas estão:
A - os banners, normalmente utilizados nas páginas iniciais de portais ou sites.
B - as ferramentas de busca, a forma mais antiga e primária de se utilizar a web como canal de promoção.
C - o pop-up, que pode ser utilizado de forma contínua.
D - o site web, que deve ser utilizado quando as listas de distribuição são de grupos de interesses comuns.
E - o webcasting, que consome pouco recurso de processamento da estação de trabalho e da rede de computadores.
05 - O principal objetivo de uma _______________ é compartilhar informações e recursos de computação, a partir de um local interno de uma empresa. E normalmente inclui ligações através de um ou mais computadores ligados à_______________, também conhecida como rede mundial de computadores.
A - internet, intranet.
B - intranet , internet.
C - wan, intranet
D - internet, lan
E - wan, lanParte inferior do formulário
AULA 04 - PESQUISA DE MARKETING;
01 – Conceitue e Caracterize Pesquisa de Marketing.
O marketing pessoa é uma forma que usa a aparência para chegar ao sucesso, também é uma tática usada para vender a imagem e assim entusiasmar a formar como outras pessoas olham para quem utiliza. O marketing pessoal é a adição da própria carreira, é fazer ser notado, não simplesmente ser notado mas ser notado por suas características capacidades e competências. Um não é a solução que se tem, para as pessoas persuasivas tendem a impressionar e transmitir a imagem de capacidade além do que realmente são apropriados a entregar, justamente por esse motivo vem as armadilhas para si próprio, então não devemos trabalhar a imagem a fim de arrasar, nem atrasar compromissos, e nunca esquecer de nomes de seus clientes, se prometer cumpra, devemos tratar todas as pessoas com respeito e assim construir uma imagem correta para que num futuro a sua carreira profissional não decorra em colapso.
02 – A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes. Caracterize os tipos de conhecimento.
Os tipos de conhecimentos são: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento fisiológico, conhecimento teológico e conhecimento cientifico.
03 – Liste e Caracterize as etapas de uma pesquisa de marketing. 
O processo de marketing é um conjunto de seis etapas, que identifica e define as tarefas a serem realizadas na condução de uma pesquisa de marketing.
Identificando e Definindo o seu Problema: A identificação e definição de um problema é o primeiro passo em qualquer projeto de pesquisa de marketing. Para efeitos de definição do problema, o propósito do estudo de investigação tem de ser tido em conta, bem como as informações relevantes, o tipo de informação necessária como resultado da pesquisa, e como ele será usado no processo decisório.
Desenvolvimento de uma Abordagem para o Problema: Uma vez que o problema é definido, o próximo passo é desenvolver a abordagem adequada para o problema, que inclui a formulação de um quadro de objetivos, modelos analíticos, perguntas de pesquisa, e identificar os fatores que podem influenciaro projeto de pesquisa para que esta ajude o âmbito da indústria, como as discussões com gestão e os peritos da indústria, estudos de caso, análise de dados secundários, pesquisas qualitativas e considerações pragmáticas.
A abordagem ideal deve ser desenvolvida quase exclusivamente em torno de um conjunto definido de objetivos.
Formulação do Design: A formulação de projeto de pesquisa é a mais abrangente de todas as etapas do projeto de pesquisa de mercado e exige grande quantidade de planejamento, tempo e experiência. O projeto de pesquisa inclui dados de análise de informações secundárias, a pesquisa qualitativa, a seleção da metodologia, avaliação e seleção de questões de escala, o conteúdo do questionário, o tamanho da amostra e por último a determinação de análise de dados a ser utilizada.
Trabalho de Campo ou Coleta de Dados: Este é o ponto em que o instrumento de pesquisa é utilizado na coleta de informações entre os segmentos da amostra escolhida. A coleta de dados envolve a entrevista pessoal, ou por telefone ou ainda assistidas por computador.
Preparação de Dados e Análise: Dependendo do questionário construído, toda a análise pode ser realizada, mas antes que a preparação dos dados seja necessária, o que inclui a edição, codificação, transcrição e verificação de dados.
04 - Existem alguns tipos de pesquisas que permitem enquadrar as pesquisas. Liste os tipos existentes. 
05 - O objetivo de pesquisa de marketing é
A - a ação para alterar um estado da realidade.
B - a ação para descobrir um estado da realidade.
C - a ação para melhorar um indicador de eficiência.
D - a ação para melhorar um indicador de eficácia.
E - o próprio objetivo gerencial de marketing.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes