Buscar

LICENCIATURA E GRADUAÇÃO PLENA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

_________________________________________________________________________________
Sistema de Ensino Presencial Conectado
EDUCAÇÃO FÍSICA
SUMÁRIO
 INTRODUÇÃO	3 1
 2 DESENVOLVIMENTO	4
 3 ENTREVISTA ..........................................................................................................8
 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................9
 5 CONCLUSÃO ........................................................................................................10
 5 ANEXOS ................................................................................................................11
 5.1 PLANO DE AULA 01.......................................................................................11 5.2 PLANO DE AULA 02 ...........................................................................................12
 5.3 PLANO DE AULA 03 ..........................................................................................13
 6 REFERÊNCIAS
� BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................14 �
�
INTRODUÇÃO
O Educador Físico tem um papel importante à compreensão do papel social da escola, ao domínio do conhecimento pedagógico e de estudos que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e de competências referentes ao domínio dos conteúdos específicos da Educação Física, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar. Essas competências são desenvolvidas por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com exercício físico, ginástica, jogo, esporte, lutas, artes marciais e dança. Esse educador será capaz de conhecer, compreender, analisar e avaliar a aplicação, dentro do ambiente escolar, das atividades relacionadas aos campos da educação, da formação cultural, esportiva, da prevenção e da promoção da saúde, lazer e recreação.
Planejamento de eventos e de projetos educacionais relacionados a saúde mental, físicas, recreativas e esportivas. Deverá também estar preparado para diagnosticar as expectativas e as necessidades dos estudantes nos diferentes níveis de ensino que compõem a educação básica, de modo a compreender e planejar, buscando como objetivo ensinar, orientar, controlar e avaliar planos e programas educacionais que contem os princípios da inclusão e socialização.
DESENVOLVIMENTO
 
 Pudemos observar que as práticas pedagógicas nas atividades em grupo na disciplina de Educação Física são norteadas pelo planejamento de aula,  relevando fatores como faixa etária, tipos do desporte, regras, táticas, fatores ambientais e sociais, trabalhando as competências básicas características do esporte coletivo
Os estudos visam formar alunos que possam andar com as próprias pernas e ativos, que poderão escolher sua cultura esportiva ao longo da vida como conhecedores ou participantes. 
Os professores buscam estrutura, processo conhecendo as características e particularidades do esporte coletivo dentro da disciplina de Educação Física em acordo com a  Pedagogia do Esporte e a Ciência do Esporte nas suas diferentes direções e dimensões para que se possam planejar adequadamente as atividades e identificando possíveis problemas. 
A análise pelo qual os estudiosos defende da área de Educação Física é a Pedagogia do Esporte, que pode ser definida como um campo de amplo conhecimento que trata do relacionamento entre o esporte e a educação, a Pedagogia do Esporte é direcionada para dar os fundamentos teóricos e estudos para a prática dos esportes com o objetivo de melhorar o desenvolvimento do homem e melhorar a qualidade de vida.
É uma área acadêmica de estudo que focaliza as intervenções educacionais no domínio do esporte e do movimento humano (BARBANTI, 2003, p.222)". 
É fundamental proporcionar um aspecto pedagógico  associado ao desenvolvimento infantil, contribuindo assim para o aprendizado e rendimento dos alunos e também para aprimorar a própria atuação profissional do agente pedagógico do movimento, o professor de Educação Física.
Os jogos esportivos coletivos caracterizam-se pela presença de duas equipes As táticas podem ser mudadas de acordo com a idade das crianças para facilitar a compreensão e inclusão. O objetivo é abranger os assuntos pertinentes ao assunto de habilidades e competências tático - cognitivas e também considerações sobre o desenvolvimento das capacidades físicas e dos jogos desportivos coletivos por  intermédio dos estudos em pedagogia do Esporte. 
Modalidades Esportivas como: voleibol, futsal, futebol, handebol, polo aquático, basquetebol, dentre outros, constituem os chamados jogos de Desporto Coletivos, são praticados por crianças e adolescentes de todas as partes do mundo. 
Essas experiências práticas vividas durante a infância e adolescência devem ser positivas e contribuir para a aquisição de vida saudável durante a fase adulta. 
O profissional de Educação Física tem o dever de passar a seus alunos conhecimentos relacionados ao esporte, além de educá-lo para a vida social formando cidadãos críticos e independentes, e capazes de tomar decisões e resolver problemas durante o jogo e também na vida diária. 
Santana (2005) propõe alguns princípios pedagógicos para os profissionais que trabalham com a iniciação esportiva das modalidades coletivas, como aceitar a competição, adotar métodos de ensino que promovam a socialização e a criatividade; e preconizar uma pedagogia atraente e encantadora. 
Em relação à pedagogia da iniciação esportiva, Paes (2001) relaciona experiências práticas em situações de jogo, também em 1x1 – 2 x 2 - 3 x 3, e ainda o "jogo possível" como uma possibilidade de ensinar jogos desportivos coletivos, pois, o mesmo pode propiciar aos alunos o conhecimento e a aprendizagem dos fundamentos básicos dos valores relativos e absolutos, e também aprenderem de acordo com suas possibilidades materiais (locais de aprendizagem).  
Desta maneira, os conteúdos devem ser ensinados respeitando-se cada fase do desenvolvimento das crianças e dos pré-adolescentes. Sendo assim, optamos por dividir a etapa de iniciação esportiva em três fases de desenvolvimento: 
 a) fase iniciação esportiva I; 
 b) fase de iniciação esportiva II; 
 c) fase de iniciação esportiva III, 
Sendo que cada fase possui objetivos específicos para o ensino formal e está de acordo com as idades biológica, escolar, cronológica e com as categorias disputadas nos campeonatos municipais e estaduais, diferenciando-se de modalidade para modalidade. No quadro 1,visualizamos essas características, com um exemplo para as disputas nos campeonatos de basquetebol no ensino não formal. 
Quadro 1. Periodização do processo de ensino para os jogos desportivos coletivos na etapa de iniciação esportiva, com um exemplo para a Handebol
	Idade Biológica
	Idade Escolar
	Fases do Desenvolvimento Esportivo 
	Idade Cronológica
	Categorias Disputada no Handebol
	Pubescência
	Sétima e Oitavas Séries
	Iniciação Esportiva III
	13-14 anos
	Mirim e infantil
	Primeira Idade Puberal
	Quinta e Sexta Séries
	Iniciação Esportiva II
	11-12 anos
	Pré-mini e mini
	Primeira e
Segunda Infância
	Primeira, Segunda,
Terceira e Quartas Séries
	Iniciação Esportiva I
	7-10 anos
	Atividades Recreativas
 Fase de iniciação esportiva I- A fase de iniciação esportiva I corresponde da 1. 1º ano ao 5º ano séries do ensino fundamental, atendendo crianças da primeira e segunda infância, com idades entre 7 e 10 anos. O envolvimento das crianças nas atividades desportivas e criativa vai ter caráter lúdico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das técnicas desportivas, estimulando o pensamento tático. Todas as crianças devem ter a possibilidade de acesso aos princípios educativos dos jogos e brincadeiras, influenciando positivamente o processo ensino-aprendizagem.  Em relação aos conteúdos de
ensino, Paes (2001), em sua abordagem escolar, propõe que, além das experiências anteriores, sejam apreendidas pelos atletas, sejam: as situações de jogo, e sistemas ofensivos como também os exercícios sincronizados, cujo principal objetivo é proporcionar aos alunos a execução e a automatização de todos os fundamentos aprendidos, isolando algumas situações de jogo. O desenvolvimento das capacidades físicas deve acontecer logo que a criança inicia as atividades em forma de brincadeiras nas ruas ou jogos recreativos na pré-escola e na 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental, e também a partir do momento que entra na 5º e 6º ano, nos jogos coletivos desportivos específicos. 
 O jogo coletivo, por meio de seus conteúdos, tem a finalidade de aperfeiçoar a velocidade de reação, a coordenação, a flexibilidade e a capacidade aeróbica dos pré-adolescentes. Isso se torna necessário para um desenvolvimento físico generalizado através de exercícios e jogos. 
 
Entrevista com o Professor de Educação Física
 Prof.ª Kathleen Aires - Formado em Educação Física (Licenciatura) 
Trabalha na escola E.E Professor José Parada – Franco da Rocha - SP 
1. Qual método ou abordagem de ensino você utiliza em suas aulas para o desenvolvimento do aprendizado de modalidades coletivas?
R: Para o desenvolvimento das minhas aulas, sigo a abordagem crítico-emancipatória. 
2.  Por que você considera este o método mais adequado para o desenvolvimento destas modalidades? 
R: A abordagem crítico-emancipatória me permite desenvolver o conteúdo preparando o sujeito para a vida em sociedade. Eu enquanto professora, crio situações-problemas que levam o aluno a uma reflexão. As aulas vão além do âmbito escolar. 
3.  Você também considera aspectos importantes de outros métodos de ensino, além do que você costuma utilizar, para tornar o aprendizado dos alunos um processo mais prazeroso e eficaz? 
R: Identifico características em minhas aulas voltadas para a crítico-superadora, já que o resgate histórico e a contextualização do conteúdo são de grande valia no processo de ensino-aprendizagem
4.  Além do método que você utiliza com maior frequência, sobre quais outros métodos você têm conhecimento? 
R: Por conta da graduação tenho conhecimento de outras, mas nada aprofundado. Dependendo da série em que trabalhamos damos mais evidência a uma ou outra abordagem. As demais que conheço são: crítico-superadora, desenvolvimentista, psicomotoras e construtivismo. Sei que existem outras, mas no momento não me recordo.
5.  Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse os diferentes métodos de ensino de modalidades coletivas? 
R:Tive, mas não me recordo do nome da disciplina. 
6.  Você se sente preparado pra trabalhar o ensino de modalidades coletivas com seus alunos? 
R: Sim
7.  Como você prepara os exercícios e atividades que propõe em sua aula? Você trabalha com a progressão dos movimentos para a construção pedagógica de suas aulas? 
R:As atividades são pensadas com antecedência, seguindo o currículo do Estado de São Paulo. Se alguma atividade proposta no currículo não dá para aplicar com a turma, tento adaptar o mais próximo do proposto. De acordo com a habilidade de cada aluno, procuro respeitar o desenvolvimento para não causar um trauma da disciplina no estudante. Busco construir com a sala regras flexíveis para contemplar a todos durante a aula. 
. 
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
      
Podemos perceber que os jogos esportivos coletivos têm sido algo muito estudado, tanto estudos científicos e tanto no ambiente escolar como na vida do professor de Educação Física, entretanto, além de possuir grande popularidade mundial, pode dar ao aluno um desenvolvimento global, preparando-o para a prática esportiva de qualquer modalidade e para as atividades da vida diária. 
Porém um dos principais barreiras relacionados aos jogos coletivos é a metodologia utilizada para o seu ensino, visto que muitos profissionais de Educação Física baseiam sua prática pedagógica em metodologias que não contribuem para o desenvolvimento total do aluno. Para tentar mudar esse quadro, sugere-se que o ensino das modalidades coletivas seja baseado pela abordagem da pedagogia do esporte, uma vez que soma um aspecto educativo às atividades esportivas. Espera-se com este estudo contribuir para a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, tendo em vista uma metodologia de ensino baseada na pedagogia do esporte, formando jogadores e cidadãos inteligentes, que sejam capazes de se relacionar positivamente com os outros companheiros e adversários, além do fator social.
CONCLUSÃO
	 Entendemos que, o Professor formado em Educação Física Licenciatura, tem um papel fundamental no ambiente escolar, pois tem objetivo em mostrar a importância da atividade física na saúde e no bem estar, estando atualizado para pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a aplicação, dentro do ambiente escolar utilizando-se dos exercícios físicos como jogos, brincadeiras, danças e por realizar eventos e projetos envolvendo também a comunidade por fazer integração com a Escola e social.
ANEXO
	PLANO DE AULA 01
 
	Data: 
	Horário: 
	Ano: 2017 Turma 9° ano
	Nº de alunos 22
	Tema da aula: passa o bastão
	Conteúdo: Introdução de Revezamento e Importância do trabalho em equipe.
	Objetivo:. Desenvolver a agilidade, atenção, coordenação motora ampla e o espírito em equipe.
	Recursos materiais: Quadra Bastões feitos com cabo de vassoura ou cano de PVC medindo aproximadamente 30 cm.
	Procedimentos didáticos:
- 
Separar os alunos em equipe mantendo distância dos participantes da equipe, o aluno terá que correr até chegar em seu amigo que esta a uma determinada distancia a frente para entregar o bastão, a corrida termina quando o ultimo integrante da equipe recebe o bastão e cruza a linha de chegada.
-Tempo: aproximadamente 30 min.
.
	Avaliação: O aluno vivenciou a modalidade de corrida de revezamento reconhecendo suas técnicas e suas dificuldades, através de atividades lúdicas, participando de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros integrantes, reconhecimento e respeito ás limitações físicas do próximo, desempenho motor de si e dos outros, sem discriminação social ou preconceito, adotando comportamentos solidários, cooperativos, não agressivos e evitando atitudes de rivalidades em situações competitivas.
	PLANO DE AULA NÚMERO 02
 
	Data: 
	Horário: 
	Ano: 2017 Turma: 9° ano
	Nº de alunos: 19
	Tema : Voleibol 
	Conteúdo: POSIÇÃO EM QUADRA, REGRAS, SAQUE, BLOQUEIO E POSICIONAMENTO EM QUADRA
	Objetivo:JOGO DE VOLEIBOL
	Recursos materiais: Quadra, rede e bola de voleibol.
	 Atividade iniciada com aquecimento e alongamento dos membros superiores e inferiores, dividir em duas equipes uma em cada lado da quadra, quantidade de equipes pode variar de acordo com a quantidade de alunos podendo formar 2 ou mais equipes, objetivo é ensinar o aluno fundamentos do saque por baixo, por cima e em suspensão de forma mais técnica, além da forma de utilizar o bloqueio individual, duplo ou triplo sabendo utilizar o salto e as mãos, além do rodízio em quadra, após essa explicação no final é realizado um jogo para ver se o aluno entendeu de fato a explicação e mostrando na prática como executar cada movimento e ação dentro da quadra.
	Avaliação:Aula de o qual fiquei observando apenas, o objetivo em si foi alcançado!
 
	PLANO DE AULA NÚMERO 03
 
	Data: 
	Horário: 
	Ano: 2017 Turma: 6° ano
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: Atividade Basquetebol
Conteúdo: Adaptação, pega pega com regras
	Objetivo: .Coordenação da bola, primeiro contato 
	Recursos materiais:bola 
	Procedimentos didáticos: .
O Professor fez uma roda de conversa para falar da atividade e suas regras antes de serem distribuídas as cordas para os alunos.
As brincadeira foi realizada em grupo e individual. 
 
	Avaliação: O objetivo foi alcançado, eles brincarão com muito prazer..
REFERÊNCIAS
BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Paris: Vigot, 1994.
PAES, R.R. Aprendizagem e competição precoce: "O caso do Basquetebol", Universidade Metodista de Piracicaba: Dissertação de Mestrado, 1989.
DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v. 10, n. 4, out. 2002, p. 99-104.
OLIVEIRA, A. M. Escola de Futebol: dicas administrativas e pedagógicas para alcançar o sucesso. Curitiba: Lisegraff, 2008.
SANTANA, W. C. A tarefa da pedagogia do esporte na infância à luz do paradigma da complexidade. In: I Congresso Internacional de pedagogia do esporte e XVII Semana de Educação Física, 2005, Maringá. Anais... 2005, s/p.
VENDITTI JUNIOR, R.; SOUSA, M. A. Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem esportiva. Revista Pensar a Prática, v. 11, n. 1, jan./jul. 2008, p. 47-58.
BARBANTI, V. J. Dicionário de Educação Física e do Esporte. São Paulo: Manole, 2003.
BALBINO, H.F.; PAES, R.R. (2007). Jogos desportivos coletivos e as inteligências múltiplas: bases para uma pedagogia do esporte. Hortolândia: Unasp. 
 BAYER, C. (1992). La enseñanza de los juegos deportivos colectivos:baloncesto, fútbol, balonmano, hockey sobre hierba y sobre hielo, rugby, balonvolea, waterpolo. 2ª ed. Barcelona: Hispano America..
LICENCIATURA E GRADUAÇÃO PLENA
Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas Disciplinas de � HYPERLINK "https://www.colaboraread.com.br/aluno/timeline/index/0779026704?ofertaDisciplinaId=510479"��Cinesiologia e Biomecânica � � HYPERLINK "https://www.colaboraread.com.br/aluno/timeline/index/0779026704?ofertaDisciplinaId=510475"��Metodologia do Ensino do Voleibol � � HYPERLINK "https://www.colaboraread.com.br/aluno/timeline/index/0779026704?ofertaDisciplinaId=510476"��Metodologia do Ensino do Basquetebol � � HYPERLINK "https://www.colaboraread.com.br/aluno/timeline/index/0779026704?ofertaDisciplinaId=510474"��Metodologia do Ensino do Atletismo � � HYPERLINK "https://www.colaboraread.com.br/aluno/timeline/index/0779026704?ofertaDisciplinaId=510478"��Seminário da Prática: metodologias do Ensino da Educação Física: Jogos Coletivos e Atletismo �
 Profº.Eloise Werle de Almeida
Prof.Raphael Augusto Texta
Prof.Mario Carlos Welin Balvedi
Prof.Tulio Bernardo Alfano Moura
Prof.Mario Teixeira 
GIANSANDOR SILVEIRA 
LEONARDO DE MAIO
LUCIANO SILVA DE SOUZA
JOSE DIRCEU SIQUEIRA GOMES JUNIOR
 VALBER FREDERICO PIRES DE CAMARGO
ELI DE ARRUDA PINTO
Sorocaba
2017
LICENCIATURA E GRADUAÇÃO PLENA
GIANSANDOR SILVEIRA 
LEONARDO DE MAIO
LUCIANO SILVA DE SOUZA
JOSE DIRCEU SIQUEIRA GOMES JUNIOR
 VALBER FREDERICO PIRES DE CAMARGO
ELI DE ARRUDA PINTO 
Sorocaba
2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais