Buscar

APOL 5 Gestão de Recursos humanos e Psicologia e comportamento organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 5 (02/04 a 16/04) ABERTA até 16/04/18 (23:59h)
Avaliação da Aula 6
Questão 1/5 - Gestão de Recursos Humanos
"Acredito que há uma necessidade profunda e intensamente humana de confiança, honestidade, integridade e conduta ética com as pessoas com quem criamos importantes relacionamentos. Além do mais, acredito que esse imperativo moral deve motivar empresas a se esforçarem para satisfazer essa necessidade que diz respeito a todos os seus constituintes, clientes empregados, enfim todos os que dela dependem. E, finalmente, acredito que as empresas que são mais consistentemente éticas em sua conduta serão, em media, mais bem-sucedidas”. (James Burke, 1987, apud AGUIAR, 1996, p. 11-12)
De fato pessoas que carregam consigo uma postura ética possuem menos chances de se envolver em práticas antiéticas. Evidências indicam que as pessoas com altos indícios de princípios éticos permanecerão fiéis a eles, ainda que as atitudes de terceiros ou a orientação das normas da organização sejam em sentido oposto aos deste indivíduo. Porem quando um indivíduo não possui altos indícios de princípios éticos, este pode ser mais facilmente influenciado a praticar atos antiéticos. (BARBIERI, 2012, p. 24).
A análise do texto de James Burke e do texto de Barbieri revela que:
	
	A
	As exposições dos dois autores se complementam.
	
	B
	Os dois textos versam sobre temáticas absolutamente diferentes.
	
	C
	Ambos repetem as mesmas ideias.
	
	D
	As ideias de um não mantém qualquer relação com as ideias do outro.
	
	E
	Os dois autores se contradizem na gestão da ética empresarial.
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos
As organizações que possuem as melhores práticas não encaram a sua atividade com um espírito estático; vão, certamente, prosseguir num esforço de melhoria contínua, não deixando que a sua concorrência a alcance. Assim, um exercício esporádico de benchmarking em relação ao desempenho das organizações mais eficientes e produtivas poderá ficar rapidamente desatualizado e os seus resultados deixarem de ser realistas. Os profissionais de hoje compreendem que o mundo empresarial está em permanente mudança e que a sustentabilidade de uma empresa depende não só das suas aptidões, mas também da sua capacidade em dar uma resposta rápida a essas mudanças.
Considerando o texto acima, avalie as seguintes afirmações.
I. As boas organizações definem e praticam princípios e ações que não devem sofrer mudanças para não perderem a sua eficiência.
II. A produtividade e eficiência de uma empresa não estão relacionadas à prática política de benchmarking.
III. Os profissionais das organizações devem-se preocupar tanto pela compreensão das mudanças permanentes como na busca rápida de respostas a novas exigências dos mercados.
 É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II, apenas
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I, apenas.
Questão 3/5 - Gestão de Recursos Humanos
Desenvolver equipes é algo que requer muito esforço, planejamento e empenho por parte das empresas. Isso porque equipes são formadas por pessoas. Pessoas diferentes, com visões de vida, objetivos e expectativas diversas. Galgar a curva de performance requer um trabalho que envolve planejamento, diagnóstico, alinhamento de expectativas, treinamentos e outras ferramentas de desenvolvimento e capacitação profissional. Mas somente isto não basta. Desenvolver equipes também requer união dos participantes, visão compartilhada, objetivos comuns, competências complementares e aquele “algo a mais”, próprio dos profissionais que buscam excelência.
Todas estas reflexões objetivam nos nortear, levando-nos a:
Conceber o desenvolvimento de pessoas como um meio, e não como fim, já que desenvolver pessoas é um processo contínuo que busca como finalidade o alcance dos objetivos corporativos;
Aprender que cada empresa, cada situação e cada grupo de pessoas, requer uma abordagem própria, que leve à transformação desse grupo em uma equipe real; 
Reconhecer que a mola-propulsora para o desenvolvimento de equipes, são os desafios de performance. Equipes de alta-performance nascem, antes de mais nada, de grandes desafios de performance que exigem um grande esforço para superá-los.
Fonte: PINTO, FONSECA E LOPES (2012)
A análise do texto apresentado revela que:
	
	A
	Para criar uma equipe altamente eficiente, todas as pessoas devem ser abordadas, motivadas e preparadas exigindo delas as mesmas qualidades.
	
	B
	Os desafios constantes são um fator de desenvolvimento desde que os integrantes de uma equipe se unam para superá-los.
	
	C
	A estratégia para formar uma boa equipe é igual em todas as empresas, independentemente da filosofia da empresa e das potencialidades dos seus funcionários.
	
	D
	O bom desempenho de uma equipe depende essencialmente da remuneração financeira de cada membro que a integram.
	
	E
	As equipes são formadas por pessoas que têm a mesma visão de vida e as mesmas competências.
Questão 4/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Pense na seguinte situação:
Você trabalha em uma empresa Multinacional a qual está presente nas regiões Sul e Sudeste do País. Atualmente ocupa o cargo de Gestor de Pessoas, sendo o responsável pelas duas Regiões. A organização possui um contingente de 70% de profissionais brasileiros e os 30% restantes são oriundos de outros países como o Japão, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Alemanha neste grupo existem homens e mulheres. A organização verifica a necessidade de realizar uma política que contemple a diversidade de situações que se apresentam. Para isso, você terá que avaliar o que é essencial e fundamental que conste na mesma de modo que minimize as possíveis desigualdades que possam vir a surgir destas relações sociais no ambiente de trabalho.
Considerando a teoria estudada na cartilha sobre Ferramentas de gestão para a igualdade, de gênero e raça, analise as assertivas abaixo verificando aquelas ações que melhor se aplicam para a elaboração da política solicitada.
I – Ações afirmativas voltadas para mulheres, negros e portadores de necessidades especiais.
II – Estabelecimento de procedimento de recrutamento e Seleção inclusivos.
III – Ascensão funcional de acordo com a cultura instituída pela empresa e não pela democratização da diversidade.
IV – Relações de trabalho livres de preconceito.
V – Democratização do poder e da cultura institucional.
Marque a alternativa abaixo, que apresenta a resposta para a elaboração de uma política calcada em uma gestão estratégica de equidade.
	
	A
	As assertivas I, II e III estão Corretas.
	
	B
	As assertivas I e III estão Incorretas.
	
	C
	As assertivas I, II e IV estão Corretas.
	
	D
	As assertivas I e V estão Incorretas.
	
	E
	Todas as assertivas  estão Corretas.
Questão 5/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Estudamos o conceito de cultura sobre a ótica de vários autores, um deles foi Srour (1998, p. 174) o qual trata a cultura organizacional expressando que: 
A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. Não decorre de uma herança biológica ou genética, porém resulta de uma aprendizagem A cultura organizacional exprime então a identidade da organização. É construída ao longo do tempo e serve de chave para distinguir diferentes coletividades. Vimos também que A transmissão da cultura organizacional se dá sob várias formas, entre elas: As cerimônias, os ritos, os rituais, as histórias, os mitos, os heróis, os símbolos e a linguagem.
Data forma solicita-se a você que correlacione a primeira coluna com a segunda e após assinale a sequência correta:
a. As cerimônias 
b. Os rituais 
c. As histórias 
d. Os mitos
e. Os heróis 
f. Os símbolos 
g. A linguagem
( ) São narrativas de acontecimentos ocorridos no passado da organização, estão presentes na memória dos funcionários que vivenciaram estes fatos. 
( ) São objetos, logomarcas, bandeiras botons, enfim, sãoobjetos, ações ou eventos que representam significados especiais. 
( ) São aqueles que servem como modelo e exemplo para os demais funcionários, estão impregnados dos valores organizacionais. 
( ) São ações repetidas em forma de cerimônias que reforçam os valores e normas que são fundamentais para aquela organização. 
( ) São eventos que reúnem os membros da organização para celebrar o sucesso obtido por funcionários de destaque da organização. 
( ) São histórias da imaginação, que servem para explicar atividades ou feitos tomados pelas organizações que de outra maneira seriam difíceis de entender. 
( ) É proveniente do segmento no qual a empresa atua e das especificidade da sua produção, aproximas as pessoas que nela estão inseridas e pode ser de difícil entendimento para os que não pertencem àquela cultura.
	
	A
	c, b, a, d, g, e, f
	
	B
	c, f, e, b, a, d, g
	
	C
	b, c, a, f, g, d, e
	
	D
	c, a, f, b, e, d, g
	
	E
	c, a, b, f, e, g, d

Outros materiais