Buscar

O papel da logistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O papel da logística
O mercado moderno vive momentos de mudanças constantes, rápidas e com concorrência feroz, na qual a qualidade e o preço se destacam cada vez mais. É justamente nesta última vertente que a logística (gestão de meios e materiais) tem forte impacto. A logística vem sofrendo muitas atualizações no seu método e processos ao longo das últimas décadas. Desde 1950, em período de guerra, que se notou a importância da gestão de meios e materiais primeiramente na vertente bélica, e posteriormente no sucesso e ganhos das organizações. 
Com o contínuo avanço tecnológico e o surgimento de uma rede mundialmente conectada, proporcionou-se uma globalização em tempo real, desta forma fez-se necessário um aperfeiçoamento constante da logística na sua forma de projetar, analisar e definir as ações a serem implementadas, pois o ambiente comercial ficou altamente competitivo e aberto. Neste contexto, e numa primeira fase, ficou evidente a necessidade de se reduzir de uma forma constante e substancial os custos, e é justamente nesta vertente que a gestão de meios e materiais ganha destaque. 
Durante muito tempo dentro das organizações a logística desempenhava apenas tarefas relacionadas a transporte, no entanto, e num mercado moderno, assume papéis muito além do controle e estoque de materiais. A sua associação exclusiva às vertentes do transporte denota a falta de visão e carência de um bom planejamento logístico. Desta forma, a primeira premissa que devemos ter é que a gestão de meios e materiais deve responder por toda a movimentação de materiais. Ela se relaciona com todos os departamentos e os integra, por isso, funcionários que não trabalham diretamente com a logística, precisam, ainda sim, ter uma ideia do que faz a logística.
Outra tarefa da gestão de meios e materiais é utilizar o varejo como objetivo de um canal de distribuição, como um meio de solução para a distribuição de produtos para vários lugares. É a partir do atacado que o varejo realiza toda compra dos produtos para a distribuição no mercado, fazendo com que qualquer pessoa tenha acesso a mercadoria. Ou seja, garante um maior alcance de público alvo e um menor custo para alcança-los. 
Do ponto de vista logístico, deve-se levar em consideração alguns fatores que são fundamentais para um bom resultado desde o ponto de início até o ponto de consumo, para maior satisfação do cliente e menor custo para a organização. Há um equilíbrio entre esses dois fatores importantíssimos e ir atrás disso é que é o trabalho da logística.
Analisando o custo total do produto é importante que a gestão de meios e materiais analise devidamente os níveis de estoque, analisando juntamente com o time de compras os leads time para os produtos, proporcionando a escolha do modal correto no ato de ressuprimento das matérias primas ou, se for necessário, de multimodal. Faz-se necessário de a logística acompanhar os níveis de estoque e analise dos processamentos de pedidos futuros. Somente desta forma pode-se garantir que o resultado final seja satisfatório. 
Outro fator importante, quanto mais eficiente for a gestão de meios e materiais no seu processo de transporte, menores níveis de estoque serão necessários, com isto obtém-se maiores níveis de rotação de estoque o que será benéfico, pois os produtos podem ficar obsoletos ou com validades expiradas. Convém ressaltar que pode haver uma proximidade entre os diversos setores diretamente relacionados com a logística, formando então um supply chain eficiente. 
Além destas responsabilidades, a gestão de meios e materiais também tem um papel importante na organização do armazém e a forma como é disposto, o manuseio dos materiais que às vezes são frágeis e podem se danificar facilmente tanto no transporte para produção como na forma que foi armazenado. 
É importante lembrar que possuir uma base de dados atualizada e devidamente integrada, é a chave para um bom planejamento logístico. Vale afirmar também que somente o investimento em tecnologia não irá ter o resultado desejado, sendo necessário que as ferramentas sejam devidamente utilizadas por funcionários treinados.
 Por ser vista como uma vantagem as empresas estão investindo cada vez mais, como por exemplo, as empresas do ramo automobilístico que tendem a ser pioneiras nesta realidade. Elas utilizam operadores logísticos, isto é, terceirizados de suporte de um processo; automação; além de muitas ferramentas logísticas.
Desta forma, podemos afirmar que a gestão de meios e materiais assume um papel fundamental no sucesso ou fracasso das organizações, sendo que se for devidamente aplicada, irá aumentar a sua competitividade, proporcionar uma visão completa de todas as etapas da cadeia, proporcionar conhecimento de dados e técnicas para implementar de forma customizada projetos de movimentação, transporte, estocagem, distribuição ou cross-docking de materiais, pessoas e informação.
Em virtude de uma logística qualificada pode-se afirmar que também irá ter ganho de eficiência quando houver necessidade de remanejar cargas, sendo que este acompanhamento poderá ser realizado em tempo real. Consequentemente, tem-se um aumento do nível de serviço e uma redução dos custos inerentes ao processo logístico.
Concluindo, a logística “ busca se utilizar dos processos, visando uma redução de custos, para que o produto final seja colocado no dia certo, no local correto, com preço competitivo e qualidade assegurada. ”

Outros materiais

Outros materiais