Buscar

Relatório Ângulo de Repouso (4)

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio da Bahia
Componentes: Andresa Carolina,
Andrea Reis, Carina Albuquerque,
Fabiana Nunes, Rafaela Martins
Maria Macedo, Yasmin Coutinho.
ÂNGULO DE REPOUSO		
Trabalho orientado e supervisionado pelo Professor Márcio Gonçalves de Oliveira 
 
Curso Farmácia
Disciplina Farmacotécnica I
Salvador, 09 de Novembro de 2017
Ângulo de Repouso
 Pode ser definido como o ângulo máximo do talude formado pelos grãos em relação à horizontal e é altamente influenciado pelo teor de umidade, pelo tamanho, pela forma e pela constituição externa do grão. O conhecimento do valor do ângulo de repouso dos grãos é importante para a determinação da capacidade estática dos silos, da capacidade de correias transportadoras e do dimensionamento de moegas, dutos e rampas de descarga de grãos.
 O ângulo de repouso tem sido utilizado como um método indireto de quantificar a fluidez de um pó, em função da sua relação com a coesão entre as partículas. É definido como o maior ângulo obtido entre uma superfície de um pó a granel, que se dispõe na forma de um cone, e o plano horizontal. Ele pode ser determinado experimentalmente, permitindo-se que o pó flua por um funil e caia livremente sobre uma superfície. A altura e o diâmetro do cone resultante são medidas e o ângulo de repouso pode ser calculado pelo arco-tangente do quociente do dobro da altura do cone pelo diâmetro da plataforma. 
 Existem vários métodos para a medição do ângulo de repouso e cada um deles produz resultados um pouco diferentes. Os resultados também são sensíveis à metodologia do experimento. Como resultado, dados provenientes de diferentes laboratórios não são sempre comparáveis. Dentre os diversos métodos, um deles, consiste em um tambor provido de uma abertura no fundo, sobre o qual se eleva uma plataforma circular, de raio conhecido. Com uma abertura gradual do registro, forma-se um cone de grãos sobre a plataforma. 
 Os pós com ângulos de repouso maiores que 50º possuem como regra geral, propriedades de fluxo deficientes, enquanto ângulos de repouso próximos de 25º correspondem a propriedades de fluxo muito boas. O limite para compressão direta é < 43º. 
Referências
ALMEIDA, B.V. Determinação das propriedades físicas de amêndoas de cacau (Thebroma cacao L.). Viçosa, 70p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) Universidade Federal de Viçosa, 1979.
  «ângulo de repouso». sigep.cprm.gov.br. Consultado em 28 de dezembro de 2016

Outros materiais