Buscar

ATIVIDADES ESTABILIZADORA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADES ESRABILIZADORA
As habilidades motoras de estabilidade são "padrões motores que favorecem a manutenção de equilíbrio do individuo". Porque o equilíbrio é uma habilidade importante até mesmo para andar; As atividades mais consideradas são: movimentos axiais, rotação corporal, desvio, equilíbrio em um só pé, caminhada direcionada e apoios invertidos.
Equilibrar 
Uma das etapas mais importantes do desenvolvimento corporal é o entendimento sobre o equilíbrio. É ele que permite que a criança fique de pé, caminhe, corra ou faça qualquer outra atividade física, tornando-se assim um dos sentidos essenciais ao dia-a-dia do indivíduo.
O equilíbrio poderá ser de duas maneiras: estático (movimentos realizados sem movimentação das pernas, como ficar na ponta dos pés) ou dinâmico (feito em movimentação das pernas, como em uma corrida). Para ambos é necessário um bom desenvolvimento infantil para que não haja impacto sobre a fase adulta.
Banco Sueco: repita as movimentações em cima de um banco sueco, utilizando a parte mais larga dele. Para as crianças maiores use também a parte mais estreita, virando o banco ao contrário.
 Corrida do Saci
Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.
Execução: O professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada. As crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.
 Corda
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Material: A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Execução: Pode ser utilizada no chão, em que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.

Outros materiais