Buscar

Teoria Politica Unidade II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Abrir links rápidos
Links rápidos
Referências de página
Definir conteúdo
Atalhos do teclado
Terminar Sessão
Menu global
hellen.correia @unipinterativa.edu.brAtualizações de atividade6
Home
Ajuda
	
Guias Superiores
	UNIP EAD Guia 1 de 5 
	CONTEÚDOS ACADÊMICOS Guia 2 de 5 (guia ativa) 
	BIBLIOTECAS Guia 3 de 5 
	MURAL DO ALUNO Guia 4 de 5 
	TUTORIAIS Guia 5 de 5 
Local atual 
Teoria Política 5564-30_52801_R_20181_01 
CONTEÚDO 
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE II 
Opções de gerenciamento do menu
Menu curso:
Teoria Política (5564-30_52801_R_20181_01)
CONTEÚDO
Revisar envio do teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE II 
Conteúdo
	Usuário
	hellen.correia @unipinterativa.edu.br 
	Curso
	Teoria Política 
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE II 
	Iniciado
	04/04/18 21:11 
	Enviado
	04/04/18 21:17 
	Status
	Completada 
	Resultado da tentativa
	5 em 5 pontos   
	Tempo decorrido
	6 minutos 
	Instruções
	ATENÇÃO: a avaliação a seguir possui as seguintes configurações:
- Possui número de tentativas limitadas a 3 (três);
- Valida a sua nota e/ou frequência na disciplina em questão – a não realização pode prejudicar sua nota de participação AVA, bem como gerar uma reprovação por frequência;
- Apresenta as justificativas das questões para auxílio em seus estudos – porém, aconselhamos que as consulte como último recurso;
- Não considera “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas) – porém, uma vez acessada, é considerada como uma de suas 3 (três) tentativas permitidas e precisa ser editada e enviada para ser devidamente considerada;
- Possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico), sendo impossível o seu acesso após esse prazo, então sugerimos o armazenamento e/ou impressão para futuros estudos;
- A não realização prevê nota 0 (zero).
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente 
Pergunta 1 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Atualmente, as empresas transnacionais buscam países com menores direitos para os trabalhadores, de forma que o valor agregado ao custo da mão de obra seja menor e, consequentemente, os produtos possam chegar aos mercados com valores mais baixos. 
 
Esse processo está relacionado com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
economia global.
	Respostas: 
	a. 
economia global.
	
	b. 
economia informacional.
	
	c. 
tecnologia global.
	
	d. 
tecnologia social.
 
	
	e. 
desenvolvimento regional.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: a) economia global.
 
Comentário: a globalização tem aspectos positivos e negativos. Entre os aspectos negativos inclui-se a economia global, que tende a favorecer os países e empresas mais ricos e, em contrapartida, a exigir grandes sacrifícios dos países e empresas menos desenvolvidos. Um exemplo clássico é a questão do valor da mão de obra. As empresas transnacionais buscam países com menores direitos para os trabalhadores, de forma que o valor agregado ao custo da mão de obra seja menor e, consequentemente, os produtos possam chegar aos mercados com valores mais baixos. 
	
	
	
Pergunta 2 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Das alternativas abaixo, qual corresponde à empresa em que grande parte de seu capital produtivo encontra-se disperso pelo planeta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Empresa global.
	Respostas: 
	a. 
Empresa nacional.
	
	b. 
Empresa global.
	
	c. 
Empresa social.
.
	
	d. 
Empresa informacional.
 
	
	e. 
Empresa geral
	Feedback da resposta: 
	Resposta: b) Empresa global.
 
Comentário: as empresas globais caracterizam-se por dominarem os mercados onde atuam ou estão passando a atuar (anexando empresas já existentes). Sua posição é sempre de liderança e grande parte de seu capital produtivo encontra-se disperso pelo planeta. Dessa forma, essas empresas estabelecem intenso fluxo de tecnologias (intrafirmas), capitais, informações e módulos tecnológicos (peças e acessórios).
	
	
	
Pergunta 3 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Democracia representativa é aquela em que o povo é governado por representantes periodicamente eleitos por ele. Esses representantes tomam decisões em nome do povo e no atendimento a seu interesse, decisões políticas que afetam a vida de todos.
 
Nesse sentido, que tipo de democracia implica maior participação do povo em relação à administração pública e ao governo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Participativa.
	Respostas: 
	a. 
Qualitativa.
	
	b. 
Quantitativa.
	
	c. 
Participativa.
	
	d. 
Eletiva.
 
	
	e. 
Substantiva.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: c) Participativa.
 
Comentário: a democracia participativa, que pode ocorrer junto com a representativa, implica maior participação do povo em relação à administração pública e ao governo. Nela o poder democrático não se restringe ao voto, embora ele exista e continue sendo essencial. Na democracia participativa, o poder de decidir do povo é exercido em diferentes momentos e por diferentes formas. Ocorre todas as vezes que a sociedade civil intervém durante o mandato dos governantes para opinar sobre práticas a serem adotadas.
	
	
	
Pergunta 4 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Em 1979 Margareth Thatcher assume como primeira-ministra da Inglaterra e inicia o desmonte do modelo de Estado existente sob alegação de que aquele não possuía mais recursos para garantir tantos direitos sociais para os cidadãos. Ela dá início a um movimento que se alastra por outros países e que, a bem da verdade, ainda não se encerrou totalmente.
 
Como se chamou esse movimento?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
Neoliberalismo.
	Respostas: 
	a. 
Socialismo.
	
	b. 
Comunismo.
	
	c. 
Capitalismo.
	
	d. 
Pós-modernismo.
 
	
	e. 
Neoliberalismo.
	Feedback da resposta: 
	Reposta: e) Neoliberalismo.
 
Comentário: o liberalismo econômico ganha nova vitalidade, ressurge como neoliberalismo e traz com ele um outro fenômeno ainda hoje muito estudado, a globalização. As ideias originalmente expostas por Friedrich Hayek logo após a Segunda Guerra Mundial ressurgiram na Universidade de Chicago, em torno de Milton Friedman, que para caracterizá-las cunhou a denominação neoliberalismo. A nova ideologia passou a contar, desde logo, com o apoio político dos Estados Unidos, sob a presidência de Ronald Reagan, e do Reino Unido, sob a responsabilidade da primeira-ministra Margaret Thatcher. 
	
	
	
Pergunta 5 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Em relação às revoluções liberais ou revoluções burguesas, a primeira ocorreu na Inglaterra entre 1640 e 1688. A Revolução Inglesa marcou o momento em que o poder estatal passou para as mãos de uma nova classe social, que se enxergava como sujeito de sua própria história. 
 
Qual foi a última dessas revoluções?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Revolução Francesa.
	Respostas: 
	a. 
Revolução Constitucionalista.
	
	b. 
Revolução Francesa.
	
	c. 
Revolução Marxista.
	
	d. 
Revolução Chinesa.
 
	
	e. 
Revolução Industrial.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: b) Revolução Francesa.
 
Comentário: a última grande revolução liberal foi a Revolução Francesa, em 1789. Com o domínio da monarquia na França, o absolutismo dos reis era verdadeiramente despótico, violento. Horrores eram praticados de forma irresponsável e os súditos eram submetidos a barbaridades. Não tardou para que os cidadãos franceses passassem a nutrir por seus reis e por todos os membros da corte o mais profundo ódio e desprezo.
	
	
	
Pergunta 6 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Karl Marx modificou o pensamento da sua época por ter ligado a política
às condições materiais concretas, ao econômico, e por ter denunciado a exploração do capital pelo trabalho, que até então era considerada quase normal, ou ainda, necessária para garantir a produção.
 
Das alternativas abaixo, qual representa o nome dado por Marx para a diferença entre o excedente acumulado e aquilo que é pago ao trabalhador?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
Mais-valia.
 
	Respostas: 
	a. 
Hora extra.
	
	b. 
Salário.
	
	c. 
Lucro.
	
	d. 
Mais-valia.
 
	
	e. 
Exploração.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: d) Mais-valia.
 
Comentário: Marx argumenta que o capitalista reúne em seu benefício vários saberes e com isso produz e acumula riquezas. Parte da riqueza produzida é paga para o trabalhador e outra parte é acumulada pelo capitalista. A diferença entre o excedente acumulado e aquilo que é pago ao trabalhador é a mais-valia. Os capitalistas compram a força de trabalho dos homens para tentar obter sempre a maior quantidade possível de excedente. Ele entende que a lógica do capital é a da exploração do trabalho assalariado que, ao mesmo tempo, permite a circulação de pessoas como mercadorias.
	
	
	
Pergunta 7 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Na atual conjuntura econômica, para que o curto ciclo de pesquisa, desenvolvimento, comercialização no mercado e obsolescência do produto se realize e permita ao fabricante ter lucro, é preciso expandir o mercado consumidor. 
 
Como é conhecido essa expansão do mercado consumidor?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
Globalização.
 
	Respostas: 
	a. 
Informação.
	
	b. 
Comunicação.
	
	c. 
Industrialização.
.
	
	d. 
Globalização.
 
	
	e. 
Sistematização
	Feedback da resposta: 
	Resposta: d) Globalização.
 
Comentário: a globalização é um fenômeno que tem aspectos econômicos, sociais, culturais, tecnológicos e políticos, e pode ser representada nessa medida como um conjunto de transformações. A facilidade de acesso a matérias-primas e mão de obra com baixo custo são os componentes que sustentam a globalização, além da expansão territorial dos mercados. Quando há maior circulação de produtos e serviços e empresas transnacionais se instalam em diferentes partes do planeta, a cultura também circula e influencia outros lugares e outras pessoas.
	
	
	
Pergunta 8 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Nas disposições finais e transitórias, a Constituição Federal determina que o poder público desenvolva esforços, com a mobilização de todos os setores organizados da sociedade, para eliminar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental.
 
Esse dispositivo constitucional está relacionado com:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
participação popular.
	Respostas: 
	a. 
participação popular.
	
	b. 
representação social.
	
	c. 
direito social.
	
	d. 
participação política.
 
	
	e. 
representação política.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: a) participação popular.
 
Comentário: o texto da Constituição Federal brasileira de 1988 consagrou a participação da sociedade como princípio de direito constitucional e de direito administrativo. Assim, contém um conjunto de normas que determinam a adoção de práticas de participação popular na vida política e administrativa do país.
 
	
	
	
Pergunta 9 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	O crescimento das atividades informais, das atividades ilegais e dos fluxos migratórios internacionais são reflexos do:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
desemprego estrutural.
 
	Respostas: 
	a. 
emprego pleno.
	
	b. 
emprego estrutural.
	
	c. 
desemprego pleno.
	
	d. 
desemprego estrutural.
 
	
	e. 
desemprego temporário.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: d) desemprego estrutural.
 
Comentário: as principais causas do desemprego estrutural são:
baixa qualificação da mão de obra para as necessidades atuais do mercado de trabalho;
substituição dos postos de trabalho por tecnologias como a robótica e a informática;
a população excluída do processo de globalização está se submetendo a grandes jornadas de trabalho e ao subemprego;
o crescimento vegetativo dessa população está aumentando, de acordo com a ampliação da natalidade e a redução da mortalidade;
crescimento das atividades informais, das  atividades ilegais e dos fluxos migratórios internacionais.
 
	
	
	
Pergunta 10 
0,5 em 0,5 pontos
	  
	
	
	Que tipo de Estado surge após a Segunda Guerra Mundial em contraponto à estratégia de liberdade total para os agentes econômicos e a partir das pressões as massas de trabalhadores?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Estado do bem-estar social.
	Respostas: 
	a. 
Estado laico.
	
	b. 
Estado militarista.
	
	c. 
Estado do bem-estar social.
	
	d. 
Estado democrático de direito.
 
	
	e. 
Estado globalizado.
	Feedback da resposta: 
	Resposta: c) Estado do bem-estar social.
 
Comentário: a partir das pressões das massas de trabalhadores, da Igreja e da necessidade de manter o mercado econômico em equilíbrio, adota nova postura de tratamento das questões de cunho social. Assim, surge o Estado do bem-estar social, que a rigor é aquele que tem o papel de garantir o acesso da população a um mínimo de segurança social, o que significa renda, alimentação, saúde, habitação, assegurados ao cidadão não como uma forma de caridade, mas como direitos políticos, previstos na Constituição Federal, lei máxima do país.
	
	
	
Quarta-feira, 4 de Abril de 2018 21h18min00s BRT
OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais