Buscar

Relatório - eletrotécnica industrial - Sensor Fim de curso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA E ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL 
ALUNA: TAINÁ ROCHA DA SILVA
Tubarão-SC, 02 de abril de 2018
RELATÓRIO DE AULA: FUNDAMENTOS DE ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL
Na aula do dia 26/03, o professor nos propôs um desafio onde desviaríamos desenvolver um sistema sem o auxílio da apostila, o sistema proposto era o de reversão com fim de curso, uma estrutura é acionada por um motor trifásico que possui sensores fim de curso. Quando acionado um sensor, a estrutura tem quem emitir o sentido do giro até que o segundo seja acionado. Neste momento o giro ´r novamente emitido, um botão deve iniciar o movimento e o outro para esse movimento. A dica que tínhamos para montar esse esquema era: utilizar duas contatoras; uma sempre ligará após o início (botão); troca de duas fases emite o sentido do giro; começar pelo diagrama do comando.
Obtivemos o seguinte diagrama:
Feito esse diagrama conseguimos ligar as contatoras conforme o proposto e conseguimos acionar os sensores de fim de curso para mudar o giro do motor.
Chave/Sensor de fim de curso:
É composta basicamente por três elementos, sendo eles: caixa, contatos e atuadores. As chaves fim de curso podem determinar a presença ou ausência, passagem, posicionamento e término do curso de um objeto, por isso o nome de “chave fim de curso”. 
São dispositivos eletromecânicos que tem como função indicar que um motor ou a estrutura ligada ao seu eixo (um portão automático, por exemplo) chegaram ao fim do seu campo de movimento. São sensores simples de trabalhar, principalmente na programação, já que funcionam como um interruptor de comandos elétricos. 
O sensor de fim de curso é capaz de ser atuado por uma força física externa muito pequena, é um dispositivo de baixo custo e com alta durabilidade, geralmente projetados para suportar mais de 1 milhão de ciclos, e este valor pode chegar até 10 milhões de ciclos, para modelos destinados a aplicações mais robustas.
Esquema básico de como é um sensor de fim de curso:
Fim de curso com contato comutador:
Aplicação:
Este tipo de dispositivo é muito utilizado em máquinas industriais e também em portões automáticos. Na robótica, tem como aplicação, identificar degraus, paredes, ou até mesmo como medida de segurança impedindo que o sistema force o motor.
Em resumo, a função principal é avisar que o comando ou determinada situação foi completada.  Umas das aplicações mais comuns da chave fim de curso são: Inversão de Polaridade; Circuito de tempo; Mudança de estado ou função; Acionamento biestável.
Atualmente na indústria, existe uma grande aplicação de chaves fim de curso, seja ela em guindastes, esteiras, elevadores, máquinas etc.

Outros materiais