COMENTÁRIO - FORUM DE DISCUSSÃO A
1 pág.

COMENTÁRIO - FORUM DE DISCUSSÃO A


DisciplinaContabilidade e Mercado de Trabalho2.386 materiais7.710 seguidores
Pré-visualização1 página
Até a década de 90 o trabalho era exercido manualmente, sendo que havia o predomínio da especialização de mão de obra, ou seja, as tarefas eram distribuídas de forma que o trabalhador se especializava nela porque seu trabalho restringia-se àquela atividade.
Após modificações que ocorreram na economia em função do avanço tecnológico, da rápida expansão da informação, da globalização, entre outros, o perfil profissional necessário e que passou a ser exigido pelas empresas mudou consideravelmente.
O ambiente de trabalho que antes era estável e previsível torna-se instável e competitivo, obrigando o profissional a interpretar dados e sinais, agir pro ativamente e ser agente no processo de inovação. A esse novo perfil denominou-se polivalente ou multifuncional, pois o profissional precisa atender às exigências crescentes do mercado.
Essas exigências levam à necessidade de se desenvolver habilidades, competências e conhecimentos. Elas levam à busca de capacitação, especialização, outros idiomas, etc. Quanto maior e melhor for a formação e qualificação do indivíduo, mais ele terá a oferecer e, consequentemente, maiores as chances de empregabilidade.