Buscar

Gerador Predial Eng. Civil

Prévia do material em texto

Gerador
Gerador, nada mais é que um equipamento que transforma energia mecânica em energia elétrica. 
Como funciona?
Os grupos geradores têm sua potência medida em KVA (kilovoltampere) 
Quanto maior for sua potência, mais equipamentos conseguem funcionar ligados ao gerador.
Ele também precisa de combustível – pode funcionar à base de diesel, etanol, biocombustível ou gás natural. Em condomínios, o mais utilizado, atualmente, é à base de diesel. 
E para isso precisamos de um tanque de combustível e um motor, que será responsável pelo acionamento do equipamento, o gerador de eletricidade com motor a diesel funciona a partir da queima deste combustível que, por sua vez, movimenta um eixo central. A energia mecânica resultante dessa movimentação é transformada em energia elétrica graças à ação de um alternador.
Geralmente, a opção é por um aparelho que consiga manter luzes das áreas comuns acesas, sistema de segurança, interfones, portões automáticos e um elevador funcionando.
Em relação ao tempo que ele ficará ligado, isso dependerá do modelo e da configuração do equipamento, do consumo e do tamanho do tanque. O ideal seria um equipamento de pelo menos 6 horas.
Forma de operação: Automática ou manual / Conforme a necessidade.
Abastecimento
Nenhum funcionário do prédio poderá buscar o combustível ou até mesmo abastecer, existem empresas especializas para esse tipo de serviço, pois é contra lei, além da atividade insalubre. Devemos lembrar que a estocagem também é proibida por lei.
Equipamentos que funcionam à diesel precisam de manutenção mensal. A manutenção anual, que pede limpeza de filtros, é obrigatória para todos os equipamentos.
Custo
Em relação ao custo, há geradores de diversos portes, claro que quando mais potente mais caro será esse gerador. Em média um gerador de 60 kva com isolamento acústico e carenado custa em torno de uns 40 mil reais à 60 mil reais.
O nosso em específico será um gerador predial como será mostrado.
Aprovação
Como o investimento é muito alto para um conforme e segurança maior, é necessário que aconteça uma assembleia no condômino e precisa ter no mínimo 51% de aprovação para que seja instalado, lembrando que valoriza o patrimônio de todos.
Localização de Instalação
Precisa ser estudado a localização, espaço, barulho, a segurança e até a poluição emitida, esses são os fatores de grande importância. O ideal é que fique o mais próximo do quadro de força, para que evite gastos maiores.
ABNT – Lei 15.095 – ano 2012 Obrigatório o uso do oxicatalisador ou catalizador
Serve para redução de emissão de gases.
Em relação ao barulho recomenda-se um gerador com isolamento acústico.

Outros materiais