Buscar

Avaliação a Distância 1 Perguntas pág. 31

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância
Período – 2017/2 ° Semestre
Disciplina: Teoria das Finanças Públicas
Nome da atividade: Avaliação a Distância I (AD1) 
1. Qual é o papel da ideologia na hegemonia de um grupo sobre a sociedade civil? 
A hegemonia de um grupo de pessoas se dá, quando ele utiliza elementos favoráveis da sociedade para manter o seu controle. E um instrumento muito utilizado para isso é a ideologia ou superestrutura ideológica. Sendo assim, a superestrutura é a ideologia, constituída pelas instituições, sistemas de ideias, doutrinas e crenças de uma sociedade. Ou seja, a superestrutura ideológica está encaixada na superestrutura institucional, na qual influencia e exercer o poder, através do controle do sistema educacional, das instituições religiosas e dos meios de comunicação. Dessa forma, a população passa a acreditar e exerce o que eles pensam, deixando de lado a sua opinião. 
2. Caracterize o conceito de hegemonia, relacionando-o à crise hegemônica e à revolução passiva. 
A hegemonia é a dominação de um grupo específico sobre um outro grupo, sendo utilizado algum argumento para ser influenciado, e tal é conhecido como ideologia; e assim consegue realizar mudanças na estrutura econômica e na estrutura de dominação implantada na sociedade. Sendo assim, uma crise hegemônica se daria através de erros de avaliação de estratégias que enfraquecem a liderança ou a legitimidade política do grupo hegemônico; ou seja, uma crise hegemônica pode ocorrer devido ao um conflito entre os integrantes do grupo dominante. Sendo assim, a crise hegemônica, pode ser estimulada por meio da competição ideológica. E o processo de competição ideológica, Gramsci chama de guerra de posição. A Guerra de posição, é entendida como uma estratégia revolucionária de longo curso, que exigiria a construção de uma nova hegemonia, a hegemonia proletária, para substituir a ordem burguesa dominante, por intermédio de um processo permanente de lutas e disputa de ideias capaz de fazer vingar o projeto socialista. Com isso, a grupo dominante com medo de perde o poder criou uma estratégica a revolução passiva, que tinha como principal objetivo manter o grupo dominante hegemônico em momentos de crise, sem utilizar o uso da força. 
3. Novas ideologias são usadas como instrumento de contestação ao grupo hegemônico. Como os conceitos de intelectual orgânico e de guerra de posição se encaixam nesse processo? 
O Intelectual Orgânico é todo tipo de pessoa que atua na divulgação de uma ideologia. Esse grupo é composto de religiosos, de professores, de jornalistas e de líderes profissionais, sindicais, estudantis e comunitários, além de filósofos, de literatos e de artistas. Eles são produzidos principalmente dentro do grupo hegemônico, mas podem ser também recrutados entre as classes dominadas e aceitos como membros do grupo hegemônico. Com isso, Intelectual orgânico é um tipo de intelectual que mantém-se ligado a sua classe social originária, atuando como seu porta-voz. Portanto, a forma como a hegemonia é obtida depende diretamente do intelectual orgânica. 
Segundo Gramsci Guerra de Posição, é parte do processo de competição ideológica, que estimula a crise hegemônica. Ou seja, a crise hegemônica pode ser estimulada por meio da competição ideológica. 
O intelectual orgânico e a guerra de posição se encaixam no processo de contestação ao grupo hegemônico, uma vez que, a guerra de posição é estimulada por meio da competição ideológica, e são os intelectuais orgânicos que espalham e publicam essas ideologias. Portanto, a guerra de posição é um instrumento de contestação, pois ao invés de estimular um ataque frontal ao Estado, como era realizado em algumas revoluções, ele visava um trabalho meticuloso de conquista de mentes, e tais mentes seriam conquistadas por intelectuais orgânicos em ataques em locais pequenos, e ao mesmo tempo buscariam a proteção das regras sociais existentes naquele momento, com isso, o papel do intelectual orgânico seria propagar uma ideologia concorrente àquela da fração de classe dominante. 
4. Considere as sentenças, a seguir, e indique-as como falsas ou verdadeiras. Justifique sua escolha. Na teoria política inspirada na concorrência entre empresas: 
a) os cidadãos escolhem combinações de bens e de serviços públicos por meio de plataformas de partidos políticos; 
VERDADEIRA. Pois cada plataforma apresenta suas propostas e objetivos durante as eleições fazendo com que, a população escolha a plataforma que melhor atenda ás necessidades de onde habitam. 
b) os burocratas são generalistas que tomam as decisões sobre as múltiplas questões que aparecem nas plataformas políticas; e 
FALSA. Uma vez que, os burocratas (que também são chamados de funcionários públicos), que executam as decisões dos políticos. 
c) plataformas políticas são um meio de reduzir custos de informação na hora de escolher entre diferentes combinações de bens e de serviços públicos. 
VERDADEIRA. Pois as plataformas políticas e o perfil ideológico dos partidos políticos facilitam a escolha do eleitor e reduzem o custo de informação. Uma vez que, os eleitores encontram na plataforma todas as informações necessárias. Como por exemplo, em vez de cada eleitor buscar informações sobre para quem o governo deve transferir verbas ou onde construir estradas, ele apenas presta atenção nas proposições incluídas nas plataformas, conforme expressas pelos candidatos aos cargos públicos, e nas realizações efetivas dos partidos quando estão no poder. E assim, podem concluir quem vai levar melhorias na cidade, o custo é bem menor do que ficar indo atrás para saber o que realmente foi feito, dessa forma, reduz o custo e facilita a população. 
Referências Bibliográficas: 
BIANCHI, Alvaro e BRAGA, Ruy. Hegemonia e crise: noções básicas para entender a situação brasileira. Publicado em 28 Jun. 2015. Disponível em: <http://blogjunho.com.br/hegemonia-e-crise-nocoes-basicas-para-entender-a-situacao-brasileira/> Acesso em: 03 de Ago. 2017. 
SANSON. João Rogério. Teoria das Finanças Públicas. Estado e Economia; Os Setores Público e Privado; Tributo; Despesa; e Déficit Público e Dívida Pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC. UAB, 2011. Disponível em: <http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/81138/mod_resource/content/1/Material%20did%C3%A1tico%20do%20curso.pdf> Acesso em: 03 de Ago. 2017. 
SANTANA, Ana Lucia. Hegemonia Cultural. InfoEscola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/hegemonia-cultural/> Acesso em: 03 de Ago. 2017. 
 WIKIPEDIA. Intelectual Orgânico. Publicado em 01 de Jul. 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelectual_org%C3%A2nico> Acesso em: 03 de Ago. 2017.

Outros materiais