Buscar

caso concreto 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Aluna: Jaqueline S. Mariano
Prof°: Rossana Curso: Direito Período: 5°
DIREITO CIVIL IV - CCJ0015
Semana 5
Questão discursiva
Proprietário do bem é Jonas pois possui o título devidamente registrado no cartório de registro de imóveis na forma do art. 1245 cc.
Não cabe reintegração de posse nesse caso pois Jonas nunca teve a posse da coisa. Assim a ação reivindicatória é havia própria a ser utilizada pelo proprietário que não tem posse.
..
A concepção da funcionalização do direito é qualidade pela socialidade. A função da propriedade por si só pode incorrer em egoísmo. Por tal fato a qualidade da propriedade visa atrelar a mesma ao ambiente social em que o dono de uma coisa se estabelece não podendo atender a interesses particulares mas interesses coletivos em prol do art. 5 inc. 23 CF coloca como direito e garantia fundamental tendo o art. 1228 cc consagrada a ideia constitucional.
Questão objetiva
c. Caso o invasor de solo alheio esteja de boa-fé e a área invadida exceda a vigésima parte do solo invadido, o invasor poderá adquirir a propriedade da parte invadida, mas deverá responder por perdas e danos, abrangendo os limites dos danos tanto o valor que a invasão acrescer à construção quanto o da área perdida e o da desvalorização da área remanescente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes