Buscar

Atividade Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa III
Disciplina: Filosofia e Ética
1. Identifique as grandes características decada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.
R: A Filosofia Antiga, é marcada pela característica fisiológica, que tem como base as causas das transformações decorrentes da natureza e posteriormente marcadas como reflexões de Sócrates e Platão que se volta para o homem. Com a chegada do Cristianismo, a Filosofia Antiga teve sua ruptura, dando entrada à Filosofia Medieval, na qual, predominava a Igreja Católica e começavam a ser criadas as universidades com base no teocentrismo, tendo Deus como razão, ou seja, inicialmente alicerçada nas reflexões de Platão e, depois, baseadas no pensamento aristotélico, tendo como princípio a razão e a fé.
Com interrupções e continuações provenientes na Filosofia Medieval, surgiu a Filosofia Moderna, tendo como base o teocentrismo que passa a predominar uma visão naturalista e põe o homem como centro de estudos e parte da natureza, podendo agir sobre ela através da astrologia, magia natural e da alquimia, tendo a sabedoria não como algo sagrado ou mistico e sim algo além do entendimento comum.
2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modomoderno? Faça-o com exemplos.
R: Se observarmos bem, podemos ver que hoje em dia ainda há pessoas que vivem no modo antigo, medieval ou no modo moderno.
Como modo antigo, existem pessoas que acham que trabalhar é significado de inferioridade, sendo necessário apenas aos que não tem como manter a família com ele, ou seja, seguir o curso da natureza, se tiver que ser, será.
No modo medieval, encontramos quem acredite somente na sua congregação ou em uma comunidade cristã, colocando Deus no centro de tudo eque apenas através Dele poderá ver a verdade.
E, no modo moderno, encontramos um grande grupo de pessoas que vivem assim, colocando o homem como centro de seus pensamentos, ou seja, um sujeito responsável e que responde pelo que se é e se faz, um ser autônomo. Por exemplo, escolher o casamento civil porque não acredita no religioso.
3. Há diferença entre o conceito Kantiano de modernidade, apresentando ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual a diferença?
R: Existesim. Pois a modernidade para nós é estar sempre atualizado, com os melhores aparelhos eletrônicos, a melhor roupa, os melhores sapatos, enfim, estar na moda. E, de acordo como conceito Kantiano, a modernidade é o esclarecimento, a saída do homem de sua menoridade, da qual ele mesmo é o responsável. Kant (1988), apud Assumann (2009). Segundo este conceito, a menoridade é depender dos outros não tendo a liberdade para decidir o que fazer da vida. Ao contrário do ser moderno que é responsável pelos seus atos,tem autonomia e coragem para seguir sua vida.
4. Falamos cada vez mais em “crise da modernidade”, ou em “pós-modernidade”? O que se pode entender com essas expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida prática das pessoas?
R: Pós-modernidade. Alguns chamam de “crise da modernidade” e outros de “pós-modernidade”,mas ambas têm o mesmo significado, são de natureza capitalista e não admitem o fracasso em nada.
No pós-modernismo, o homem não está conseguindo lidar com a liberdade pois passou muito tempo sendo forçado psico e fisicamente a obedecer e agora tem uma extensão enorme de escolhas para seguir e que só dependem dele para acontecer.
A pós-modernidade, é um conjunto de valores que se entregam ao subjetivismo e que ainda está em desenvolvimento contendo a individualização, a liberação dos medos e preconceitos, além da facilidade da comunicação, a liberdade de expressão e a tecnologia.

Outros materiais