Buscar

Atividade Aula 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Avaliativa IV
Leia o texto “Platão: ética datranscendência” de Olinto Pegoraro em anexo e responda:
1. Segundo Platão, pode-se ensinar a virtude? Explique.
R: Não. Para Platão, a virtude está dentro de cada um de nós e se conquista com influência de pessoas de bem que conheçam o bem com fundamentação nas atitudes e que faz parte do mundo das ideias do indivíduo sendo algo intransferível, um julgamento de valor moral, como os costumes, cada um tem o seu. Sendo assim, a justiça se caracteriza na prática da justiça, ou seja, de ser justo com as atitudes e questionamentos.
2. Qual a relação que faz Platão entre as divisões da alma e as divisões da polis (cidade)? Por que ele usa essa analogia?
R: Segundo Platão, pela falta de justiça na polis tendo como resultado a corrupção de regimes políticos, estabeleceu-se uma analogia entre as divisões da alma e as divisões da cidade, apresentando a concepção organicista de sociedade, na qual a cidade se organiza a partir de três classes distintas por suas atividades. A primeira é a dos governantes ou filósofos,guiados pela sabedoria, a segunda, é a dos guerreiros que defendem dentro e fora da cidade e a terceira, formada pelos artesãos, agricultores, comerciantes e aqueles que estabelecem a economia da cidade.
Ele usa essa analogia para que as classes se juntema um bem comum a polis, sendo justas e obedecendo a lei e a harmonia cósmica.
3. Explique o lugar da ideia do Bem e da Justiça na ética platônica.
R: Para Platão, a ideia mais importante é a do bem, porque estabelece a natureza divina criada do cosmo esegue seu próprio curso com relação às atividades do cotidiano, distinguindo uma ação boa de uma má. Sendo assim, todas as ideias se voltam para ela como sendo a superior que manda em todas as outras.
Já a justiça, se dá em fazer aquilo que é próprio de cada um, discutindo a constituição da cidade justa e o verdadeiro exercício da cidadania.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais