Buscar

SIMULADO 3 ANO GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

SIMULADO 3 ANO GEOGRAFIA
01. Em um mapa com escala de 1: 70.000.000, foi traçada uma rota de navegação aérea entre dois pontos, A e B. O ponto A, está a 45° oeste de Greenwich, enquanto o ponto B, a 75° oeste de Greenwich. Entre os pontos A e B, a rota de navegação media, no mapa, 20 mm. Sabendo-se que um avião partiu de A para B, às 14h, no dia 7 de novembro, em um voo de 2 horas, está correto afirmar que a distância percorrida e o horário local de chegada foram, respectivamente,
a) 14.000 km e às 16h.
b) 140 km e às 10h.
c) 1.400 km e às 14h.
d) 1.400 km e às 16h.
e) 140 km e às 16h.
02. Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de 
 a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.   
b) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.   
c) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.   
d) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.
e) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação. 
03. Geocientistas estimam que, a cada ano, o Himalaia cresça cerca de 4 mm de altura. É um fenômeno imperceptível aos olhos humanos, mas que ocorre há milhões de anos, contribuindo para a formação dessa importante estrutura geológica. O movimento tectônico responsável pela formação das cadeias de montanhas, como a do Himalaia, é conhecido como:
 
a) Orogênese 
b) Diogênese 
c) Fotogênese 
d) Paleogênese 
e) Antrogênese.
04. [...] causado pela água das chuvas, tem abrangência em quase toda a superfície terrestre, em especial nas áreas com clima tropical, cujos totais pluviométricos são bem mais elevados do que em outras regiões do planeta. O processo tende a se acelerar à medida que mais terras são desmatadas [...] uma vez que os solos ficam desprotegidos da cobertura vegetal e, consequentemente, as chuvas incidem direto sobre a superfície do terrenos.
 O texto descreve um processo que pode ser acelerado com:
a) a manutenção da vegetação. 
b) a construção de curvas de nível. 
c) o planejamento urbano e ambiental. 
d) o aumento da matéria orgânica do solo. 
e) a construção nas encostas de morros.
05. A temperatura atmosférica varia de um lugar para outro, mas também pode apresentar variações no decorrer do tempo, pois vários fatores estão relacionados à sua distribuição ou variação.
 Sobre os fatores que interferem na variação e distribuição da temperatura atmosférica, é correto afirmar que
a) as variações de temperaturas no continente são menos acentuadas que nos oceanos devido à diferença do comportamento térmico no meio sólido e no líquido.
b) a influência da altitude ocorre, porque o calor é irradiado da superfície da Terra para o alto e a atmosfera se aquece por irradiação. Assim, quanto maior a altitude, maior a temperatura.
c) o relevo pode facilitar ou dificultar a passagem de massas de ar, por isso a presença de altas cadeias de montanhas no litoral evitam a formação de desertos.
d) a variação da temperatura com a latitude deve-se, fundamentalmente, à forma esférica da Terra e, em função disso, a insolação diminui a partir do Equador em direção aos polos.
e) o fenômeno da continentalidade térmica explica por que, quanto mais distante estiver uma área do continente, menores são suas oscilações térmicas.
06. De modo geral, as grandes cidades apresentam altas médias de comprometimento ambiental, sendo que muitos desses problemas são gerados por elas mesmas, já que os grandes aglomerados de população são responsáveis pela utilização de parte significativa dos recursos naturais do planeta. Nesse contexto, é INCORRETO considerar como problema ambiental gerado pela cidade _________ devido à/ao _________.
a) as ilhas de calor concentração de concreto, de asfalto e à verticalização dos prédios, alterando as temperaturas
b) a inversão térmica retenção de poluentes particulados, ou em gases nas nuvens ou abaixo delas
c) a chuva orográfica ascensão do ar aquecido em presença de nuvens estratificadas
d) a contaminação das águas subterrâneas escoamento do chorume de depósitos de lixo irregulares
e) a impermeabilização do solo pavimentação asfáltica nas avenidas e ruas urbanas.
07. O termo poluição deriva do latim poluere, que significa sujar. Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em microescala, o interior de uma casa. Sobre a poluição do ar é correto afirmar, exceto:
a) A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera, seja de gases que já a compõem, causando um desequilíbrio nas proporções; ou de gases estranhos a ela, como é o caso do dióxido de enxofre, dos óxidos de azoto e do monóxido de carbono.
b) Os principais responsáveis pela poluição do ar, nas cidades, são os transportes, as instalações industriais, as centrais termelétricas, as instalações de aquecimentos, entre outros.
c) O monóxido de carbono é um gás que em altas doses pode levar à morte por asfixia. O monóxido de carbono reduz a oxigenação do cérebro, provocando, também, dores de cabeça, vertigens e perturbações sensoriais.
d) A poluição do ar causa problemas respiratórios, alergias e doenças crônicas como asma e bronquite.
e) A poluição do ar atinge somente as cidades industrializadas, mesmo assim, hoje em dia, já não é mais um problema tão grave, se comparado às chuvas ácidas.
08. Sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e o equilíbrio ambiental, considere as afirmativas a seguir.
I. Diante do desequilíbrio ambiental, a preservação da Mata Atlântica se tornou prioridade governamental, mediante o aumento da previsão orçamentária para a vigilância e fiscalização de áreas protegidas e a redução de gastos com projetos de infraestrutura e de desenvolvimento.
II. Fatores econômicos, sociais e culturais envolvem a perseguição à onça pintada, uma vez que a caça predatória ao animal é vista como proteção ao rebanho e ao homem, ato de bravura, medo, proteção, preconceito ou simples diversão de caçar um predador.
III. A expansão de centros urbanos, de atividades econômicas e dos desmatamentos leva à perda do território da onça pintada. Ameaçado de extinção, esse felino é considerado o símbolo da biodiversidade e das ações de preservação de seu habitat natural, como a Mata Atlântica.
IV. A ameaça de extinção da onça pintada contribui para o crescimento desenfreado da população de outros animais, pois, como um grande predador, desempenha um papel ecológico fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, agindo como regulador da cadeia alimentar.
 Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas. 
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. 
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
09. É um mosaico de coberturas vegetais que formam uma diagonal que separa as duas florestas tropicais do Brasil: a noroeste a Floresta Amazônica e a leste a Mata Atlântica. Esse mosaico se desenvolve numa área de baixas pluviosidades. As causas da pouca chuva e sua distribuição irregular estão associadas aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região.
O domínio morfoclimático tratado pelo texto é o 
a) das pradarias. 
b) das caatingas. 
c) das araucárias.
d) dos cerrados. 
e) dos mares de morros.
10. O clima urbano decorre do contraste entre o espaço urbano e o campo circundante, evidenciando o caráter fundamental da cidade como espaço localizado de contínua, cumulativa e acentuada derivação antrópica do ambiente.
Sobre o clima urbanoé correto afirmar que: 
a) ele resulta da interação da paisagem natural com o espaço construído pela ação humana; a paisagem natural não é substituída pelo meio ambiente construído; nas grandes cidades as temperaturas são mais elevadas nas zonas de contato entre os espaços urbano e rural.   
b) ele resulta da interdependência entre as condições naturais e as ações humanas; a paisagem natural interage com o meio ambiente construído sem grandes alterações; nas grandes cidades as temperaturas declinam da periferia em direção ao centro.   
c) ele resulta da permanência da paisagem natural pela interferência da ação humana; a paisagem natural é substituída pelas atividades agrícolas; nas grandes cidades as temperaturas são mais elevadas nas áreas circundantes que nas áreas centrais.   
d) ele resulta da alteração da paisagem natural pela interferência da ação humana; a paisagem natural é substituída pelo meio ambiente construído; nas grandes cidades as temperaturas das áreas centrais são mais elevadas que nos campos circundantes.   
11. Leia os textos a seguir para responder a questão. 
Texto 1
No campo econômico, o governo estabeleceu uma política cujo objetivo era superar o modelo agrário-exportador, passando a incentivar a expansão das atividades industriais, abriu linhas de crédito para a instalação de novos estabelecimentos e estimularam a criação de conselhos, companhias e fundações para debater a questão da industrialização e da produção industrial. 
Texto 2
A economia também passou a estar diretamente subordinada ao presidente da República, que governava com o auxílio dos conselhos técnicos, o governo do Estado Novo deu muita importância à indústria nacional, para ajudar a desenvolvê-la, planejou a hidrelétrica de Paulo Afonso, no rio São Francisco, para o fornecimento de energia; fundou a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, em 1943. Sua importância foi muito grande, pois passou a fornecer aço à indústria nacional. 
Os textos se referem a dois momentos distintos da Era Vargas, marcados, respectivamente, pelo(a) 
a) combate a crise do café e implantação de multinacionais em território brasileiro. 
b) busca de combustíveis fósseis e criação da PETROBRÁS. 
c) recuperação do preço do café e abertura da economia aos produtos estrangeiros. 
d) implantação da indústria de base e expansão da industrialização nacional. 
e) processo de substituição de importação e implantação da base industrial brasileira.
 12. Leia o seguinte texto:
Embora muitos estudos tradicionais tenham afirmado que os mecanismos de mercado favorecem a concentração das atividades econômicas (ao menos nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de um país), e ainda que essa concepção esteja basicamente correta, a tese apriorística de que as reformas dos anos 1990 iriam bloquear ou mesmo reverter o processo de desconcentração por ampliarem o papel das “forças de mercado” nas decisões de localização de investimentos mostrou-se falha. Os dados mais atualizados revelam que o erro dos especialistas ao prever o “esgotamento” ou a “inflexão” do processo de desconcentração industrial brasileira se deveu principalmente à importância excessiva que conferiram a um pequeno número de fatores que intervêm na dinâmica espacial desse setor, sobretudo a crise de planejamento regional e as tendências de aglomeração associadas ao novo paradigma técnico e econômico em construção.
Entre as afirmações abaixo, assinale aquela que é coerente com os argumentos apresentados no texto.
a) A concentração espacial das atividades industriais é resultado da crise do planejamento regional. 
b) No Brasil, a dinâmica espacial da indústria obedece apenas aos mecanismos de mercado. 
c) Os dados mais atualizados revelam que o processo de desconcentração da atividade industrial
brasileira ainda está em curso. 
d) Na década de 1990, ocorreu o esgotamento do processo de desconcentração da atividade industrial brasileira. 
e) As reformas econômicas realizadas na década de 1990 foram decisivas para reverter a tendência de concentração espacial das atividades industriais.
13. Sobre a indústria brasileira, sua concentração e desconcentração espacial, a alternativa correta é:
 
a) A industrialização brasileira foi tardia, ao longo do século XIX, concentrando-se na região Sudeste do Brasil, reproduzindo as desigualdades regionais sociais e econômicas.
b) No governo de Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, a preocupação estatal foi com a indústria de base, com enfoque na produção de energia e setor de transportes; já no governo de Juscelino Kubitschek, o setor automobilístico teve a atenção maior.
c) A industrialização como substituição de importações, com capital estatal abundante e mão-de-obra barata, acontece no Brasil através da indústria de bens de consumo duráveis e com destaque para o setor têxtil e produção de alimentos.
d) A partir de 1950, como parte do planejamento estatal do governo federal, inicia-se a desconcentração industrial, acentuada depois de 1990, pela crescente abertura econômica e desenvolvimento técnico- científico.
e) Com a desconcentração industrial, o Sudeste brasileiro, principalmente São Paulo, passou por grandes mudanças espaciais e sociais, deixando de ser a área de maior concentração industrial, posto ocupado hoje pelo Nordeste brasileiro.
14. A atividade industrial e a industrialização brasileira estão desigualmente distribuídas pelas regiões do país. Construídas predominantemente no século XX, elas são componentes da modernização urbana que reinventa nossa sociedade e dinâmica espacial. Sobre a indústria e industrialização brasileira, é correto afirmar:
a) A industrialização tem suas raízes fincadas na economia da cana-de-açúcar e do café, que possibilitou a acumulação de capital necessária para a diversificação em investimentos no setor industrial, e esse fato permitiu a produção de bens de consumo duráveis, sobretudo automóveis e eletrodomésticos.
b) A indústria nasce dos capitais restantes do declínio da economia da cana-de-açúcar e do café. Esses capitais impulsionaram uma diversidade de pequenas indústrias de produção de bens de consumo não duráveis, tais como perfumaria, cosméticos, bebidas, cigarros, que apoiadas pelo Estado se difundiram pelo país.
c) A ação do Estado foi fundamental para desencadear o processo de industrialização brasileira, por exemplo, criando empresas estatais, como a antiga Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional, para investir na indústria de base. Sem elas não seria possível a implantação de indústria de bens de consumo duráveis.
d) A industrialização brasileira é fruto da capacidade inovadora do Estado e do empresariado nacional. Este último não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.
e) A industrialização brasileira se tornou possível a partir de investimentos do capital internacional, que não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.
 
15. O projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no estado do Pará, foi pensado e elaborado ao longo de muitos anos por governos brasileiros sucessivos desde o regime militar. A construção da hidrelétrica tem sido objeto de controvérsias e de grandes debates, em que são considerados o
a) dispêndio faraônico do Estado e a pouca importância do empreendimento.
b) enfraquecimento da economia do país e o favorecimento do capital estrangeiro.
c) projeto de instalação de usinas nucleares e a manutenção da área de floresta.
d) mito e a ideologia do Brasil potência, entendidos como heranças do autoritarismo.
e) impacto ambiental e o deslocamento de milhares de pessoas daquele território.
16. Sobre a infraestrutura do setor energético no Brasil e particularmente no estado doParaná, é correto afirmar que
a) devido à rica hidrografia amazônica, as maiores hidroelétricas brasileiras estão situadas na região Norte, sendo esta a região que mais contribui com a geração de hidroeletricidade.
b) a hidroelétrica de Itaipu é um empreendimento binacional, mas o Brasil consome um percentual maior da energia gerada, se comparado ao consumo do Paraguai.
c) o Paraná é um importante produtor nacional de carvão mineral e de urânio, fazendo com que o Estado se destaque na produção de energia termoelétrica e nuclear.
d) dentre os combustíveis fósseis utilizados na produção de energia, destacam-se o petróleo e os derivados do álcool.
e) a polêmica em torno da construção da usina de Mauá, no rio Tibagi, fez com que o governo decidisse pela construção de uma unidade termoelétrica, no local, abandonando o projeto da usina hidroelétrica.
17. A mídia nacional destacou com muita evidência a descoberta de reservas petrolíferas nas rochas da camada Pré-Sal. As proposições abaixo tratam de características dessas reservas petrolíferas. Analiseas e identifique a resposta correta.
 
I - Nas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral atlântico brasileiro. A camada pré-sal é um grande reservatório de petróleo e gás natural localizado nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Espírito Santo e Santa Catarina).
II - Segundo o Governo Federal, a exploração de petróleo nessas áreas vai proporcionar segurança energética para o Brasil e com isso “blindar” o país contra eventuais crises de energia mundiais.
III - A abundância do petróleo na camada do pré-sal vai contribuir para aumentar a importância econômica e um destaque na geopolítica do Brasil no espaço mundial. Ao mesmo tempo vai gerar empregos a agregar valores à produção por meio de exportação.
 
Está(ão) correta(s)
 
a) Apenas a proposição III 
b) Apenas as proposições I e II 
c) Apenas as proposições I e III
d) Apenas a proposição I
e) Todas as proposições.
18. Nos últimos anos, no Brasil, tem chamado a atenção a expansão do plantio de cana-de-açúcar para produção do etanol, utilizado como combustível. No dia 17/09/2009, o governo lançou um programa denominado Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, que visa ordenar o avanço dessa cultura sobre o território, proibindo sua expansão sobre alguns biomas, haja vista que isso poderá trazer impactos negativos no meio ambiente. 
 
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. 
a) O bioma Amazônia, por sua grande extensão geográfica e vastas áreas ainda não usadas para agricultura, é considerado um espaço adequado para a expansão da cana-de-açúcar.  
b) O bioma Pantanal, devido à abundância de recursos hídricos necessários ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, é tido como área ideal para seu plantio.  
c) Existem, em território brasileiro, milhões de hectares de terra subutilizados que podem ser revertidos ao plantio de cana-de-açúcar, sendo desnecessário o avanço sobre biomas ainda conservados.  
d) Remanescentes florestais não utilizados na região Sudeste podem ser incorporados como áreas de plantio, evitando assim sua expansão sobre biomas ambientalmente mais suscetíveis.  
e) No Centro-Sul brasileiro não haverá expansão da cana-de-açúcar, porque as áreas agrícolas já estão incorporadas à dinâmica produtiva. 
 
GABARITO 
C
A
A
E
D
C
E
E
B
D
E
C
B
C
E
B
E
C

Outros materiais