Buscar

Aula 25 agosto Fundamentos do Comércio Exterior1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos do Comércio Exterior
INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
 
Comércio
 
Segundo Segre (2009), comércio são relações de sociedade que implicam necessariamente numa reciprocidade nas atividades de permuta, troca, compra e venda de produtos ou valores. 
 
Não se caracterizam como comércio as relações de sociedade em que apenas uma das partes recebe ou oferece algo.
INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
 
Comércio nacional e comércio internacional
 
A função do comércio é perceptível tanto nas transações realizadas entre sociedades de uma mesma nação, quanto naquelas praticadas entre sociedades de nacionalidades distintas.
 
O comércio internacional é caracterizado pelo intercâmbio de mercadorias e serviços e também pela movimentação de capitais entre nações.
 
Comércio exterior são os termos, regras e normas nacionais das relações de negócios, transações e estudos realizados no comércio internacional.
INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
 
“Cerca de 60% do comércio mundial atual ocorre dentro de acordos de livre comércio”
 							Gilberto Dupas
BLOCOS ECONÔMICOS
 
Os blocos econômicos foram criados com a finalidade de desenvolver o comércio de determinada região. Com isso, criam maior poder de compra dentro do bloco, elevando o nível de vida de seu povo. 
Como o mercado passa a ser disputado também por empresas de outros países membro do bloco econômico, cresce a concorrência, o que gera a melhoria de qualidade e a redução de custos. 
 
BLOCOS ECONÔMICOS
 
 
Os blocos econômicos são reuniões de países que têm como objetivo a integração econômica e social, ou seja, os países estão buscando consumidores além das fronteiras, com a finalidade de aumentar a produção e, consequentemente, reduzir custos.
BLOCOS ECONÔMICOS
 
Os blocos econômicos são classificados de acordo com os diferentes tipos de acordo firmados. Atualmente, há quatro classificações:
Zona de Livre Comércio (primeiro estágio), que pode evoluir sucessivamente para:
União aduaneira (segundo estágio)
Mercado Comum (terceiro estágio)
União Econômica (quarto estágio)
Integração Econômica Total/ União Monetária (quinto estágio)
Os blocos formados a partir de tratados de zona de livre comércio são os que apresentam menor grau de integração. Já os firmados sob um pacto de união econômica e monetária representam o estágio de maior interdependência. 
TIPOS DE BLOCOS 
 
Zona de livre comércio
Livre circulação de mercadorias, ou seja, não há impostos na circulação de produtos entre os países membros
A moeda nacional é mantida
Cada país define o imposto de importação para os produtos vindos de nações não-pertencentes ao bloco e as regras para o trânsito de capitais, serviços e pessoas
Ex: Aladi - não adotou uma tarifa comum para produtos originários fora da área. A importação de um automóvel japonês poderá estar sujeita a tarifas alfandegárias diferentes na Argentina e no Peru (ambos são membro da Aladi)
BLOCOS ECONÔMICOS
 
União aduaneira
Livre circulação de mercadorias
Cada país define suas regras para a circulação de capitais, serviços e pessoas
A moeda nacional é mantida
Imposto de importação comum para as mercadorias vindas de nações não-pertencentes ao bloco
Ex: O MERCOSUL será uma União Aduaneira quando a tarifa zero for vigente para as mercadorias produzidas dentro da área comum e também quando for totalmente implementada a TEC (Tarifa Externa Comum). De acordo com a TEC, uma mercadoria importada de um país fora da área (por exemplo, a importação de um automóvel da França) estará sujeita à mesma tarifa no Brasil, na Argentina, no Uruguai ou no Paraguai.
BLOCOS ECONÔMICOS
 
Mercado comum
Livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas
Imposto de importação comum para produtos vindos de nações não-pertencentes ao bloco
A moeda nacional é mantida
BLOCOS ECONÔMICOS
 
União econômica e monetária
Livre circulação de mercadorias
Imposto comum para produtos vindos de fora do bloco
Livre circulação de capitais, serviços e pessoas
Moeda é comunitária
Ex: Euro, na União Européia. 
 
BLOCOS ECONÔMICOS
 
ALCA - Acordo de Livre Comércio das Américas 
A ALCA surgiu em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). O prazo mínimo para a sua formação seria de 7 anos, quando poderiam transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo.
Na prática, sua formação significa abortar os projetos de expansão do MERCOSUL e estender a NAFTA para o restante das Américas.
Os EUA eram os maiores interessados em fechar o acordo. O país participa de vários blocos comerciais e registrou em 2000 um déficit comercial de quase 480 bilhões de dólares. Precisava, portanto, exportar mais para gerar saldo em sua balança comercial. Com uma área livre de impostos de importação, os norte-americanos poderiam suprir as demais nações da América com suas mercadorias. 
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
As barreiras não-tarifárias (leis antidumping, cotas de importação e normas sanitárias) que são aplicadas pelos EUA gerou conflitos entre os países componentes que tornaram irrealizáveis as metas previstas. 
Apesar da livre circulação de mercadorias, essas barreiras continuariam a dificultar a entrada de produtos provenientes da América Latina naquele mercado.
Na verdade a ALCA é apenas um projeto que está parado desde novembro de 2005, quando foi realizada a última Cúpula das Américas. A ALCA foi um sonho que não se realizou.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
APEC – Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico  
Foi criada no ano de 1989 na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos da região do Pacífico, como EUA e Japão. 
Em 1994 adquiriu características de um bloco econômico na Conferência de Seattle, quando os membros se comprometeram a transformar o Pacífico em uma área de livre comércio. 
Um aspecto estratégico da aliança é aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, a para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
Entre os aspectos positivos da criação da APEC estão o desenvolvimento das economias dos países membros que expandiram seus mercados, sendo que hoje em dia, além de produzirem sua mercadoria, correspondem a 46% das exportações mundiais, além da aproximação entre a economia norte americana e os países do Pacífico e o crescimento da Austrália como exportadora de matérias primas para outros países membros do bloco. 
Como aspectos negativos pode-se salientar que um dos maiores problemas da APEC, senão o maior é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá. Além disso, o bloco tem pouco valor em relação à Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial. 
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
 Países Membros: situados na Ásia e também na orla do Oceano pacífico - Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, Estados Unidos, China, Hong Kong, Taiwan, México, Papua, Nova Guiné, Peru, Rússia, Vietnã e Chile. 
O bloco está dividido quanto à questão do petróleo, pois vários de seus membros são produtores e estão satisfeitos com a alta nos preços, enquanto àqueles que precisam comprar o petróleo brigam para que o preço diminua. 
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
CEI - Comunidade dos Estados Independentes
Criada em 1991 integra 12 das 15 repúblicas que formavam a URSS. Ficam de fora apenas os três Estados bálticos:
Estônia, Letônia e Lituânia.
No ato de criação, a comunidade prevê a centralização das Forças Armadas e o uso de uma moeda comum: o Rublo. 
Na prática, porém, as ex-repúblicas não chegam a um consenso sobre integração político-econômica. Somente em 1997 todos os membros, exceto a Geórgia, assinaram um acordo para estabelecer uma união alfandegária e dobrar o comércio interno.  
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
Grupo dos 8
Nasceu em 1975 e é formado pelos 8 países mais industrializados do mundo. Tem como objetivo coordenar a política econômica e monetária mundial. 
Em 1997 a Federação Russa é admitida como país-membro, mas não participa das discussões econômicas. 
O G-8 realiza três encontros anuais, sendo o mais importante a reunião de chefes de governo e de Estado, quando os dirigentes assinam um documento final que deve nortear as ações dos países membros.
 Países Membros: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá + Rússia.
  
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
MERCOSUL - Mercado Comum do Sul 
Criado em 1991, o MERCOSUL é composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, países sul-americanos que adotam políticas de integração econômica e aduaneira. 
A origem do MERCOSUL está nos acordos comerciais entre Brasil e Argentina elaborados em meados dos anos 80. 
A partir do início da década de 90, o ingresso do Paraguai e do Uruguai torna a proposta de integração mais abrangente. Em 1995 instala-se uma zona de livre comércio. 
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
Cerca de 90% das mercadorias fabricadas nos países-membros podem ser comercializadas internamente sem tarifa de importação. Alguns setores, porém, mantém barreiras tarifárias temporárias, que deverão ser reduzidas gradualmente. 
Além da extinção de tarifas internas, o MERCOSUL estipula a união aduaneira, com a padronização das tarifas externas para diversos itens. Ou seja: os países-membros comprometem-se a manter a mesma alíquota de importação para determinados produtos. 
Desde 2006, a Venezuela depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada, mais especificamente do parlamento paraguaio, visto que os outros três já a ratificaram.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
NAFTA - Acordo de Livre Comércio da América do Norte 
Instrumento de integração entre a economia dos EUA, do Canadá e do México. O primeiro passo para sua criação é o tratado de livre comércio assinado por norte-americanos e canadenses em 1988, ao qual os mexicanos aderem em 1992.
A ratificação do NAFTA, em 1993, vem para consolidar o intenso comércio regional já existente na América do Norte e para enfrentar a concorrência representada pela União Européia. 
Entra em vigor em 1994, estabelecendo o prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países. 
Seu mais importante resultado até hoje é a ajuda financeira prestada pelos EUA ao México durante a crise cambial de 1994, que teve grande repercussão na economia global.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
OMC - Organização Mundial do Comércio
Com sede em Genebra, na Suíça, a OMC visa promover e regular o comércio entre as nações. 
É criada em 1995, em substituição ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), que já realizara várias rodadas de negociação multilaterais para a redução de barreiras comerciais.
 A OMC conta com mais de 130 membros.
Em 2002, a China, que possui a maior população do planeta e o 6º maior PIB mundial, ingressa na OMC, o que implicaria na aplicação das regras mundiais do comércio internacional com a China.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
ONU - Organização das Nações Unidas
Organismo internacional que surge no final da II Guerra Mundial em substituição à Liga das Nações. 
Tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial. 
Sua primeira carta é assinada em junho de 1945, por 50 países, em San Francisco, nos EUA.
Nos últimos anos, a ONU enfrenta uma crise financeira e política. Vários países-membros têm atrasado o pagamento das contribuições acumulando uma dívida total de US$2,5 bilhões, dos quais US$1,5 bilhão só dos EUA, o maior devedor.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
A crise política está relacionada à necessidade de redefinição de seu papel no mundo pós-guerra Fria. 
Em 1997, um plano de reforma apresentado pela Secretaria Geral da entidade propõe a redução radical do número de departamentos, funcionários e funções da organização. O objetivo é concentrar suas atividades nos processos de paz e no desenvolvimento geral das nações.  
Cinco órgãos principais compõem a ONU: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, a Secretaria Geral, o Conselho Econômico e Social e a Corte Internacional de Justiça. 
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países-membros, sendo que 5 são membros permanentes com direito a veto (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e Inglaterra) e 10 são membros temporários com mandato de 2 anos. Estuda-se a possibilidade da criação de mais vagas permanentes, além do fim do veto.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
U. E. - União Européia 
Foi o primeiro bloco econômico a ser formado (1957) e o melhor organizado. 
Tem sua origem na criação da Comunidade Econômica Européia, agrupamento formado a princípio por seis nações, mas que foi incorporando novas adesões com o passar dos anos. 
A organização da UE tem sido um processo lento, com várias etapas. Um dos marcos de sua história foi a aprovação, em 1991, do Tratado de Maastricht (Holanda) que estabeleceu o ano de 1993 para a formalização da União Européia como um bloco com união econômica e monetária, fixando uma data para a implantação de uma moeda única. 
Em 1992, caíram as barreiras alfandegárias dentro do bloco. 
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
A moeda comunitária, o euro, entrou em circulação em 1999, em um primeiro momento servindo apenas para transações dentro do sistema financeiro. 
O processo de integração é complexo e impõe determinadas regras para que os países possam pertencer ao grupo, por exemplo, a inflação deve ser baixa e o déficit público não pode superar 3% do PIB. 
A integração é contínua e há expectativa de ampliar as fronteiras da UE para um maior número de países europeus.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
Histórico
1951- Criada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço
1957- Tratado de Roma (Comunidade Econômica Européia - Europa dos 6)
1992- Consolidação do Mercado Comum Europeu (eliminação das barreiras alfandegárias)
1993- Entra em vigor o Tratado de Maastricht (Holanda), assinado em 1991
1999- Entra em circulação o Euro
 Países Membros: França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Alemanha (1957), Dinamarca, Irlanda, Reino Unido (1973), Grécia, Espanha, Portugal (1981/1986), Áustria, Suécia e Finlândia. Em 2004 ocorreu o ingresso de mais 10 países: Letônia, Estônia, Lituânia, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Hungria, Malta e Chipre.
PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
 
MAPA DOS BLOCOS ECONÔMICOS
 
PRÓXIMA AULA
Pesquisar reportagens sobre os Blocos Econômicos apresentados em sala

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais