Buscar

Aula 05 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Política Social I
Viviane Cristina
S. Vaz
Aula 5
*
República velha – 1889 - 1930
http://www.brasilescola.com/
*
*
Brasil – República Velha
A República Velha se constitui em meados de 1920 com um regime afinado com os princípios liberais em relação a questões trabalhistas. Aliada a essa questão a nascente burguesia industrial brasileira incorpora esse direcionamento como forma de estabelecer as bases para sua sólida implantação.
*
*
O Estado era dirigido pela oligarquia agrária exportadora que não media esforços para beneficiar a classe a qual representava.
*
*
Nos períodos de ouro da produção e exportação do café impulsionaram a expansão e modernização do sistema de transporte com a construção da malha ferroviária e portuária com a finalidade de escoar a produção. A monocultura do café foi responsável por 70% do PIB brasileiro em meados de 1920.
*
*
Com a crise da produção cafeeira houve um acelerado processo de migração regional para o eixo Rio - São Paulo - Santos marcado pelo crescimento urbano-industrial e com a implantação da rede de indústrias, comércio e serviços. 
*
*
Esse processo se constitui com a formação da classe trabalhadora urbana, que foi incorporada com imigrantes estrangeiros principalmente vindos da Europa nos períodos áureos da cultura do café, como forma de substituir a mão de obra escrava com o fim do trabalho escravo.
*
*
A aglutinação do trabalhador estrangeiro teve grande repercussão na organização do movimentos dos trabalhadores urbanos que criaram associações, grupos, sindicatos e partidos políticos de ideologia operária. 
O direito a organização sindical com autonomia dos sindicatos era reconhecido legalmente desde 1907.
*
*
O ápice dessa organização é marcada pelas duas grandes greves ocorridas em 1917 no Rio de Janeiro e São Paulo e 1919 em São Paulo. As reivindicações tinham como elemento principal cobrar a intervenção do Estado nas desiguais relações entre capitalistas e trabalhadores.
*
*
A criação do Partido Comunista Brasileiro em 1922 teve grande influência da Revolução Russa em 1917, o partido foi a principal organização de esquerda do país e representava a grande massa de trabalhadores.
*
*
As precárias condições de sobrevivência que vivia milhares de trabalhadores, atreladas a exploração da força de trabalho de homens, mulheres, crianças e idosos desencadearam um processo de enfrentamento. O Estado responde com extrema repressão o movimento, prendendo e deportando líderes trabalhista estrangeiro, legislando e regulando sobre as organizações e sindicatos.
*
*
Formação política do Estado e políticas sociais brasileiras
http://www.datuopinion.com/
*
*
Para analisarmos as políticas sociais e constituição do Estado, enquanto instituição política é importante fazermos uma breve análise histórica levando em consideração os determinantes culturais, políticos econômicos e sociais no desenvolvimento do aparelho estatal brasileiro.
*
*
A formação social brasileira reveste-se de características muito particular no cenário mundial. Vivemos um período de mais de trezentos anos sob dependência, tivemos um regime escravista longo. Não tivemos um movimento de classe operária com organização política e com consciência de classe. 
*
*
Vivemos a restrição dos direitos políticos e civis em vários períodos históricos, essas restrições foram agravadas nos regimes ditatoriais (1937-1945 e 1964-1985).
*
*
O liberalismo adentra na sociedade brasileira com o viés de legitimização das classes dominantes. O Estado passa a ser visto como forma de internalizar os centros de decisão política, o senhor colonial passa a ser o senhor cidadão, o "favor" é a nossa principal forma de mediação.
*
*
Para Behring (2007) o Estado brasileiro nasceu sob o signo de forte ambiguidade entre o liberalismo formal como fundamento e o patrimonialismo como prática na garantia de privilégios da classe dominante.
*
*
O Brasil começa incorporar as bases de um capitalismo ainda dependente do mercado mundial, apenas adaptando o sistema colonial e essa nova lógica de consumo. Perdurava a coexistência entre escravidão e os privilégios da aristocracia agrária, essa classe social diga-se de passagem conduziu o processo de modernização adaptando-a seu modo e interesse.
*
*
A transição do regime escravista para o trabalho livre configurou-se numa mera passagem de um contexto de exploração para outro de subordinação ao nascente modo de produção capitalista brasileiro, sob o viés conformista e paternalista do trabalho livre. Esse processo teve consequências negativas na formação política do trabalhador, agora numa condição de pseudo liberdade.
*
*
Com o agravamento da questão social brasileira, apenas na primeira década do século XX é que os trabalhadores brasileiros incorporam uma luta pelos direitos, pressionando Estado liberal interferir nas questões emergentes do conflito capital X trabalho. O primeiro esboço das conquistas operárias se deram no âmbito do direito trabalhista e previdenciário. 
*
*
Os direitos sociais conquistados tinham um viés de benesse, tutela e favor com uma instabilidade política presente, efetivando ou não de acordo com os mandos e desmandos do direcionamento político.
*
Política Social I
Viviane Cristina
S. Vaz
Atividade 5
*
Analise a Charge
http://quadrinhosecharges.blogspot.com.br/
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais