Buscar

Conceitos de Evasão e Elisão Fiscal e Lucro Real

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Direito Tributário
Evasão e elisão fiscal são dois conceitos que aparentemente parecem ter a mesma significação, mas que são diametralmente distintos, sendo distinguidos genericamente pela seguinte oposição:
Nota: 20.0
	
	A
	Evasão fiscal designa uma conduta lícita e elisão fiscal uma conduta ilícita.
	
	B
	Evasão fiscal designa uma conduta ilícita e elisão fiscal uma conduta ilegal.
	
	C
	Evasão fiscal designa uma conduta ilegal e elisão fiscal uma conduta lícita.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA C. Evasão Fiscal: se os meios encontrados para deixar de pagar ou reduzir o montante a ser pago, forem conseguidos de maneira que atente contra legislação existente, será considerada ilegal, podendo seu infrator ser punido, tanto na esfera civil, quanto penal (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PÁG 105); 
Elisão fiscal: é o resultado lícito do planejamento tributário, que a pessoa –ainda não contribuinte- pratica com suporte em princípios basilares da ordem constitucional brasileira, decorrendo de atos ou omissões anteriores à ocorrência do fato gerador. (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, PÁG. 116)
	
	D
	Evasão fiscal designa uma conduta legítima e elisão fiscal uma conduta ilegítima.
	
	E
	Evasão fiscal designa uma conduta lícita e elisão fiscal uma conduta legítima.
Questão 2/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
O Código Tributário Nacional (CTN) – (Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966 -, em seu art. 44, ao disciplinar o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, estabelece: “A base de cálculo do imposto é o montante, real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributáveis” (Brasil, 1966). Com base nessa informação, é correto afirmar que tipo de pessoa jurídica são obrigadas a optar pelo lucro real?
São obrigadas a utilizar-se da sistemática do lucro real, conforme o art. 14 da Lei n. 9.718, de 27 de novembro de 1998, as pessoas jurídicas:
I) Cuja receita total, no ano-calendário anterior, seja superior ao limite de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais), ou proporcional ao número de meses do período, quando inferior a doze meses; (Redação dada pela Lei n. 12.814, de 16 de maio de 2013)
II) Cujas atividades sejam de bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades corretoras de títulos, valores mobiliários e câmbio, distribuidora de títulos e valores mobiliários, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito, empresas de seguros privados e de capitalização e entidades de previdência privada aberta.
III) Que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital exceto oriundos do exterior.
IV) Que, autorizadas pela legislação tributária, usufruam de benefícios fiscais relativos à isenção ou redução do imposto.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a sentença I está correta
	
	B
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas
	
	D
	Todas as sentenças estão corretas
	
	E
	Apenas as sentenças I, II, e IV estão corretas
Gabarito: São obrigadas a utilizar-se da sistemática do lucro real, conforme o art. 14 da Lei n. 9.718, de 27 de novembro de 1998, as pessoas jurídicas: Cuja receita total, no ano-calendário anterior, seja superior ao limite de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais), ou proporcional ao número de meses do período, quando inferior a doze meses; (Redação dada pela Lei n. 12.814, de 16 de maio de 2013); Cujas atividades sejam de bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, sociedades corretoras de títulos, valores mobiliários e câmbio, distribuidora de títulos e valores mobiliários, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito, empresas de seguros privados e de capitalização e entidades de previdência privada aberta; Que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital oriundos do exterior; Que, autorizadas pela legislação tributária, usufruam de benefícios fiscais relativos à isenção ou redução do imposto;  Que, no decorrer do ano-calendário, tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, na forma do art. 2º da Lei n. 9.430, de 1996; Que explorem as atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring); Que explorem as atividades securitização de créditos imobiliários, financeiras e do agronegócio. (Brasil, 1998) (Livro Contabilidade Tributária, p. 93 e 94)
Questão 3/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
O Código Tributário Nacional (CTN) – (Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966 -, em seu art. 44, ao disciplinar o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, estabelece: “A base de cálculo do imposto é o montante, real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributáveis” (Brasil, 1966). Com base nessa informação, é correto afirmar que as receitas não tributáveis que não integrarão a base de cálculo do IR são:
I) Os rendimentos e ganhos líquidos produzidos por aplicações financeiras de renda fixa e variável.
II) As recuperações de créditos que não representem ingressos de novas receitas.
III) A reversão de saldo de provisões anteriormente constituídas.
IV) Os lucros e dividendos decorrentes de participações societárias avaliadas pelo custo de aquisição e a contrapartida do ajuste por aumento do valor de investimentos avaliados pelo método da equivalência patrimonial.
V) Os juros sobre o capital próprio auferidos.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as sentenças I, II, III e IV estão corretas
	
	D
	Todas as sentenças estão corretas
Você acertou!
Gabarito: As receitas não tributáveis que não integrarão a base de cálculo do IR são: a) Os rendimentos e ganhos líquidos produzidos por aplicações financeiras de renda fixa e variável, inclusive: a. 1)A diferença positiva entre o valor do resgate, líquido do IOF, e o valor de aquisição de quotas de fundos de investimento, clube de investimento e outros da espécie de renda fixa; a. 2) O rendimento auferido em operações de mútuo e de compra vinculada à revenda, no mercado secundário, tendo por objeto ouro, ativo financeiro; a. 3) O rendimento auferido no resgate de quotas de fundo de investimento, clube de investimento e outros fundos da espécie renda variável; a. 4) Os rendimentos auferidos em operações de swap; (...). b) As recuperações de créditos que não representem ingressos de novas receitas; c) A reversão de saldo de provisões anteriormente constituídas; d) Os lucros e dividendos decorrentes de participações societárias avaliadas pelo custo de aquisição e a contrapartida do ajuste por aumento do valor de investimentos avaliados pelo método da equivalência patrimonial; e) Os juros sobre o capital próprio auferidos (CRCBA, 2013)(Livro Contabilidade Tributária, p. 92 e 93)
 
	
	E
	Apenas as sentenças I, II, IV e V estão corretas
Questão 4/5 - Direito Tributário
Dentro do estudo de planejamento tributário, para que suas ações sejam desenvolvidas de forma efetiva, estas devem ser executadas preferencialmente:
Nota: 20.0
	
	A
	Após a ocorrência do fato gerador.
	
	B
	Após o pagamento do tributo
	
	C
	A seguir da ocorrência do fato gerador.
	
	D
	Durante a ocorrência do fato gerador.
	
	E
	Antes de ter acontecido o fato gerador.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA E. A maioria das ações que se tenha em mente, relacionadas ao planejamento tributário devem ser executadas antes de ter acontecido o fato gerador, deixando claro, que outras atitudes poderão ser tomadas após ter
ocorrido o fato gerador, que entendemos não fazem parte do planejamento tributário, mas sim, de qualquer adequação ou acerto, mas necessariamente dentro dos parâmetros legais (GUIA DE ESTUDOS, AULA 05, p.92).
Questão 5/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
A Legislação relativa ao IR/1999 determina que se façam ajustes no lucro líquido do exercício, para efeito de apuração do lucro real. O art.249 do Regulamento do Imposto de Renda (RIR) determina que para apurar o Lucro Real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração alguns itens. Considere as sentenças a seguir e assinale a alternativa que corresponde aos itens adicionais do art. 249 do RIR.
 
I) os custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real.
II) os lucros, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do custo líquido que, de acordo com este Decreto, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real.
III) os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, devam ser computados na determinação do lucro real.
Nota: 20.0
	
	A
	As sentenças I e III estão corretas
Você acertou!
Gabarito: Art. 249. Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração (Decreto-Lei n.1.598, de 1977, art. 6º). I – os custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, não sejam dedutíveis na determinação do lucro real; II – os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido que, de acordo com este Decreto, devam ser computados na determinação do lucro real. (Brasil, 1999a). (Livro Contabilidade Tributária, p. 90 e 91)
	
	B
	Apenas a sentença II é correta
	
	C
	Apenas a sentença I é correta
	
	D
	As sentenças I e II estão corretas
	
	E
	Todas as sentenças estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais