Buscar

Atividade Contextualizada Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: Pâmela Costa Landim Saboya
Mat. 01222258
Pedagogia-EAD
Prezado (a) aluno (a),
Chegamos ao final da nossa disciplina. Espero que todos os conhecimentos aqui trabalhados tenham sido de grande relevância para o seu crescimento acadêmico e profissional.
“As grandes navegações e o descobrimento do Brasil eram os conteúdos que a professora Sayonara Ribeiro, de História, tinha previsto em seu planejamento para trabalhar com o 7º ano da EM Padre Dehon, em Lavras, a 240 quilômetros de Belo Horizonte. Para enriquecer a compreensão sobre o período, a educadora colocou os alunos para pesquisar na internet sobre as motivações dos navegantes, seus temores e expectativas acerca das viagens oceânicas e a vida em alto-mar.”
(Fonte: Revista Nova escola, março 2015)
Em nosso curso você aprendeu sobre as concepções de desenvolvimento e aprendizagem segundo Jerome Bruner, autor da perspectiva da Psicologia Cognitiva. Você concorda que a prática pedagógica elaborada pela professora citada no trecho acima está de acordo com algumas das concepções elaboradas pelo autor? Quais fundamentos você utiliza para construir sua resposta?
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
	A iniciativa da professora foi bastante louvável, pois tirou os alunos de uma situação de passividade, colocando-os para pesquisar o tema abordado de um maneira diferenciada.
	Ao invés de apenas escutar a explicação da professora sobre o assunto e de não refletir sobre as ações desempenhadas pelos navegadores, os alunos foram colocados na funçãoi de pesquisadores.
	Jerome Bruner colaborou bastante com a psicologias através das suas ideias sobre a maneira de como se dá o desenvolvimento intelectual do indivíduo.
	A maneira de desenvolver a aula pela professora coincide com os pensamentos estabelecidos por Jerome Bruner sobre o processo de aprendizado do indivíduo, pois o aluno passa a refletir sobre as motivações e sentimentos dos primeiros navegadores que chegaram ao Brasil.
	Os alunos são envolvidos no processo de aprendizagem com a atitude de pesquisar na internet sobre como ocorriam as navegações.
	Eles passaram a desenvolver pensamentos sobre o comportamento dos homens que atravessaram o oceano na tentativa de conseguir riquezas.
	A professora com a sua iniciativa transformou uma simples aula em um processo de aprendizado bem mais interessante e eficaz para os alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes